banner

A Sorte e a Mágica não passam da Capacitação e Oportunidade Juntas

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*
        Acompanhando a movimentação da seleção brasileira, na Granja Comary, se preparando para mais um amistoso, terça feira (03/06), na cidade de Goiânia/GO, contra o Panamá, antes do Campeonato Mundial de Futebol, quando o seu comandante e  
técnico Luiz Felipe Scolari (Felipão), fará seus ajustes objetivando o título da Copa do Mundo de 2014; vendo o comportamento dos jogadores não querendo ficar fora desse amistoso, já foi comunicado que de três a quatro titulares ficarão no Rio de Janeiro, nem mesmo viajarão à Goiânia, dessa forma, mesmo sendo considerados titulares, os onze que já treinaram juntos, mostram que ninguém, em momento algum, pode dar oportunidade para que outro atleta possa lhe tirar a oportunidade de ser o titular da posição que lhe cabe por esforço e capacidade, não será a oportunidade que vai deixar escapar esse mérito.
            Olhando o céu cinzento através da vidraça da porta que dar acesso à sacada do meu escritório, com a temperatura apontando 18 Graus Celsius, lembrei-me repentinamente de dois fatos relevantes e que marcaram a história.
            Um deles, em 30 de maio de 1431 a heroína francesa, Joana d¹Arc, executada pelos Borguinhões, partido do Duque da Borgonha, (João Sem Medo), aliados dos ingleses, na Guerra dos Cem Anos, que combatia à facção dos Armagnacs, comandada por Duque d¹Orleães. A camponesa simples e analfabeta foi a mártir francesa e heroína do seu país; depois de ser queimada viva na fogueira aos 19 anos, foi transformada em Santa da Igreja católica e padroeira da França; foi Beatificada em 1909 pelo Papa Pio X, e Canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV.
            O outro fato que relembrei com muita tristeza foi a morte, em 30 de maio de 2002, aos 91 anos, do advogado, radialista, ator, poeta e compositor, Mario Lago. Esse brasileiro de posição política definida, contemporâneo nos bancos de Faculdade de Direito dos brasileiros não menos ilustres: Carlos Lacerda, Jorge Amado e Lamartine Babo, entre tantos outros! Como compositor teve seu grande sucesso, “Nada Além”, gravado por Orlando Silva. Na sequência Mario Lago compôs “Ai que saudades da Amélia” e “Atire a Primeira Pedra”, com parceria de Ataulfo Alves. O número de sucessos com outros compositores foi muito grande, entre os anos de 1930 e 1940. Foi um grande ator no teatro, rádio, nas radionovelas; na televisão atuou em “Selva de Pedra”, o “Casarão”, “Barriga de Aluguel”, entre outras. Hoje ele é nome do troféu concedido, anualmente, aos melhores do ano da teledramaturgia, no programa televisivo Domingão do Faustão.
            Comecei a observar, o meu estado de espírito estava ansioso, daí as lembranças, até de certa forma, amargas, isso tudo tinha um fundo de realidade. Estava na expectativa de uma informação vinda da cidade de Franca/SP, onde meu filho, Genival Torres Dantas Junior, estava apresentando sua dissertação de mestrado, exatamente naquele horário.
            Minha reação, naquele momento, foi fixar o olhar no horizonte e um filme antigo começa a rodar na minha cabeça. Lembrava-me das escolinhas, do maternal, primário e depois veio a sequência lógica até atingir a universidade, evidentemente, não nessa velocidade, mas, na sequência do exercício educacional. Por força das minhas tarefas profissionais, tivemos que passar por várias cidades em Estados diferentes, hábitos, costumes e culturas diversificadas, porém, o que me surpreendia era a persistência dos filhos, Junior e a Isabel, ambos mantinham a força de vontade e o desejo de estudar. Era tão forte o sentimento deles, que numa cidade, quando me transferi no meio do ano, portanto, quebrando o ritmo do ano letivo, o colégio que eles se matricularam quisera adiantar uma séria pelo o adiantado das matérias que eles estavam, não concordamos para não prejudica-los posteriormente, acertamos na nossa decisão.
           Na proporção que o tempo passava as responsabilidades aumentavam, as dificuldades tornavam os anos mais duros e tensos, chegando à universidade já calejado pelos desafios a fios com que eram submetidos. No caso do Junior, como ele é tratado na família e pelos amigos, o primeiro estágio e o segundo, foram frutos da sua insistência e persistência, conseguindo com o promotor público da cidade que morávamos ser estagiária do Ministério Público local, sem remuneração, tendo que viajar 200 km diariamente para ir à Faculdade. Em seguida veio o segundo e o terceiro estágio, agora no Ministério Público Estadual e Federal. Passou na OAB e conseguiu o primeiro emprego, num sindicato. Não mediu esforços e em pouco tempo passou em vários concursos e fez opção pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Foi convidado para ser professor na universidade em que se formou, aceitou e é considerado um grande mestre na faculdade de Direito.
            Fazendo um paralelo entre os jovens atletas de uma seleção hexacampeã, em busca do pentacampeonato; a jovem heroína que foi queimada viva e transformada em padroeira do seu país; o nonagenário artista que viveu aplaudido pelos seus contemporâneos, fazendo o país cantar seus inúmeros sucessos, sendo lembrado num troféu de sucesso nacional, depois da sua passagem; e a carreira profissional desse jovem Defensor Público, não por ser seu pai, mas, como observador político do nosso país, posso afirmar, fazendo uma análise da vida de todos os citados, verdadeiramente, eles não tiveram sorte nem jogaram com a vida, foram obstinados, corajosos, e nunca foram incautos, aproveitaram o seu tempo e as oportunidades que surgiram, se destacando junto a sociedade que escolheu, cada um com o seu julgo, balizados pelos seus méritos da luta sempre empreendida na busca dos seus objetivos.
            No caso específico do Genival Junior, somente eu, a mãe dele, Maria Luíza do Amparo, e sua irmã, Isabel Cristina, nós, sabemos dos seus méritos e o quanto ele é merecedor das suas vitorias e honrarias, aproveitamos para dizer do quanto nos sentimos honrados com as suas qualidades de filho e irmão, sabemos também que a luta continua, por enquanto descanse em paz, você merece um descanso prolongado, é o que desejamos.
*Escritor e Poeta

A Sorte e a Mágica não passam da Capacitação e Oportunidade Juntas A Sorte e a Mágica não passam da Capacitação e Oportunidade Juntas Reviewed by Clemildo Brunet on 6/02/2014 10:26:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion