banner

NA MIRA DA COPA - Um domingo além das Arenas

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*


Depois do ministro do transporte, Cesar Borges, ser defenestrado, do Governo Federal, por seu partido, PR, achar que ele não estava sendo o ministro ideal para o partido, sendo substituído por outro filiado que possa ajudar mais aquele colegiado e assim continuar apoiando o Governo Dilma e sua reeleição, tudo que for dito e levantado pela imprensa é de ser pensado se não é mais uma mazela na esteira da corrupção em nosso país, entre tantas que ficaremos sabendo para acomodação das conveniências de cada grupo político, não havendo, portanto, interesses ideológicos ou partidários, sem nenhuma negociação nesse sentido, apenas negociata, pura e
simples, no arcabouço do toma lá dá cá. Sistema de governabilidade participativa implantada em nosso país, depois do regime militar, principalmente em seguida a promulgação da Constituição Federal de 1988.
      Amanhã (30), último dia para os partidos políticos realizarem suas convenções e apresentarem os nomes que comporão suas chapas que irá disputador as eleições de novembro (5), uma verdadeira gincana cujo prêmio é o mundo da felicidade irrestrita para quem tiver recursos financeiros para conquistar um cargo, tanto no executivo como no legislativo. Os premiados, à custa de muitas promessas que nunca serão cumpridas viverão impunes ao que para os infelizes mortais custarão caro, esses sortudos e amigos do rei que lá estarão nem que seja para cumprir um mandato nivelado ao bobo da corte, viverão sentindo-se felizes até que o mandato se encerre e voltem ao lugar comum dos ludibriados e enganados pela insensatez dos vassalos sedentos de poder e inebriados no que ele proporciona principalmente aos nefastos.
     Para fugir um pouco da realidade que nos sufoca, vamos nos divertir com o que nos oferece nos dias de hoje, o futebol que outros países estão mostrando para concorrer ao título de Campeão Mundial FIFA, quem sabe não vamos descobrir que o futebol de outras seleções não é pior que o apresentado pela nossa seleção no dia de ontem (28), mantendo-nos a esperança de sermos campeões pela ineficiência da concorrência.
     O primeiro jogo da tarde, em Fortaleza/CE, Arena Castelão, é da Holanda contra o México, duas escolas diferentes, duas culturas com características distintas, ambas, evoluíram muito nas últimas Copas.
     A Holanda em 1974 apresentou um futebol arte, denominado de carrossel holandês ou laranja mecânica, de lá para cá tem ficado sempre entre os melhores do mundo, normalmente com futebol espetáculo e grandes atletas com muita visão de jogo.
    O México não pode considerá-lo nesse mesmo patamar futebolístico, mas com a participação mais presente nos mundiais tem aprendido muito, tanto é que foi um páreo duro para a Holanda nesse confronto direto, o placar de 2x1 foi o retrato de um jogo bem disputado e venceu o que mais se entregou na partida, procurando buscar o resulto positivo para chegar à próxima fase, e conseguiu.
    No jogo do final da tarde, na Arena Pernambuco, Costa Rica e Grécia, fizeram o jogo das surpresas, duas seleções sem tradição de chegada surpreenderam com a classificação para as oitavas de final, surpreendido os melhores analistas internacionais.
   A partida foi de muita raça e determinação, com as equipes em busca do resultado favorável, nesse ritmo o jogo foi para a prorrogação e pênaltis, não deixando de registrar a ausência de um jogador desde o segundo tempo, na equipe de Costa Rica, prevaleceu a busca do objetivo em qualquer situação.
   Graças à atuação do goleiro Navas, grande destaque da partida, Costa Rica se classifica na cobrança de pênalti para delírio da torcida concentrada no estádio de Pernambuco. Não podemos deixar de lembra do esforço e a dedicação dos atletas gregos, superando e substituindo a técnica pelo amor a pátria. Um jogo que serve de exemplo para muitas seleções consideradas de grande tradição, sendo desclassificadas na primeira fase com atuações abaixo da crítica, o campeonato merecia participações mais significativas.
Genival Torres Dantas
Escritor e Poeta
dantasgenival@hotmail.com
NA MIRA DA COPA - Um domingo além das Arenas NA MIRA DA COPA - Um domingo além das Arenas Reviewed by Clemildo Brunet on 7/01/2014 05:55:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion