banner

Condutas inaceitáveis

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

       O homem é um ser intrigante. Intitula-se um conquistador de sonhos e extremamente evoluído. No entanto, não consegue se desvencilhar de alguns comportamentos inadequados, ultrapassados e inaceitáveis. Estamos em pleno século XXI, mas em determinados momentos o homem age imbuído pelo preconceito e

a descriminação racial.
        A história da humanidade nos mostra, que no curso de um tempo não muito distante, as atrocidades sofridas pelos negros em decorrência da escravidão e do preconceito racial. O mundo por um longo período, através dos de homens insanos, separou os negros dos brancos. Foi um tempo de humilhações, de trabalhos escravos, de desrespeito a dignidade humana e de total irracionalidade. Excluídos, viviam sob as ordens de troncos e chicotes. Veio, então, a tão sonhada alforria. Libertados deixaram de ser objetos de propriedade de seus senhores. Mas, no início dessa nova fase tiveram eles que percorrer caminhos tortuosos, de desprezo, de indiferença e ainda de enorme sofrimento.
     Livraram-se da escravidão legalizada, mas passaram a vivenciar outros tipos de escravismo, como por exemplo: O do abandono, o da perseguição, o acentuamento do preconceito e da discriminação racial. Mesmo já tendo passado muitos anos dessa libertação, incrivelmente, ainda encontramos pessoas que trazem consigo o olhar, a fala e as atitudes voltadas para esse modo de comportamento reprovável. Preconceito e discriminação são coisas distintas. 
       O Preconceito é um sentimento, que tem origem no condicionamento cultural ou de uma deformação mental, quase sempre corrigido, enquanto que a discriminação racial é o preconceito determinando atitudes, políticas, oportunidades, direitos, o convívio social e o econômico. A incidência desse agir foi e ainda é tão grande, que foi editada uma lei proibindo essa conduta sob pena de prática de crime inafiançável.
        Infelizmente, hoje, ainda presenciamos esse tipo de insanidade. São torcedores que, equivocadamente, agridem jogadores; escolas que insistem em discriminar alunos, diante da sua qualidade econômica, social, política e até por opção sexual, enfim, é preciso que compreendamos que somos iguais. É possível uma convivência saudável, desde que ocorra respeito mútuo.
         O homem age muitas vezes sob a égide da barbárie e da incredulidade. Sentimentos, hábitos de pensamentos e convicção herdada por culturas que remanescem de geração para geração, não se muda por decreto ou lei, é preciso um trabalho contínuo e persistente na massificação de ensinar o amor, a solidariedade, o perdão e a fé em Deus, pois só assim, o homem compreenderá que somos todos iguais.
*Escritor e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa PB.
onaldoqueiroga@oi.com.br
Condutas inaceitáveis Condutas inaceitáveis Reviewed by Clemildo Brunet on 9/19/2014 05:27:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion