banner

Deusdete Queiroga: "Homem de palavra e de retidão de caráter, virtudes trazidas do berço"

Filho e Pai
Por Deusdete Queiroga Filho*

 Ele está aniversariando, meu pai, Deusdete Queiroga de Oliveira, completa hoje 80 anos. Em Sousa é conhecido por Dezinho de Louro, numa referência a Louro Nascimento, seu pai. Um homem com um grande coração, caridoso, dedicado a família, e que desde muito jovem trabalhou muito. Ainda com 16 anos, em 1951, foi trabalhar como cobrador de ônibus em São Paulo, saindo de São Francisco do Chabocão, na época um pequeno distrito do município de Sousa, e em pouco tempo já era motorista de ônibus na grande metrópole. A partir daí nunca mais parou de trabalhar. Pra conseguir viajar ainda tão jovem, seu avô fez o registro de nascimento no Cartório em Pombal, atestando seu nascimento em 27 de junho de 1932, quando na verdade ele nasceu no mesmo dia e
mês do ano de 1935.
Empreendedor nato, abriu, na década de 60, em Sousa, uma fábrica de cadeiras de ferro. Fabricava todos os modelos, inclusive as confortáveis cadeiras de balanço, que durante muitos anos fizeram parte da paisagem das cidades de interior. Diariamente no início da noite, as pessoas sentavam-se na calçada de casa para conversar com a família e vizinhos. Vendia grande quantidade de cadeiras para vários armazéns em todo Nordeste.
No início da década de 70, com a chegada do Exército a cidade de Sousa para construir a BR-230, ele percebeu e não desperdiçou a oportunidade e empreendeu mais uma vez. Criou uma empresa para participar de licitações com o objetivo de transportar terra para construção daquela estrada. Passou a ser um caçambeiro. Em pouco tempo, um caçambeiro bem sucedido. Logo tornou-se um grande empresário nessa atividade, participando da construção de várias estradas em todo Nordeste do Brasil. Sua construtora, a Cociga - Empresa de Construções Civis Queiroga Ltda., era bem conceituada em todos os Batalhões de Engenharia do país. Trabalhou nos batalhões de Picos-Pi, Teresina-PI Caicó-RN, Barreiras-BA.
Nesse período ele trabalhou muito, sendo ajudado e ajudando aos seus irmãos e a outros familiares. A empresa cresceu bastante e em 20 anos tornou-se uma grande construtora na Paraíba. Construiu várias obras importantes e centenas de casas populares.
No final da década de 80, vivia seu melhor momento financeiro, transferiu a empresa para João Pessoa, adquiriu alguns imóveis e outros bens. Em 1988 "entrou de cabeça" na eleição municipal de Sousa, e teve decisiva participação naquele pleito. Nas eleições de 1990, fui eleito o Deputado Estadual mais bem votado da Paraíba. Ele atuou com muita garra, muito empenho, não medindo esforços para que o resultado fosse aquele. Ele foi o grande responsável por aquela vitória.
Em meados da década de 90 enfrentou uma grande luta. Sua companheira de mais de 30 anos, nossa querida mãe, Lindinalva de Sá Queiroga, foi acometida de uma leucemia mielóide aguda. Ele abandonou tudo e dedicou-se em tempo integral ao tratamento de sua esposa. Alguns anos de tratamento em hospitais, ele não abriu mão de estar ao lado dela um momento sequer. A sua dedicação em todo período da doença da minha mãe sensibilizou a todos. Ele foi morar em São Paulo e por lá ficou morando por três anos, enquanto ela fazia o tratamento. Ela enfrentou um transplante de medula, de início bem sucedido até que a doença voltou e foi fatal. Ele incansavelmente nunca desistiu e perseverou até o fim na tentativa de salvá-la. Ela morreu, em casa. Ele estava ao lado dela quando ela respirou pela última vez. Não desistiu nunca! Bem o seu estilo!Uma das características que mais admiro em meu pai é o seu otimismo, sempre pensou grande!!! . Entre tantas virtudes, pra mim a mais marcante é seu amor incondicional à família, tem veneração aos filhos. Um homem que sempre procurou ser justo. Empresário e cidadão inteligente, astuto, mas sem nunca passar por cima dos direitos dos outros. Apesar do pouco estudo, sua inteligência e sabedoria sempre foram a sua marca maior... Bondoso, carinhoso, festivo, seu otimismo exacerbado sempre contagia a todos que tem o privilégio de conviver com ele.
Homem de palavra e de retidão de caráter, virtudes trazidas do berço.

PARABÉNS meu amado PAI!!!
O senhor está hospitalizado há mais de duas semanas, acometido de uma persistente infecção pulmonar, mas todos nós estamos nos revezando ao seu lado no leito do hospital, orando a Deus por sua recuperação e por sua volta pra casa.
GRANDE BEIJO.

*Engenheiro Civil, ex-Deputado Estadual, Secretário de Infra Estrutura e dos Recursos Hídricos da Paraíba e ex- Diretor presidente da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba – Cagepa.
Deusdete Queiroga: "Homem de palavra e de retidão de caráter, virtudes trazidas do berço" Deusdete Queiroga: "Homem de palavra e de retidão de caráter, virtudes trazidas do berço" Reviewed by Clemildo Brunet on 6/28/2015 07:57:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion