banner

Impunidade e corrupção são irmãs siamesas

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

         Aquilo que é tratado pela medicina como uma anomalia, uma aberração num organismo, quando se trata de moralidade passou a ser uma condicionante a quem quer se dar bem no sistema politico em que vivemos. São as novas regras comportamentais, o moralismo está exaurido, foi banalizado na nossa sociedade. A vida anda absolutamente agitada com conotações de fluidez rápida, ações imediatas e fáceis, nada de maturação, amadurecimento de ideias, o momento requer raciocínio rápido, sem avaliações prévias, sem respostas a posteriori; claro que isso é o que pensa o mal informado, os menos orientados, os periclitantes que vivem, e
sabem disso, a um passo do cadafalso, pela rotina perigosa das suas atitudes.
A última semana foi realmente de agonizantes resultados para quem vive da política e para a política, a tensão tomou conta dos congressistas, em Brasília, e finalmente surgiu o resultado dos levantamentos administrados pela Procuradora e o Ministério Público Federal, dentro do Processo Lava Jato, com citações contra os primeiro políticos com fórum privilegiado. A bomba relógio teve efeito imediato, o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), foi denunciado juntamente com o senador Fernando Collor de Melo (PTB/AL), por motivos sobejamente anunciados na imprensa nacional.
O fato é que não se trata apenas de simples citações ou denuncias, é uma situação esdrúxula para o Poder Legislativo, com conotações exacerbadas de comportamentos indesejáveis para aqueles que são eleitos para serem fiscais do Poder executivo, e são pegos em práticas imorais, de conformidade com as denuncias.
Esperamos que os levantamentos das autoridades competentes estejam falhos para não matar de vergonha os brasileiros eleitores desses dois congressistas, que estão revestidos de poderes, na República, de alta significância, importância e relevância, sendo, inclusive, o Sr. Fernando Collor de Mello, Ex-Presidente da República, embora cassado, hoje representa o Estado de Alagoas, do qual foi governador, e prefeito da Capital daquele Estado.
Confirmado o crime dos denunciados, ao Poder maior da República, espera-se um contingente muito grande de políticos na mesma situação, só temos a lamentar por tamanho constrangimento, é desditoso conviver com essa enorme discrepância de conduta moral e ética. Isso nos leva a pensar numa profunda revisão de valores, uma reforma política eleitoral tornando menos vulnerável ao entranhamento de elementos depauperarem o setor público, e que os apenados sejam definitivamente defenestrados do organismo político, para que as futuras gerações sintam que o crime nunca compensou e nem compensará.
Devemos, pois, tentar salvar a nossa posteridade, os contemporâneos estão fadados ao modelo mais sinistro e perverso que já tivemos em termos de vida pública. As arapucas sinuosas de maracutaias sejam detectadas e reveladas, não nos interessa se a responsabilidade é da esquerda, da direita ou centro, ideologia não existe nesse momento, estamos tratando de canalhas, pervertidos e indolentes, usurpadores do erário público, desqualificados de uma sociedade já tão viciada e contaminada do que há de mais espúrio e letal para nossos filhos e netos.
Portanto, é hora de correções, não considerar uma classe como um todo, de aviltados, pessoas inescrupulosas, ainda acredito no povo e na nossa gente, não devemos desistir de lutar, procurar sentir e viver o Brasil como uma pátria amada, sem fechar os olhos para os canastrões.
Não podemos esquecer que há figuras dentro da política com requinte e textura de lealdade, brasilidade e honestidade. Já tivemos grandes homens que enobreceram e enobrecem a nossa terra, tudo é questão de escolha, a responsabilidade sempre foi nossa, nós e que temos errado nas nossas preferências, a história de pouca farinha meu pirão primeiro, deve ser esquecida, vamos buscar o entendimento pelo Brasil.
Quando isso acontecer, o primeiro a ser beneficiado será o povo brasileiro, é por eles que devemos lutar, nós, os brasileiros, todos juntos, viramos nós. Nada de hipocrisia e ideologia, em primeiro lugar o homem, o idealismo será sempre uma questão de semântica, sejamos, pois, objetivos e diretos, a nossa causa é o nosso dever, chega de egocentrismo desvairado.

*Escritor e Poeta/www.genivaldantas.comm
Impunidade e corrupção são irmãs siamesas Impunidade e corrupção são irmãs siamesas Reviewed by Clemildo Brunet on 8/25/2015 08:08:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion