banner

105 ANOS DO NASCIMENTO DE JOSÉ BENIGNO DE SOUSA – SEU LELÉ

Jerdivan Nóbrega de Araújo
Jerdivan Nóbrega de Araújo*

Nascido dia 22 de outubro de 1910, faleceu no dia 12 de janeiro de 1996 aos 86 anos. Era filho de Felemon Estevão de Sousa e Ana Benigno de Sousa. Seu Lelé, como era mais conhecido, casou-se em 1948 com Elisa Abrantes de Sousa, nascendo da união: Eliezer Gandhi Abrantes de Sousa - Engenheiro civil (in memória), Elisane – Assistente Social, Verneck Abrantes de Sousa – Engenheiro Agrônomo, Eliene – Formada em Enfermagem, Maria do Socorro – Universitária em Psicóloga(in memória), José Filho - Economista, Francisco José – Ciências Contábeis, Economista e advogado, e Cândida Abrantes de Sousa.
Exerceu várias atividades: trabalhou na agricultura nas terras da sua mãe, foi “apontador de trabalhadores” na construção da linha do trem, manteve uma alfaiataria por muitos anos como profissão maior. Em 1955 foi eleito vereador e
reeleito mais cinco vezes, vivendo a política pombalense por 28 anos de vereança, quando se deu a sua última legislatura, a de 1983 a 1988.
Foi o vereador com mais tempo na Câmara Municipal de Pombal, o pombalense que por mais tempo presídio a S.A.O.B, Sociedade Artística e Operária Beneficente, mais conhecida como a SEDE a mais antiga sociedade beneficente do município, fundada no dia 8 de julho de 1934 pelo músico, Francisco Ribeiro. No final dos anos de 1940, José Benigno – Seu Lelé assumiu a Presidência da Sociedade e permaneceu na mesma por 43 anos.
Na década de 1950, com verbas do governo federal, intermediadas por Dr. Janduhy Carneiro, José Benigno construiu os dois prédios da sua sede própria, e que serviram por muitos anos como instituição de ensino fundamental. Ali funcionou o primeiro cinema da cidade, também, muito utilizada para reuniões da classe operária, encontros para as noites de mágicas do professor Guimarães, festas sociais, local da realização dos grandes carnavais de antigamente e primeira biblioteca pública da cidade de Pombal, com livros de autores brasileiros e da literatura universal. Além da “Sede” , seu Lelé construiu um patrimônio físico para Sociedade Artística e Operária Beneficente, a exemplo:
- Construção de unidades residenciais para seus associados.
- Criação e instalação a primeira Biblioteca Pública de Pombal.
- Construção de túmulo no Cemitério N.S. do Carmo para os associados.
- Construção da sede própria e anexo.
- Desenvolveu programas assistências que, até hoje, são inovadores, como o apoio à melhoria de renda dos associados, oferecendo cursos de capacitação e concessão de máquinas de costuras, em sistema de rodízio. Mantinha um serviço assistencial médico e odontológico permanente aos seus associados, bem como ajuda emergencial.
Lelé foi um homem de procedimentos exemplares. Uma lembrança de integridade moral, honestidade e de grandes amizades. Era comum parar os filhos de seus amigos na rua para saber sobre a família ou com intuito de aconselhá-los, a pedidos dos próprios pais desses adolescentes. Cumprimentava todos que encontrava pelo seu caminho, independente da classe social ou idade. Tinha um grande amor pela política, à cidade e ao povo pombalense. Lembrar é homenagear as qualidades íntegras deixadas por ele; é ressaltar os valores humanos da nossa Pombal.
Lelé foi o último líder dos Benignos e Cardosos, responsável pela agregação da família e que nos dias de hoje faz a devida falta, quando em certos momentos da nossa vida se procura a sabedoria de líder, de um guardiã para um bom conselho.
Mesmo com toda essa prestação de serviço ao nosso povo, na cidade de Pombal não tem sequer um rua que venha lembrar esse grande pombalense. Fato que não o diminui nem um pouco o seu tamanho e a sua importância para nós da família, mas, que depõe contra a Câmara dos vereadores e a própria Prefeitura da Cidade de Pombal.

*Escritor e pesquisador da história de Pombal PB.
105 ANOS DO NASCIMENTO DE JOSÉ BENIGNO DE SOUSA – SEU LELÉ 105 ANOS DO NASCIMENTO DE JOSÉ BENIGNO DE SOUSA – SEU LELÉ Reviewed by Clemildo Brunet on 10/22/2015 09:02:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion