banner

Exército de Cuba combate na Síria

João Costa
João Costa*

Para sua consideração – A mídia nativa está tão engajada em derrubar o governo da Dilma Vana, que deu um apagão nos editores de Política Internacional, baratinados pelo que acontece na Eurásia e Oriente Médio. Parece que desaprenderam Geopolítica – acho que por conta da Internet, que abriu caminho para novas fontes de informação. Vejo no portal do Ministério da Defesa da Rússia, que Cuba enviou uma força expedicionária para ajudar no esforço da Aliança Militar formada pela própria Federação da Rússia, Síria, Iraque e Irã em derrotar o tal Ei (Estado Islâmico). Cuba mandou para os campos de batalha e petróleo da Síria, um contingente militar especializado em combate com tanques de guerra de fabricação russa - o Armata.
Eis que li a matéria do Ministério da Defesa Russa, depois de ver no Facebook – ferramenta que está me deixando dependente de observação e
lá, vejo uma postagem de Giovanni Meireles. Pediram a Dom Giggio, meu ex-editor geral do Jornal Correio da Paraíba, que postasse uma imagem onde ele deveria aparecer com cabelos na cabeça e de barba farta – isso quando tinha. Pois foi o que ele fez: Na postagem, ele incluiu réplica de uma página do jornal, em que estão  lá fotos de editores, os que faziam o jornal da Pedro II. Na página, apareço como editor de Política Internacional e Nacional. E aí, me veio à atenção para a geopolítica atual.
Antes de concluir, leio, também, na mídia nativa, uma matéria truncada (sempre é de forma proposital) em que aumentou em 600% o número de famílias refugiadas sírias beneficiadas pelo Bolsa Família. Em 2014 eram, salvo engano, 23 famílias; número que subiu para 163. Cada família recebe em média R$ 175,00. A matéria deixa a entender que 163 famílias fugiram da Síria para abocanhar 175 pratas das famílias inscritas no Bolsa Família – só de sacanagem dos sírios com conivência da terrorista Dilma Vana. Ah! Bom lembrar aos incautos que também famílias refugiadas do Haiti e Bolívia, também recebem ajuda humanitária via Bolsa Família.
Mas voltemos aos cubanos. Enquanto por aqui, em Pindorama, tem 11 mil médicos estrangeiros, seis mil, só provenientes de Cuba, trabalhando no Programa Mais Médicos no interior do país, área abominada por médicos brasileiros que se recusam a trabalhar em municípios, especialmente longe da praia. A matéria do portal russo não informa o número de soldados cubanos combatendo o EI.
Meus caros Dom Giggio e Ricardo Araújo e Assuero Lima. Os cubanos estão operando na Síria o tanque T-14 de fabricação russa chamado de Armata, recentemente exibido em Moscou. É considerado o blindado mais moderno da atualidade, superando em mobilidade, tecnologia e poder de fogo, aos Leopard 2 alemães ( também supermodernos ) operados pelos nosso exército e pelos germânicos. Em campo, o Armata funciona com canhões de alta potência e com poder antiaéreo de até 30 Km com disparos em movimento e blindagem impenetrável por disparos dos tanques atuais. Observando a guerra da Síria, neste exato momento está em curso uma contraofensiva do exército sírio contra o tal EI com blindados russos, forças expedicionárias terrestres de Cuba, Irã e Iraque.
Bem, militares cubanos não estão lutando na Síria, apenas pelo “espírito revolucionário internacional”. Cuba quer uma fatia dos despojos de guerra, como petróleo e gás, acordo este já fechado entre Síria e Havana. Encerro com uma dúvida. O Ei é tão perigoso assim para mobilizar esquadrões aéreos dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Germânia, Austrália, Rússia e, agora tropas terrestres de Cuba, Irã e Iraque contra eles? Voltarei ao assunto.

*João Costa é radialista, jornalista e diretor de teatro, além de estudioso de assuntos ligados à Geopolítica. Atualmente, é repórter de Política do Paraíba.com.br
Exército de Cuba combate na Síria Exército de Cuba combate na Síria Reviewed by Clemildo Brunet on 10/17/2015 04:42:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion