banner

Operação aletheia coloca o governo brasileiro de joelhos

Genival Torres Dantas*

Genival Torres Dantas
Assim como num salto quântico, o Juiz Sergio Moro foi levando a operação Lava Jato num ritmo lento, porém constante, até chegar onde todos já imaginavam o cerne da questão. O tempo foi passando até muita gente pensar que o tema estava carcomido, tanto era a expectativa sobre a Operação Lava Jato e suas consequências. No inicio parecia muito mais um casulo isolado do mundo até chegar a crisália numa metamorfose transformadora digna do mundo animal. Assim o circulo foi se fechando e
na vigésima quarta operação, tal qual o efeito da bomba de hidrogênio, seu efeito foi devastador no núcleo do governo central.
No dia anterior (03), a delação premiada do Senador Delcídio do Amaral (PT/MS), protagoniza uma verdadeira onda de boatos, delação não confirmada ainda nem por ele, o senador, nem mesmo pelo Ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas de um efeito de muitas leituras. O governo, através dos seus congressistas, tentam denigrir a imagem do delator, considerando-o inconfiável e desconexo, aquele que já foi seu líder no senado federal, o homem de confiança do governo para tratar de assuntos diversos tanto com a situação como a oposição. A oposição por sua vez tentar elevar o moral do político Delcídio na tentativa de jogar mais lenha na fornalha e usar sua delação como instrumento de desgaste ao governo, com esse recurso, usa do fato para dar substancialidade ao pedido de impeachment em andamento na Câmara Federal.
Hoje (04), o Brasil foi acordado com a notícia da Operação Aletheia, em busca da verdade, nela estava o fulcro do PT (partido dos trabalhadores), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi levado coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal, numa sala Vip, usada pela Federal, no Aeroporto de Congonhas, São Paulo Capital, e depois, do depoimento, liberado para seus afazeres. Para Lula, a atitude da Polícia Federal, foi um desplante, ele se sentiu prisioneiro diante das circunstancias, palavras dele momentos depois de tudo consumado. Enquanto isso, Brasília era transformada em palanques de políticos, tanto da situação quanto de oposição fazendo ilações a bel-prazer dos seus ideais políticos e em defesa dos seus argumentos.
Se tudo isso não fosse o suficiente para fechar uma semana de muitas notícias desfavoráveis ao país, principalmente no campo econômico, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dando o resultado final do nosso PIB (Produto Interno Bruto), do ano de 2015, com um resultado negativo de -3,8%, correspondente a menor taxa dos últimos 25 anos, alavancando comentários pessimistas para o ano em curso, levando os especialistas do mercado a julgarem um novo número bizarro para 2016, se assim se constituir teremos um verdadeiro flagelo para a economia nacional, e uma desdita para o empresariado brasileiro que ainda teima em investir no país devastado pela teimosia dos que não conhecem ou se conhecem são verdadeiramente incompetentes para administrar a coisa pública.
Como já foi dito várias vezes por pensadores brasileiros, estamos num barco sem rumo no meio de um maremoto em alto mar, com todos os instrumentos de navegação avariados, e o capitão em surto de síndrome do pânico, e para piorar, sua medicação foi deixada em terra, uma verdadeira tragédia a ser superada pelos súditos desolados e inconformados. Esse é o país que vejo mergulhado no mundo das probabilidades, cujo futuro é tão incerto quanto imponderável, e as consequências as mais incomensuráveis. A ideia de se ficar o bicho pega, se correr o bicho come, mas, se abraçar a causa o bicho foge, é tão demagógico quanto surreal. É chegada a hora de quem não perdeu o emprego zelar pela sua oportunidade de sobrevivência, quem perdeu rezar por uma nova oportunidade surgida dos novos rumos do mercado. E para o empresariado que continua apostando em novos tempos, é bom não ficar praticando as mesmas formas antigas, buscar novas saídas em direção ao ano de 2017, pois, 2016 será de difícil travessia.
Quanto ao nosso principal personagem, Lula, esse depois de sair do seu depoimento se alojou na sede do seu partido e fez o que mais sabe fazer, falar às redes de rádio e televisão, atuando como um verdadeiro artista condecorado com todas as estatuetas que o mercado oferece aos grandes astros. Mais uma vez, se sentiu a vítima do ano, levado à força pela Polícia Federal para depor, se sentindo um verdadeiro prisioneiro apesar da educação dos delegados daquela instituição policial; fez menção aos seus projetos sociais, quando presidente da República; tripudiou sobre a direita e a imprensa capciosa defensora das elites; alegou que não havia necessidade daquela providência, bastava o Juiz Sergio Moro fazer sua convocação que ele iria imediatamente ao seu chamamento, ele mesmo já fizera esse gesto espontaneamente em ocasiões diversas, mas, tanto a justiça quanto a polícia gostam de eventos pirotécnicos; pediu desculpas à sua esposa e filhos pelo constrangimento passado e a humilhação vivida por aquele gesto desnecessário.
Afinal, o ex-presidente Lula cresceu o quanto pode, levando sua mensagem aos seus sectários, deixou seu recado como todo pré candidato a qualquer cargo, vacilante quanto ao seu futuro político, numa tradução fiel de quem efetivamente já é o candidato da situação, enquanto a Presidente Dilma se manter aliada ao PT. Só não sabemos qual será o desfecho por parte da Justiça e Polícia Federal, há uma piada nas redes sociais que, a Polícia Federal fará uma atuação tão forte na vida pregressa do ex-presidente Lula, que, provavelmente, vão achar o dedo que falta em sua mão.
Esperamos que o bom senso prevaleça e que as diferenças ideológicas não seja motivo de desavenças e que não nos transformemos em fratricidas em defesa dos nossos ideais, que busquemos um consenso entre os díspares e que a justiça seja feita em qualquer circunstância, os inocentes sejam identificados e os culpados condenados pelos seus erros, sem nenhuma convulsão social.
*Poeta e Escritor

genival_dantas@hotmail.com
Operação aletheia coloca o governo brasileiro de joelhos Operação aletheia coloca o governo brasileiro de joelhos Reviewed by Clemildo Brunet on 3/06/2016 06:26:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion