banner

DONA CESSA: A ESTRELA, ESCRITORA, NOSSA MADRINHA!



Por Clemildo Brunet*

Quando pensamos em estrela, pensamos em algo que brilha, que se destaca e que é sinônimo de um astro que possui luz própria. Se olharmos para o céu veremos milhões e milhões delas a brilhar no infinito. Cada estrela resplandecente tem uma missão a cumprir. Estrela é nome dado também a celebridades de cinema, TV, teatro e das artes em geral.

A nossa homenagem neste artigo, vai para uma estrela pombalense, que com sua verve poética já lançou três obras primas e na sua desenvoltura já lhe assegura o direito a um espaço na área literária. Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes, dona Cessa, como é carinhosamente tratada pelos amigos. Escritora, poetisa, artista plástica, fundadora e presidenta da Academia de Letras de Pombal, madrinha dos radialistas de nossa terra, o que é uma honra para nós, título que lhe foi dado pelo radialista pombalense, Orácio Bandeira.

Fundadora da Associação Poética Pombalense ASPONPS, “Professor Newton Pordeus Seixas”, Fundadora e Coordenadora do Tinju- Teatro Infanto Juvenil. Casada com Francisco Fernandes da Silva (Bibia), tem um lar feliz, mantido com a força do amor, da compreensão e de verdadeira doação, premiados por Deus, com cinco filhos: Francisco, Francimar, Antonio Neto, Rômulo e Cândida Florêncio.

Dona Cessa, é graduada em letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras e fez ainda pós-graduação em língua portuguesa. Dela disse o emérito historiador e escritor pombalense, Wilson Nóbrega Seixas: “A nossa poetisa Cessa, já nasceu assim, porque trouxe nas veias, o sangue dos primitivos habitantes das Algarves, distrito e província de Portugal, que povoaram os sertões da Paraíba, na segunda metade do século XVIII; em qualquer época teria naturalmente de manifestar a sua vocação poética e a sua inteligência privilegiada, como um fruto que já brotasse amadurecido, ou uma rosa que já surgisse aberta em pétalas”

A professora Diana Maria de Oliveira Assis, também falou sobre dona Cessa: “A imortal poetisa Cessa, foi também agraciada com os dons belos de Deus, reforçados com a dinâmica e rica influencia da arte poética, emitida por seu patrono, professor Newton”.

Escada de Sentimentos (1991), primeiro livro de Dona Cessa. A poetisa traduz em versos: Paz... Tristeza... Saudade... Felicidade... Amor... Onde ela exprime seu pensamento: “A minha vida consolida-se na maior oração; AMAR. Oração expressa por um verbo de ação ilimitada, indissolúvel e invejável. Exemplo edificante de Cristo. Força que nos ascende ao Paraíso Celestial. O amor para mim é o tribunal de paz, justiça e de felicidade”. Sentenciou a poetisa.

Parabéns, Pombal! História Viva da Comunicação (1999), Um verdadeiro documentário onde dona Cessa retrata as homenagens prestadas aos comunicadores de Pombal, em um programa de rádio, evento de iniciativa de dois líderes comunitários, Salomão da Silva Oliveira e Vicente Liberato Filho das Comunidades: Jardim Petrópolis e Nova Vida, baseados em pesquisas feitas nos diferentes segmentos da sociedade de Pombal, promoção essa transmitida pela Rádio Bonsucesso no dia 19 de dezembro de 1998. Nessa ocasião houve entrega de comendas e a palavra foi facultada a cada homenageado. Convidado pela produção do programa, o radialista Orácio Bandeira fez a entrega do título de Rainha do Rádio e dos Comunicadores a estrela, escritora e nossa madrinha, Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes.

Homenagem e Resgate (Prosa e Poesia) (2001) No Centenário de nascimento do Senador Ruy Carneiro, dona Cessa lança essa obra literária, numa alusão a Ruy Carneiro e a Canção Maringá. A poetisa mostrando também as suas habilidades nas artes cênicas, monta neste livro uma peça de teatro, intitulada “O Hino do Sertão”, com a participação de estudantes de nossa terra, para formação do elenco representativo dos seguintes protagonistas da história da Canção Maringá. Jourbert de Carvalho – médico e compositor, Jaime Távora, Secretário do Ministro da Aviação José Américo de Almeida; Ruy Carneiro Chefe de gabinete do Ministro e Carlos Galhardo, como intérprete da música.

 Essa peça resgata a verdadeira história da canção Maringá e foi exibida primeiramente em Pombal no auditório da Escola Estadual Arruda Câmara e no dia 25 de agosto de 2001, em João Pessoa capital do Estado, a Convite da Presidente da Academia Paraibana de Poesia, Dra. Helena Raposo Carneiro Cunha, ocasião da celebração do Centenário de nascimento do Senador Ruy Carneiro, foi apresentada com muita galhardia no auditório da própria academia, na presença de familiares de Ruy Carneiro, autoridades, dos acadêmicos, e caravana de Pombal.

Neste livro Homenagem e Resgate (Prosa e Poesia), dona Cessa mostra sua versatilidade de pesquisadora autêntica, dissipando dúvidas sobre a origem da canção Maringá. Na exibição da peça em João Pessoa, foi mostrada uma faixa, na qual estava escrita: “Ruy Carneiro é uma moeda encastoada em ouro no coração da Paraíba” de autoria da Professora Ivanil Salgado de Assis.

Em 23 de agosto de 2001, época em que eu fazia o Comentário do Dia, no programa Orácio Bandeira, da Rádio Liberdade FM, escrevi uma crônica homenageando dona Cessa, sob o título: “A Estrela e a Cor da Canção”, no arremate do texto finalizava dizendo: “Brilha Pombal, vai brilhar no ponto mais oriental das Américas, com a estrela e a cor da canção”!

Dona Cessa, Pombal está comemorando 145 anos de elevação a categoria de cidade, creio que, pela primeira vez a senhora, nossa madrinha, se ausenta de nossa terra em razão de problema de saúde que estás enfrentando na capital do Estado. A senhora faz parte de nossa história, estamos todos numa corrente torcendo pela sua recuperação, a sua ausência é sentida por todos nós neste momento, em que a sua cidade natal está aniversariando.

Volte logo, este é o nosso anseio, aí então, a estrela vai brilhar novamente e desta vez, será no sertão da Paraíba.

*RADIALISTA.

CONTATO: brunetco@hotmail.com


DONA CESSA: A ESTRELA, ESCRITORA, NOSSA MADRINHA! DONA CESSA: A ESTRELA, ESCRITORA, NOSSA MADRINHA! Reviewed by Unknown on 7/22/2007 05:42:00 AM Rating: 5

Um comentário

Unknown disse...

Quê lindooo essa homenagem é ou foi... perfeitas

Recent Posts

Fashion