banner

A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO

CLEMILDO BRUNET*(foto)
Considero o Rádio, a despeito de outros meios de comunicação mais modernos, como o maior veículo de massa. Não há fronteiras nem limites que impeça o rádio penetrar a onde quer que seja no seu raio de ação. Seja no campo, na cidade, nos lugares altos e baixos, entre ricos e plebeus, independente de raça, tribo e nação, aí o rádio está presente. A história do rádio se confunde com a história de nossa gente. No inicio da comunicação do rádio afinalidade era o entretenimento e diversão. O Rádio era utilizado para trazer músicas aos seus ouvintes. As notícias eram levadas através de impressos. Depois de certo tempo, o rádio começou a transmitir mensagens em forma de noticiários, como uma forma de levar de modo mais rápido os acontecimentos que iam marcando a história dos povos. Foi através do rádio que os cantores e intérpretes do passado se projetaram no meio artístico. As Emissoras contratavam esses artistas que serviam como point de audiença da grande massa popular que desejava conhecer o seu ídolo preferido comparecendo aos programas de auditório, já que o áudio trazia só a voz sem visualizar por imagem quem estava cantando. Desta maneira, ficava no imaginário popular ao ouvir a voz do seu intérprete, como seria os traços fisionômicos de quem estava falando ou cantando. Apesar do avanço tecnológico em outras áreas da comunicação o rádio também evoluiu. Antes emissoras de ondas médias, curtas e tropicais as chamadas amplitudes moduladas. Depois, as rádios FM, conhecidas como Freqüência moduladas. Cada uma atuando de formas diferentes no seu contexto de ondas. Até mesmo hoje em dia, os links utilizados pela NET, muitos deles são via rádio, isto é o sinal vai pelo "AR", sem a necessidade de fios. Neste Portal pretendo contar a história da Comunicação e de rádio, principalmente de minha cidade natal, que é Pombal, para que as gerações de hoje e de amanhã, fiquem inteirados um pouco dessa história
*RADIALISTA
A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO Reviewed by Unknown on 7/07/2007 12:29:00 PM Rating: 5

4 comentários

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

Erick disse...

Grande Clemildo, teu blog ficou um primor. Só vc mesmo, com a grande experiência adquirida de vários anos trabalhando em rádios para poder falar sobre esses assuntos! Mt sucesso e quando puder visite nosso blog sobre música!

Um Grande Abraço da Equipe WRlink!

Anônimo disse...

Querido Clemildo,

Parabéns!

Reconhecemos, há anos, em você, um arauto do rádio com uma verve que faz eclodir de suas entranhas o amor pela divulgação radiofônica. Você, com seus valores e qualidades peculiares, continua participando ativamente da construção simbólica da história do rádio, meio de comunicação que ofereceu as bases tecnológicas para o surgimento da televisão. O rádio, com uma linguagem peculiar e como extensão do ouvido humano, atravessa os mais longínquos limites e encontra ecos na máxima de MacLuhan: "o meio é a mensagem".

Meus cumprimentos com um grande abraço,
Sônia Guedes

Anônimo disse...

Meu caro Clemildo...

Passaram-se os anos, décadas, e de repente me deparo com a história radiofônica da minha cidade contada através do seu blog, indicação feita pelo ilustre José Tavares. Confesso que um filme antigo rodou à minha cabeça, lembrei-me do som do "serviço de auto-falante lorde amplificador" a tocar sucessos da jovem guarda e reminiscências de outros tempos. Final dos anos 60 e você, meu caro, um jovem pre-determinado a fazer rádio, insistia no seu objetivo, tive o privilégio de conviver com você, por pouco tempo, no "lorde amplificador", mas o suficiente para admirar sua coragem e obstinação. Depois de todo esse tempo, e distante da minha linda Pombal, vejo que o seu sonho transformou-se numa realidade digna da sua capacidade de realizações, quero felicitá-lo pelo ilustre conterrâneo que vc o é, e que você sirva de exemplo à juventude pombalense.
Um fraternal abraço extensivo à todos aqueles que ajudaram na sua trajetoria de sucesso.
Sergio Kante
www.kantepoemas.com.br

Recent Posts

Fashion