banner

O JOVEM CLUBE DE POMBAL


Clemildo Brunet*

“Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dá a meia volta, volta e meia vamos dá”. Quem não lembra essa cantiga de roda de crianças, fazendo um círculo e de mãos dadas com passos iguais acompanhando o ritmo da modinha? Pois bem, eu não fiz parte do Jovem Clube de Pombal, porém acompanhei a sua trajetória, em virtude da programação ter sido divulgada pelo Lord Amplificador, Serviço de Alto Falantes de minha propriedade, nos idos da segunda metade dos anos 70.
A análise que eu faço em relação ao jovem daquela época para os dos dias atuais: O jovem de ontem tinha uma postura de comportamento diferenciada das do jovem de hoje. A desenvoltura da classe estudantil que lutava por um ideal com manifestações populares, em defesa daquilo que almejava receber da sociedade de seu tempo. Há de se perguntar para onde foram o idealismo e
a criatividade que existia na juventude de décadas passadas?
          A organização de uma entidade de entretenimento, diversão e jogos com diversas modalidades veio como resultado de uma eleição pela Presidência do Grêmio Livre do Colégio Estadual de Pombal, em que a chapa perdedora não desvaneceu, reuniu os jovens que não tinham lugar nem no Grêmio Livre, nem na Associação dos Estudantes Universitários, para se organizarem com a denominação de Jovem Clube de Pombal.
Três candidatos disputaram a Presidência do Grêmio Livre: Severino Coelho, atualmente Promotor de Justiça em João Pessoa, Expedito Abrantes ex vereador de Pombal e Aluisio Porfirio funcionário aposentado da Saelpa. Foi eleito Expedito Abrantes. Mesmo com a derrota, Severino Coelho e aliados não caíram no desânimo e com o apoio de Geraldo Formiga – gegê (saudosa memória) que era Presidente do Pombal Ideal Clube, fundaram no dia 17 de abril de 1976, O Jovem Clube de Pombal, que para as suas festas no início, ocupava a sede do Pombal Ideal Clube, vindo depois a ter sua sede própria em um prédio na Rua Cel. Francisco de Assis nº 27, vizinho a onde é hoje a casa lotérica.
Nos sábados e domingos o Jovem Clube era aberto aos associados. Pela manhã havia jogos de mesa como: Xadrez, Gamão, baralho, pingue-pongue, ludo entre outros. A noite era uma loucura, fazia-se fila para comprar a senha e havia apresentação da carteira de sócio. A galera era agitada pelo som da discoteca com o ritmo alucinante de John Travolta e Olívia Newton Jones, Glória Gaynor, Lade Zu, Donna Summer, Miss Lene, Painel de Controle, Casa das Máquinas, Tina Charles, ABBBA, Dee D. Jackson, frenéticas entre outros grandes cantores.
Várias gestões se sucederam a frente do Jovem Clube de Pombal, a primeira teve como Presidente Severino Coelho Viana, vindo depois, Marinho, seguindo-se ainda: Chiquinho Arnaud, Antonino,Joaozinho Bandeira, Inalda, João de Valdemar, Leléta, Joaquinzão, Fafata Paixão, Albany, Veneziano, Bebé, Vanderlandy Bezerra, Cleginaldo, Esmo, Maricota, Francisquinha Barbosa, Osmundo, Sato, Veneziano Filho e Zé Filho. Como ponto de apoio aos eventos com instalação de caixa de som e toda parafernália de áudio e iluminação estavam: Zé Nilton, o cobra (saudosa memória) e Evilásio Junqueira. Como divulgador das Festas no Lord Amplificador Evandro Junqueira o magão do Lord. Havia também o Neguinho da Pibigás (saudosa memória) que era o garçom e animava a moçada com suas coisas engraçadas e Carrapicho que era o porteiro e ficava sempre atento aos que adentravam para participar da festa.
O Jovem Clube de Pombal teve apenas dois anos de duração, mesmo assim nesse curto período, prosperou de tal forma que fora de sua sede por ocasião das vaquejadas que eram realizadas no mês de julho de cada ano, conseguiu competir com a barraca da AEUP, instalando sua própria barraca, trazendo atrações musicais que predominavam naquela época. Chegou a ser campeão de futebol de salão no torneio da Semana Universitária. Participou ativamente dos carnavais de Pombal com a formação de seu próprio bloco que durante o dia percorria as ruas da cidade e a noite participava dos bailes carnavalescos no Pombal Ideal Clube.
O Jovem Clube de Pombal na sua ousadia trouxe a esta cidade um dos Conjuntos musicais de renome, o Impacto 5 da cidade de Natal –RN, com 5 toneladas de som. Esse era o clube que alegrava a juventude da época e reunia os moços, não somente para dançar, mas também para outras modalidades de recreações saudáveis. Em 1978 o Jovem Clube foi desativado em razão de seus organizadores terem saído de Pombal para outras cidades, em busca de estudos e trabalho.
Em 31 de julho de 2005 quando ainda fazia o Programa “Saudade Não Tem Idade” na 104 FM, a pedido do amigo Edigley, fiz uma homenagem ao Jovem Clube de Pombal, historiando sua trajetória, e ouvi os depoimentos de Dr. Severino Coelho, Marinho da Caixa, João de Valdemar e Evilásio Junqueira; para que essa homenagem atingisse o ápice, o repertório usado no programa foi justamente as músicas que eram tocadas no Jovem Clube de Pombal.
Peço vênia ao Dr. Severino Coelho, para revelar um pequeno trecho de uma carta que me enviou, agradecendo a homenagem feita ao Jovem Clube de Pombal. São palavras textuais do Dr. Severino: “Estimado Clemildo Brunet. Recebi os CDs que constam a reprodução do programa realizado, no dia 31 de julho do ano em curso, divulgado pela rádio FM OPÇÃO, de Pombal, sobre a sua direção, denominado de: “SAUDADE NÃO TEM IDADE”, resgatando a história do JOVEM CLUBE DE POMBAL.
Reservei-me, liguei o som e fiz uma viagem mental ao tempo passado. Ouvi com os tímpanos aguçados, revivi os momentos áureos da minha juventude e senti a saudade imorredoura de minha terra natal.
Se no momento da realização da atividade, passamos por agruras e alegrias, logo estes fatos viram o passado; mas, quando o passado deixa marcas alvissareiras, e quando ouvimos, no futuro, o seu registro faz o coração transbordar de ternura, amor e contentamento.
Ouvindo os CDs, dentro do meu ser correu uma alegria diferente, os meus lábios balbuciaram sem pronunciar nenhuma palavra, o meu coração palpitou de emotividade, fazendo dos meus olhos correrem uma lágrima de saudade dos bons tempos vividos”.
No final da missiva ele diz: “O seu programa “SAUDADE NÃO TEM IDADE” não só registra a história de Pombal, também, serve de escola para a geração presente. Clemildo, é bem verdadeira a frase: “A honra dá-se ao mérito” PARABÉNS! Um abraço fraternal, extensivo a todos os que fazem a rádio FM-OPÇÃO, de Pombal. Severino Coelho Viana Promotor de Justiça.
Jovem Clube de Pombal, um marco histórico na nossa cidade que lembra o tempo em que as chamadas discotecas eram a coqueluche dos grandes centros urbanos do país. Dele - só ficou a saudade de um tempo bom que só pode ser revivido na memória de alguns.
Postado por Clemildo Brunet em 22/01/2009
*Radialista

Contato: brunetco@hotmail.com
O JOVEM CLUBE DE POMBAL O JOVEM CLUBE DE POMBAL Reviewed by Clemildo Brunet on 1/22/2009 08:47:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Meu irmão e amigo Clemildo, você está de parabéns pelo seu blog, porque nele consta, material jornalistico, e você tem um leque rico de colaboradores que escrevem com dedicação e zelo. Um abraço, continue sempre divulgando a cultura e o jornalismo radiofonico com este amor e seriedade. Fica com as bençãos do Senhor Jesus. Amem. Francisco Fernandes da Silva Junior-Patos PB.

Recent Posts

Fashion