banner

"A excomunhão da Vítima"

Maciel Gonzaga*
Recebo de um amigo, ex-colega de turma na Academia, que reside em Recife-PE, um cordel do poeta “Miguezim de Princesa”, que considero uma obra-prima pela clareza e pelo tema oportuno. Trata-se de uma mistura de simplicidade, sagacidade e denúncia. É, sobretudo, um protesto sarcástico contra a hipocrisia e o falso moralismo de setores da Igreja Católica no episódio da garota de 9 anos que engravidou de gêmeos no interior pernambucano depois de molestada sucessivamente pelo padrasto monstro.
A criança obteve autorização para fazer o aborto e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, tratou de excomungar todos os atores que se virem envolvidos na terrível cena. É vidente que o cordel não pode ser transcrito na íntegra, mas seguem alguns trechos: “Peço à musa do improviso/Que me dê inspiração,/Ciência e sabedoria,/Inteligência e razão,/Peço que Deus que me proteja/Para falar de uma igreja/Que comete aberração". O poeta prossegue a sua brilhante narração: "Depois que houve o estupro,/A menina engravidou./Ela só tem nove anos,/A Justiça autorizou/Que a criança abortasse/Antes que a vida brotasse/Um fruto do desamor". O nosso cordelista ainda manda o seu recado."O aborto, já previsto/Na nossa legislação,/Teve o apoio declarado/Do ministro Temporão,/Que é médico bom e zeloso,/E mostrou ser corajoso/Ao enfrentar a questão". O próximo versinho é simplesmente brilhante: "Dom José excomungou/A equipe de plantão,/A família da menina/E o ministro Temporão/Mas para o estuprador,/Que por certo perdoou,/O arcebispo reservou/ A vaga de sacristão". E para finalizar, o humor fino e irreverente diz o poeta: "É esquisito que a igreja,/Que tanto prega o perdão,/Resolva excomungar médicos/Que cumpriram sua missão/E num beco sem saída/Livraram uma pobre vida/Do fel da desilusão".
O caso é polêmico. É de se perguntar: Como silenciar diante de palavras e atitudes de um religioso que, em pleno século XXI, ousa afastar da comunhão da sua igreja todas as pessoas (mãe, familiares e médicos) que tiveram alguma participação ou ajudaram no irrecusável aborto feito em uma menina de apenas 9 anos de idade, violentada e engravidada por um monstro adulto, que abusou dela durante anos dentro de casa? Deixo a resposta para os leitores...
*Jornalista e Advogado – Natal RN.
"A excomunhão da Vítima" "A excomunhão da Vítima" Reviewed by Clemildo Brunet on 3/08/2009 07:25:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion