banner

GRUPO "BOM SUCESSO" DE A.A

25 ANOS SALVANDO VIDAS
No próximo dia 10/03/2009, o Grupo “Bom Sucesso” de Alcoólicos Anônimos da cidade de Pombal – Paraíba estará comemorando 25 ANOS DE FUNDAÇÃO. A da ta representa um momento significativo para a história da irmandade e do grupo em par ticular. Considerando, portanto, a importância desta data, a grandeza de A.A, e a gravidade do alcoolismo é de bom alvitre um comentário a respeito.
A história do alcoolismo é tão antiga quanto à criação do mundo. Segundo Gênesis, livro da Bíblia que narra à origem da humanidade consta que Noé no princípio do mundo sentiu os efeitos maléficos do álcool. Sabe-se que ele bebeu vinho, embriagou-se e dançou nu perante sua própria família. Foi no mínimo uma cena ridícula. Assim, teve início a história do alcoolismo, problema que cresce em ritmo desenfreado, portanto, de forma preocupante, sendo classificada hoje como a 3ª doença que mais mata, perdendo apenas para o câncer e as doenças cardiovasculares.
O alcoolismo segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde é definida como Síndrome da Deficiência Alcoólica, por conseguinte, consiste num conjunto de sintomas que se manifestam nas pessoas pela pré-disposição às bebidas alcoólicas e pela maneira incontrolada de beber. Entende-se ainda como uma doença psico-somática, isto é, que afeta o corpo e a mente. Sintetizando, alcoolismo é uma doença que manifesta as seguintes características: progressiva, irreversível, incurável e de terminações fatais. O uso do álcool é uma prática danosa à humanidade causando sérios prejuízos – alguns irrecuperáveis – nas diversas áreas da vida humana. Na área da saúde são muitas as conseqüências entre as quais se destacam os mais variados tipos de câncer, tais como: bucal, de esôfago, estômago e pulmonar, além de cirrose hepática e distúrbios cerebrais.
O álcool tem comprovadamente enorme influência no comportamento humano. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas se constitui agente determinante na alteração do caráter que leva o indivíduo a práticas irracionais que comprometem entre outras qualidades a dignidade. Nessa mesma linha danosa o álcool se constitui ainda causa de inúmeros suicídios, homicídios e acidentes no trabalho e no trânsito. E, como se não bastasse, é considerado como causa da desarmonia familiar, problema que culmina com a separação conjugal e conseqüente desagregação onde os filhos são as maiores vítimas Em suma, é uma doença diferente das demais, visto que o diagnóstico é dado pelo próprio paciente, além de atingir as pessoas indiscriminadamente. É a doença da negação onde a vítima se torna seu maior defensor. O alcoólatra é o maior advogado da bebida, pois na tentativa inútil de esconder sua dependência ele tenta justificar o injustificável.
Contudo, é uma doença tratável. Graças ao programa de recuperação sugerido pela Irmandade de Alcoólicos Anônimos, o alcoólatra pode conviver com a doença em permanente recuperação tendo como base evitar o 1º gole a cada 24 horas. Seguramente é o mais eficaz dos programas entre tantos existentes. É o que mais tem recuperado alcoólatras.
Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham entre si suas, experiências, forças e esperanças a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. Tem como propósito primordial manter a sobriedade dos seus membros, portanto, desligada de qualquer seita, religião ou partido político. Alcoólicos Anônimos surgiu na cidade de Akron no Estado de Ohio - Estados Unidos - no dia 10 de junho de 1935. Pasmem; seus fundadores Bill e Bob não foram santos. E o que é mais incrível, ambos eram alcoólatras. O primeiro era membro acionista da bolsa de valores e o segundo médico cirurgião bastante renomado naquele país, porém, ambos fracassados em decorrência do álcool.
Ao Brasil a irmandade de Alcoólicos Anônimos chegou em 1947, à cidade do Rio de Janeiro. A mensagem foi transmitida pelos companheiros Harold e Herbert, onde fundaram o primeiro grupo brasileiro que recebeu o nome da cidade. A mensagem de A.A chegou à Paraíba em agosto de 1964, primeira na cidade de Campina Grande e logo depois em João Pessoa, trazida pelo companheiro Draut V. que a levou posteriormente a cidade do Recife – Pe.
A irmandade salvadora de Alcoólicos Anônimos chegou à cidade de Pombal exatamente no dia 10 de março de 1984. A mensagem foi trazida pelo pombalense e membro da irmandade o Companheiro Nestor N. que contou com a ajuda dos companheiros de C. Grande, João Pessoa, Sousa e Catolé do Rocha. Nesta data realizou-se memorável Reunião Pública de Esclarecimentos na Escola “Josué Bezerra”, graças ao imprescindível apoio de sua diretora Prof. Ivonildes Bandeira que não mediu esforços nos cedendo gentilmente às dependências da citada escola para a realização do evento. A reunião contou ainda com a presença de grande parte da população, inclusive de autoridades na área da saúde que prestigiaram o acontecimento.
Nessa mesma noite, realizou-se ainda uma reunião fechada na qual ingressaram três pessoas que por coincidência se chamavam Francisco dos quais, dois permanecem sóbrios. Eram eles: Francisco C. Francisco F e Francisco V. que aceitaram a mensagem se tornando membros da irmandade e se uniram ao companheiro Anderson L. que havia ingressado em João Pessoa há alguns meses e caminhava sozinho na luta pela recuperação. Para o nome do grupo, em meio a muitas sugestões foi escolhido “Bom Sucesso”, cuja denominação deve-se a duas razões primordiais: primeira, como homenagem a Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira do município e segunda, sob o fundamento de que vivendo em Alcoólicos Anônimos, tem-se realmente uma vida de sucesso.
Hoje, ao completar seu Jubileu de Prata, o Grupo “Bom Sucesso” de A.A, tem uma larga folha de serviços prestados no combate ao alcoolismo. São, portanto 25 salvando vidas, recuperando alcoólatras e reintegrando as famílias e a sociedade, pessoas antes desacreditadas e que ora readquiriram o respeito e a dignidade, outrora perdidos. Embora a irmandade não faça estimativa afirmamos que durante esses 25 anos passaram pelo nosso grupo cerca de 400 ingressantes dos quais 150 ainda permanecem na programação. É um número significativo, pois são 150 bêbados há menos e 150 famílias felizes. Cumprindo com o 12º Passo, que consiste em transmitir a mensagem aos que ainda sofrem, divulgamos a irmandade em diversas cidades da região. Graças a esse trabalho conseguimos fundar os seguintes grupos: Renascer – Paulista, Vida Nova – Coremas, Amor a Vida – Malta, Pedra D’água e Unidos – Condado e São Francisco – São Bentinho de Pombal, todos ainda em pleno funcionamento. O grupo sempre se manteve atuante e participativo em todos os eventos da irmandade em nível de estado e de Brasil. Graças a sua participação a cidade de Pombal foi sede do IX Encontro Estadual de Alcoólicos Anônimos realizado em agosto de 1990, e atualmente é sede do Distrito “Amigos Para Sempre” que abrange os municípios de Paulista, Coremas, São Bentinho de Pombal, Condado e Malta. Além do mais ainda conseguiu eleger três companheiros como Delegados Estaduais à Conferência Nacional de Servidores Gerais.
Alcoólicos Anônimos é de uma importância incalculável. Sua grandeza não se limita em ajudar ao alcoólatra manter-se abstêmio, mas na sobriedade, isto é, na forma consciente de parar de beber. Sua verdadeira essência está na reformulação de vida, resultado de uma rica programação espiritual sugerida através de sua vasta literatura que compreende 12 passos, 12 tradições e 12 conceitos mundiais. Assim é que Alcoólicos Anônimos tem se conduzido ao longo dos 75 anos de história, resgatando vidas e fazendo jus aos mais calorosos elogios. A propósito a Rússia, país que se destaca pela produção e consumo de vodka e, sobretudo pelos ideais comunistas ainda conservados, considerou a irmandade de A.A, como a obra do século XX, levando em conta o fato de ter sido a que mais benefícios proporcionaram a humanidade.
Em suma, esta é a história do Grupo “Bom Sucesso” de A.A, que hoje ao completar 25 anos de existência não se orgulha, apenas agradece consciente de que o prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito. Pela fé asseguramos que a cura e o milagre são obras de Deus. Que embora o alcoolismo seja incurável a irmandade se constitui um MILAGRE DIVINO. SALVE ALCÓOLICOS ANÕNIMOS – OBRA DE DEUS.
Pombal, 10 de março de 2009.
PROF. FRANCISCO VIEIRA.
GRUPO "BOM SUCESSO" DE A.A GRUPO "BOM SUCESSO" DE A.A Reviewed by Clemildo Brunet on 3/11/2009 05:55:00 PM Rating: 5

Um comentário

ronaldonordife@hotmail.com disse...

boa noite sua pagina estar linda junti-se ao distritocaminhando@hotmail.com fica na cidade de bayeux pb e vizite a noça pagina do eslaapb
www.eslaapb.com
mais 24hs ronaldo bayeux pb

Recent Posts

Fashion