banner

A MENTIRA

CLEMILDO BRUNET*
Apesar de fazer tanto mal a humanidade o ser humano se utiliza da mentira como que buscando um subterfúgio ou fórmula de escape de algo que lhe foge a compreensão e que, depois ao vir à tona - a verdade, fica exposto à ignomínia. A largada da mentira teve seu começo no Jardim do Éden e se deu em uma conversa entre a serpente e a mulher. Deus havia dito aos nossos primeiros pais que todas as ervas que dão semente e toda árvore que há fruto foram-lhes dados para mantimento. Eles tinham tudo de graça para se manter e estarem bem alimentados. “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” Gn.1:31.
A serpente chega para a mulher com uma pergunta insinuando uma mentira: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim”? Gn.3:1b. A mulher respondeu que podia comer de toda árvore que há; e revelou que Deus apenas proibiu comer do fruto da árvore que está no meio do jardim; só que o Senhor lhes havia feito uma advertência: Se comesse morreriam! Nesse momento a serpente solta a mentira: “É certo que não morrereis”. Gn.3:4. Apocalipse diz que o dragão, a antiga serpente é o diabo. Apocalipse 20:2. Jesus disse que “o diabo é homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade, quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. Jo. 8:44. O salmista exclamou: “Eu disse na minha perturbação: Todo homem é mentiroso” Sl. 116:11. A bíblia classifica os mentirosos chamando-os de ímpios: “Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras”. Sl.58:3.
1º de abril é conhecido como dia da mentira e geralmente as pessoas aproveitam para contar mentiras a seu próximo como se fosse verdade. Sobre o surgimento desse dia, a história conta que começou de uma brincadeira e surgiu na França. Quando teve início o Século XVI o ano novo era festejado em 25 de março marcando abertura da primavera. Os festejos duravam uma semana e terminavam em 1° de abril.
O Rei Carlos IX de França em 1564, depois do calendário Gregoriano, determinou que o ano novo fosse comemorado em 1° de janeiro. Houve resistência dos franceses em aceitar esta data e ficaram com o calendário antigo comemorando o começo do ano em 1° de abril. Os franceses foram ridicuralizados por aqueles que gozavam com eles, enviando-lhes presentes estranhos e convidando-os para festas inexistentes. Essas brincadeiras receberam o nome de “Plaisanteries”. Na França e Itália esse dia é conhecido de peixe de abril e em países da língua inglesa, o dia da mentira é chamado dia dos tolos.
Bentinho, em Dom casmurro, conclui que “a mentira é muitas vezes tão involuntária como a transpiração” surpreendendo a si próprio escondendo da mãe o amor por Capitu. Como sempre, Machado de Assis retrata uma verdade: Mentimos o tempo todo, até sem perceber. E quem não mente neste mundo? Aliás, mesmo aquele que pratica a mentira constantemente, não tolera de forma alguma ser chamado de mentiroso. No entanto, se diz por aí, a mentira tem pernas curtas.
Há pessoas que mentem pelo prazer de viver mentindo, outras, porém para se safar de situações embaraçosas, há ainda aquelas que mentem não querendo em hipótese alguma que alguém venha saber que ela mente. O filho mente para o pai, a filha para a mãe, o marido mente para esposa e vice versa. Os pais também mentem para os filhos. Os amigos mentem para os amigos, os políticos para o povo e por sua vez o eleitor também mente para os políticos. É na realidade um emaranhado de mentiras que não acaba mais.
A bíblia diz que os homens se perverteram tanto que mesmo tendo conhecimento de Deus, não o conheceram como Deus. “Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível... Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém”! Rm. 1: 22,23,25.
Ultimamente a Imprensa dispondo de meios ao seu alcance para checar e chegar com a notícia de modo veloz em todo mundo, tem se ocupado não somente em dar a informação, mas também fazer com essa informação seja por ela mesma investigada em busca da verdade dos fatos; tudo isso a despeito de muitas versões mentirosas ou com recheios de mentiras.
O escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900) disse certa vez: “O objetivo do mentiroso é simplesmente encantar, deliciar, dar prazer. Ele é a própria base da sociedade civilizada”.
A revista Época de 23 de fevereiro/2009 traz como destaque de capa: Por que as pessoas Mentem. A reportagem mostra os erros cometidos pela advogada brasileira Paula Oliveira, que vive na Suíça, acusada de ter forjado uma agressão de neonazistas no dia 9 e conta como uma história nascida de uma pequena mentira se transformou num escândalo internacional. Um grupo de amigos de Paula recebeu email com foto. Três homens teriam talhado sua pele com um estilete e a feito abortar os gêmeos que estaria esperando. Descobriram que a ultrassom da gravidez de dois gêmeos, não era da advogada e sim que ela havia copiado da Internet. Os ferimentos em seu corpo havia sido autoinfligidos pela brasileira. Uma das amigas da advogada disse ter visto Paula mentir em outras ocasiões. Segundo a reportagem de Época, essa ex-colega descreveu o comportamento de Paula como de uma fabuladora, uma pessoa acostumada a acrescentar detalhes fictícios à história pessoal.
A reportagem diz ainda que a ciência confirma uma relação entre mentira e esforço intelectual. Em 2000 foi feita uma pesquisa na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que certas regiões do cérebro mostram maior atividade diante da mentira. A área ligada à atenção e a concentração era mais estimulada quando os voluntários não diziam a verdade. A conclusão seria: O default do cérebro é a sinceridade. Mentir requer esforço extra de organização. O filósofo americano no seu livro por que mentimos? Diz que “a mentira acompanhou a evolução do homem”.
Será a mentira espalhada pelo mundo que tem trazido o caos a humanidade? Lembre-se que a desobediência a Deus veio produzida pela mentira de satanás: “È certo que não morrereis”. E a sentença divina passou a todos os homens: “E o pó volte á terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” Ec. 12: 7.
No livro da revelação há uma verdade muito profunda a respeito de quem ama e pratica a mentira: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”. Ap.21:8. Deus tenha misericórdia de nós!
*RADIALISTA.
A MENTIRA A MENTIRA Reviewed by Clemildo Brunet on 3/19/2009 10:43:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Amigo Clemildo, suas palavras, suas pesquisas relativas a mentira são de grande valia para esclarecimento de algo tão aterrorizador para os homens "A MENTIRA". O ato de mentir, usado por homens com diversos intentos, encantam a alguns que são adeptos, a outros a repulsa. Não vale a pena mentir. "CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTAR. Devemos nos espelhar nos ensinamentos de deus e seguir em frente praticando o bem e sendo util a seara do senhor. Amem.

Francisco Fernandes da Silva Júnior.25/03/2009

Recent Posts

Fashion