banner

PAULO ABRANTES... O AMIGO DOS TEMPOS DE CRIANÇA!

Paulo Abrantes (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
Nascemos no mesmo ano com um mês de diferença, eu em primeiro de agosto e Paulo Abrantes em primeiro de setembro, na mesma cidade – Pombal. Somos contemporâneos desde a mais tenra idade; no Jardim da infância na Escola da Igreja do Rosário aprendemos o ABC com a mesma Professora, a senhorita Elza Pereira de Sousa, Elza de Serapião (saudosa memória).
Um dia seus pais tiveram de sair de Pombal e morar em João Pessoa nos idos de 1967, pois era desejo dos mesmos oferecer uma boa educação a seus filhos, uma família composta por 17 membros.
Em Pombal seu pai Augusto Gervásio de Oliveira exercia atividade de barbeiro, era a barbearia mais procurada pelos nossos patrícios. Sua genitora Doralice Abrantes de Oliveira cuidava das prendas domésticas, cabeleireira e costureira, ambos de (saudosa memória) - continuaram nesses mesmos ofícios na capital do Estado, onde o propósito de educar seus filhos era fundamental para vê-los mais tarde preparados para vida. 15 irmãos a começar de Paulo, Carlos (Carlito), Iruza, Igeruísa, Ione (in memoriam), Igerusa, Ilma, Douglas, Ieda, Maria Íris, Diógenes, Francisco, Augusto, Ivaldo (in memoriam), Maria de Fátima (in memoriam). Aos meus estimados leitores peço vênia para homenagear a este intrépido, ousado, corajoso e vencedor PAULO ABRANTES DE OLIVEIRA, que faz aniversário neste primeiro de setembro de 2009.
Escrever sobre Paulo Abrantes é uma honra. Ele é a Cordialidade em pessoa. Possui uma bagagem intelectual do mais alto nível, sendo grande lutador em prol da educação em municípios como o de Sapé na Paraíba, além de uma folha invejável de relevantes serviços na condição de Engenheiro Civil - as cidades de Bayeux e Santa Rita.
Uma fera em fazer amigos e conquistá-los. Referencial em nossos dias, de uma amizade próspera e duradoura entre aqueles que o cercam; tanto os de seu convívio atual, bem como os do tempo de criança que estão distantes, entre os quais, sou um deles.
Paulo Abrantes é casado com a Advogada Ana Rosa Neiva Monteiro Abrantes, tem um filho, Paulo Augusto G. Abrantes, mora em João Pessoa capital da Paraíba, desde 1967. Ana Rosa, digníssima companheira, é uma mulher exemplar, que muito tem contribuído na evolução polivalente e laboriosa de seu esposo, tem sido o seu braço direito em toda e qualquer tarefa, seja no lar ou no trabalho.
Nosso amigo Paulo Abrantes é formado em Engenharia Civil e Licenciatura em Ciências pela UFPB. Duas vezes venceu o concurso de oratória, o primeiro a vencer na escolha de Orador Geral das turmas Concluintes da UFPB 1980/1988. Ex-Professor do Liceu Paraibano e Colégio Estadual Santa Júlia, lugares em que lecionou as disciplinas: Física, Desenho e Matemática. Por três gestões, foi Diretor da Residência Rodoviária do DER – Sapé-PB e Gerente do Projeto Renascer II (Construção de casas populares em regime de mutirão), em Cabedelo e Bayeux na Paraíba.
Ex-Secretário de Obras e Serviços Urbanos do Município de Sapé-PB, Suplente de Vereador da Capital pelo PSB, em 1996. Candidato a Vice Prefeito de Sapé em 2008. Membro efetivo da API e AAI – Associações de Imprensa da Paraíba e de Alagoas. Tem colaborado com os principais Jornais da Capital, O Norte, Correio da Paraíba, A União, com artigos e crônicas refletindo a força do pensamento sertanejo e brejeiro, impregnado de espírito nordestino na defesa do problema social tipicamente nosso, a agonia dos engenhos, o domínio crescente das usinas, em suma, a desumanização da economia pela mecanização da lavoura de cana-de-açúcar e dispersão de um povo.
Com um espírito empreendedor e apegado as coisas de sua terra Pombal, reuniu em dois compêndios, vários artigos publicados na Imprensa de João Pessoa e outros, como uma maneira de exaltar as belezas históricas e exuberâncias presentes no seu torrão natal.
Sua primeira obra literária “Fazenda Gado Bravo” é uma volta ao seu tempo de infância onde todos nós nessa recordação podemos mergulhar no “túnel do tempo” revivendo nossas origens, como diz Dr. Carlos Pereira de Carvalho e Silva em um trecho no prefácio: “A descrição das pessoas e dos fatos é rica e, algumas vezes, desce a detalhes, com tanta precisão, que nos coloca como participantes daquelas cenas, ainda que não tenhamos vivenciado experiências semelhantes... Livro que foi feito para ler e reler”.
livro “A Dama da Rua Estreita” que foi prefaciado pelo Poeta e Escritor pombalense José de Sousa Dantas, em um trecho está escrito assim: “Em A Dama da Rua Estreita – conjunto de relatos que formam esse romance está em ponto concentrado, todas as características e nuances do estilista e do ficcionista. Faz-nos assistir aos diálogos íntimos das suas personagens, diferenciados também segundo hábitos e interesses dominantes, que abordam tema campestre numa cidade histórica, rica de lendas, fatos e pitorescas personagens”.
Paulo Abrantes Entrega ao Senador Roberto Cavalcanti Proposta da Criação do Campus de Sapé. (Foto)
Como Presidente da Comissão Provisória da Instauração de Cursos de Graduação da UFPB campus de Sapé, Paulo Abrantes, conseguiu apoio imediato do Senador Roberto Cavalcanti, o qual vem empreendendo ações efetivas junto ao (MEC) Ministério da Educação e Cultura, para realizar o sonho de 146 mil habitantes da micro região de Sapé, na implantação dos citados cursos, cuja proposta da criação do Campus de Sapé e projeto foram entregues em mãos ao Senador Roberto Cavalcanti, por Paulo Abrantes, na sede do Sistema de Comunicação do Correio da Paraíba na Capital do Estado.
Na última sexta feira dia 21 do corrente mês, o Senador Roberto Cavalcanti, telefonou para Paulo Abrantes, informando que o encaminhamento ia muito bem no MEC e que o Ministro deu o aval para a implantação do Campus, cujo pacote de documentos do Projeto definitivo está sendo preparado. Comissão Provisória na foto da esquerda pra direita: Paulo Abrantes Presidente, Vereador Jussiê Guabiraba Secretário, Senador Roberto Cavalcanti, Professora Josivete Carvalho Tesoureira, Ana Rosa Neiva Monteiro Abrantes Advogada e Assessora Jurídica
Que mais diria eu sobre Paulo Abrantes? Apenas concordar na íntegra, com dois poemas do poeta José Pereira Monteiro.
MARINGÁ, MARINGÁ! José Pereira Monteiro. Pombal fica num recanto Cheio de tanta beleza Que a própria natureza Revestiu-lhe de encanto Eternizando o seu canto Na canção de Maringá Que sempre persevera O seu valor verdadeiro E o povo do mundo inteiro Jamais lhe esquecerá. Certa vez eu vi o Paulo Disparado num cavalo Com um rosário na mão Correndo pra lá, e pra cá Implorando a Maringá Pra voltar pra seu sertão Pra de novo o coração Do poeta sossegar Pombal tem grande valor Terra de heróis, e guerreiros De poetas, e de vaqueiros Um povo trabalhador Que brilha em todo setor No aspecto cultural Na porteira, e no curral No pirão de queijo quente No cachimbo de aguardente E nas noites de Natal. PAULO ABRANTES
Poeta José Pereira Monteiro. Membro da Academia Maceioense de Letras “ Academia Paraibana de Poesia “ Associação Alagoana de Imprensa
Paulo Abrantes de Oliveira Engenheiro, professor Jornalista, escritor Um artista tarimbado Ensina, ajuda, aparece Participa e vitaliza Constrói, influi, realiza Atende, encanta, engrandece. A corte municipal Da cidade de Pombal Ofereceu-lhe um troféu Doutor Paulo não é prosa No seu castelo em Sapé Com Doutora Ana Rosa Vive pertinho do céu. Com discurso, festa e brilho, Festival, livro e programa Pombal eterniza a fama Do seu talentoso filho Seu novo livro é um show Na rua tem camelô Pra lá e pra cá gritando Pombal revive cantando Tudo que Paulo sonhou.
Paulo Abrantes, meus Parabéns e Feliz Aniversário!
*RADIALISTA.
PAULO ABRANTES... O AMIGO DOS TEMPOS DE CRIANÇA! PAULO ABRANTES... O AMIGO DOS TEMPOS DE CRIANÇA! Reviewed by Clemildo Brunet on 8/29/2009 06:01:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion