banner

CUIDAR DO FUTURO.

Mª do Bom Sucesso Lacerda Fernandes Neta (Foto)
“Curar algumas vezes, aliviar muitas, consolar sempre” (Aforismo atribuído a Hipócrates)
Contribuir para o bem-estar do próximo, doar-se por completo, objetivando a saúde do indivíduo, fazer o melhor, dentro das próprias limitações, a fim de prolongar o sopro de vida do ser humano; tais características são capazes de iniciar a descrição do médico ideal.
Há tempos, a medicina é uma profissão de destaque na sociedade. Desde cedo, os pais encorajam os filhos a optarem por tal carreira. No entanto, mais do que o desejo de superioridade, de pompa, deve-se ter em mente a seriedade da escolha feita e as implicações da mesma na vida do indivíduo.
O caminho da medicina não é fácil e poucos valentes conseguem chegar ao fim da estrada, ultrapassando percalços mil. Para vencer a grande jornada, são necessários: fé, determinação, compromisso, responsabilidade, dedicação e, principalmente, amor.
Pode-se dizer que a medicina é sustentada por dois pilares: o conhecimento e a arte de cuidar; um excelente profissional domina ambos. Quando se afirma que um médico precisa ter conhecimento, não se trata exclusivamente de saber a técnica, mas também de conhecer a fundo os mistérios da mente humana, e ser capaz de estabelecer uma boa relação médico-paciente.
Médico precisa gostar de gente, caso contrário, o indivíduo escolheu a profissão errada. Saber cuidar é um dom, uma arte, território navegado por poucos.
Muitos dizem que a medicina é um sacerdócio e de fato é; o médico é alguém abençoado, uma pessoa especial, escolhido para aliviar o sofrimento alheio e ajudar sem medida. O maior exemplo é Jesus Cristo, filho do Deus altíssimo, médico dos médicos, que curou e ainda cura milhões de pessoas, seja no corpo ou na alma e, indubitavelmente, não desiste do ser humano em nenhuma circunstância.
É preciso ter humanidade. Voz de esperança, mão estendida, palavras de conforto e sinceridade, olhar que transmite confiança, essas são algumas atitudes que tem força para transformar a história do doente.
O bom médico tem a necessidade de saber se comunicar adequadamente, se fazer entender de forma clara e, sobretudo, gostar de ouvir.
Destaca-se também a importância da reciprocidade, da compreensão. O médico precisa enxergar que o paciente que se apresenta diante dele está carregado de sofrimento, depositando o restante da esperança no profissional e, do outro lado, é necessário que o enfermo visualize no médico uma pessoa disposta a ajudar e merecedora de respeito, em virtude de suas atribuições.
Diante de tal descrição, por que incluir o médico na lista dos construtores do futuro?
Os praticantes da medicina constituem exemplos para toda a sociedade, em âmbitos pessoal e profissional. Sinônimos de responsabilidade, de cuidado; suas palavras tem força inimaginável, promovendo mudanças na vida da população; seus conselhos são seguidos e respeitados.
O médico é detentor de segredos, é símbolo de credibilidade e de confiança; serve de inspiração. A medicina representa evolução, luta por ideais, saúde, qualidade de vida para os seres humanos.
A saúde é direito de todos e cada contribuição tem seu valor. Portanto, não deixemos morrer a solidariedade, o respeito e a dignidade; passemos adiante os bons valores, porque mestres e alunos tem muito a aprender, principalmente, no tocante à melhor forma de construir o futuro.
Maria do Bom Sucesso Lacerda Fernandes Neta
(Acadêmica de medicina)
Cursa o 7 período de Medicina na FCM Faculdade de Ciências Medicas de
Campina Grande-PB, filha do casal: Francisco Fernandes da Silva JÚNIOR e
ZENEIDA Furtado Leite Fernandes
CUIDAR DO FUTURO. CUIDAR DO FUTURO. Reviewed by Clemildo Brunet on 12/03/2009 06:32:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion