banner

FIM DE ANO.

CLEMILDO BRUNET*
Mais um ano que se foi no nosso calendário. Um novo ano vai surgir; o que passou, passou. Na lembrança deixemos ficar somente as coisas boas que o ano velho nos trouxe e procuremos tirar da memória tudo aquilo que nos causou tristezas e dissabores. A nossa vida é cheia de oscilações: Alguns momentos de alegrias, outros marcados pelas tristezas e tudo isso faz parte do nosso cotidiano. Muita festa para se comemorar a chegada do ano que vai nascer. Fogos de artifícios explodindo no ar, brindes, trocam de presentes, celebrações, abraços e beijos acompanhados das mais expressivas mensagens de um feliz ano novo.
Moisés o homem que Deus levantou para libertar os Hebreus das mãos dos egípcios, fez esta oração: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.” Moisés estava no deserto quando fez essa oração. Certamente, sentia-se só e cheio de responsabilidade para conduzir muitas cabeças que pensavam diferentes e que muitas vezes levantavam suas vozes contra o seu líder. Atravessar o deserto por 40 anos não foi nada fácil.
Deus é eterno. Geração vai, geração vem. A espécie humana é passageira. Somos vulneráveis. Na mesma oração Moisés declara: “Tu reduzes o homem ao pó e dizes: Tornai, filhos dos homens. Continua Moisés: “Pois mil anos, aos teus olhos são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite...Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como breve pensamento.”
Costumamos ouvir das pessoas - como este ano passou rápido! No entanto, muitos fatos que se sucederam não conseguimos lembrar. Quantos foram para a eternidade este ano e nós nem lembramos mais? Quantos ainda estão conosco e também não lembramos? Quantas oportunidades perdidas? Convém, porém lembrar, que muitas das situações vividas nestes 2009, elas não voltarão jamais! Só à lembrança.
Aquilo que é nosso neste mundo vai passando: Até as pessoas mais queridas. Nossos pais, alguns de nossos irmãos, nossos amigos, nossos bens, nossos objetos e daqui a pouco nós também, por que não? As décadas que mais vivemos com intensidade foram: 60, 70, 80, 90 e 2000, cujo ano que vem, completarão mais uma década. Vejam bem: Não se assustem- Já somos do século passado.
É bom celebrar a chegada do ano novo. Ótimo seria se nessas celebrações o homem reservasse um tempo para falar com Deus, meditar nos seus ensinamentos, perdoar de coração aos que lhes fizeram mal, amar ao próximo como a si mesmo, por conseguinte; abandonar o ódio, a inveja, a maledicência, ser cordiais uns com outros não somente em palavras, mas de fato e de verdade.
O patriarca Jó fala da nossa pequenez e fragilidade diante das circunstâncias dos anos e da vida: “O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece; e sobre tal homem abres os olhos e o fazes entrar em juízo contigo? Quem da imundícia poderá tirar coisa pura? Ninguém! Visto que seus dias estão contados, contigo está o número de seus meses; tu ao homem puseste limites além dos quais não passará.”Jó 14:1-5.
Esta é a realidade do que nós somos diante de um Deus tão grande que é refúgio de geração em geração. Alcançamos todo esse tempo, desde que nascemos até agora, unicamente por causa da sua misericórdia. Paulo o apóstolo, diz: “Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.” Atos 17:28.
No livro das Lamentações do Profeta Jeremias está escrito: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade... Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor.”Lm.3:22,23,40.
E o tempo passou. Novo tempo vai chegar. Quais serão os nossos planos para o ano que vamos receber? Uma coisa é certa, há um tempo que é nosso e esse deve está no limite estabelecido por Deus aqui neste mundo. Porque tudo passa e passará, somente a palavra de Deus permanece para sempre. O verbo que se fez carne e habitou entre nós (JESUS), foi quem disse: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.”Mt. 24:35.
Finalmente, como diz o sábio Salomão:
“Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”
Vivamos, pois, com alegria esse novo tempo que há de vir; ainda que haja guerra, pestilências, adversidades, crises existenciais, saibamos suportar com resignação todas essas coisas e meditemos nas palavras de Jesus. “Tende bom ânimo eu venci o mundo.” Ele não desampara os seus. ”E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do Século.”
VIVA 2010 – BOAS FESTAS, FELIZ ANO NOVO!
*RADIALISTA.
Pombal, 23 de dezembro de 2009.
FIM DE ANO. FIM DE ANO. Reviewed by Clemildo Brunet on 12/29/2009 09:04:00 AM Rating: 5

Um comentário

Sá, J.R disse...

Prezado Clemildo li o texto "FIM DE ANO",e, todos os demais, presenciei através das palavras, aquele gesto verdadeiro de vossa senhoria, sobre uma visão de vida de mais amor,luta e sobretudo, de respeito ao próximo e ao espaço geográfico em que vivemos. É merecedor seu reconhecimento de homem mestre da vida.

Recent Posts

Fashion