banner

BAHIA - O BRASIL COMEÇA AQUI.

POR FRANCISCO VIEIRA*
Você já foi à Bahia? Não. Então vá.
Vá conhecer suas riquezas, nossas origens, aprofundar-se na diversidade cultural e mergulhar no passado histórico. Vá inebriar-se em suas belezas naturais, saborear as apetitosas iguarias e alegrar-se ao som dos ritmados tambores que embalando o axé fazem balançar até os menos animados.
A propósito. Embora respeite o pensamento das pessoas não entendo a atitude de algumas quanto a passeios turísticos. Tenho observado com estranheza que muitos brasileiros deixam de visitar o Brasil e viajam para o exterior sem antes conhecer sua própria terra. Portanto, deixam de conhecer as incomparáveis belezas de nossa terra e dão prioridade a outros países. Assim, deixam de desfrutar da exuberante riqueza natural desse país continental em troca de regiões que não oferecem nada semelhante ou algo que o valha. Desprovido de bairrismo, entendo que devemos conhecer primeiro o Brasil, consequentemente, sua história, riquezas, costumes e tradições.
Com esse propósito visitei recentemente o extremo sul da Bahia, onde conheci parte daquele paraíso tropical que deu origem a esse imenso Brasil. Em suma um passeio simples, porém, especial, pois verifiquei “in loco”, o que até então, conhecia somente através de livros didáticos e mapas geográficos.
Dizem que “baiano não nasce, estréia”. Daí, afirmamos do Brasil que sua história ali teve seu início, sua estréia. De fato, foi na Bahia onde tudo começou.
Visitei apenas parte dos quase 1.000 km de litoral, mais precisamente as Costas do Cacau, das Baleias e do Descobrimento. Região formada por exuberantes praias e rica flora ainda selvagem – por incrível que pareça – falésias, lindos coqueirais e muito axé. Apresenta-se ainda dotada de rica estrutura hoteleira para todos os gostos e preferências que vai desde os lugares mais concorridos como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, até a simplicidade e delicadeza dos locais mais rústicos, nem por isso, menos aconchegante e atraente. A Costa do Cacau que é polarizada por Ilhéus se destaca na produção de chocolate. Na Costa das Baleias, região de Caravelas estão as Ilhas de Abrolhos que nos reservam encantos inimagináveis. Formada de cinco ilhas o arquipélago se constitui um santuário ecológico. Sua beleza ímpar justifica a imensa procura e se destaca como um dos lugares mais visitados do mundo. É o refúgio misterioso e berçário das Baleias Jubarte que ali exibem todo seu esplendor entre os meses de junho e setembro. Enfim, entregamos nossa alma ao direito de conhecer um pouco da nossa história em Porto Seguro onde se destacam o Centro Histórico e o Memorial do Descobrimento. È uma viagem ao passado.Lá, nos deleitamos ante as belezas que somente a região oferece. Se não bastassem os casarios antigos ainda nos encantamos com belíssimas praias, enfim, nos sensibilizamos com a hospitalidade do povo baiano que recebe a todos como ninguém. Onde quer que esteja, Trancoso, Arraial D`Ajuda, Caravelas a receptividade é o cartão de visitas. Tudo isso serve de incentivo para uma permanência demorada e a certeza de um breve retorno. A região que é naturalmente linda se constitui um irresistível convite ao descanso, à paz e alegria.
Não bastante suas belezas naturais, o extremo sul mostra-se economicamente pujante. Suas belas cidades interioranas guardam aspectos pitorescos e valiosos que auxiliam no seu desenvolvimento. Possui particularidades onde sua proximidade com os estados do Espírito Santo e Minas Gerais é uma delas, que explica as diferenças no sotaque e aspecto geográfico, influência que não consegue tirar dos seus moradores o alegre jeito baiano de ser. Polarizada por Teixeira de Freitas, a cidade – pasmem - com apenas 25 anos de emancipação política, comporta cerca de 150 mil habitantes, demonstração evidente do seu galopante crescimento. Em suma, é a prosperidade em poucos anos de história que se deu em conseqüência do grande volume de madeira e que atraiu comerciantes, agricultores e pecuaristas de outras regiões, tornando-se assim como o mamão suas maiores fontes de riqueza e daí, ponto de convergência para as cidades de Prado, Alcobaça, Mucuri, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itahém e outras de igual importância. Na época do descobrimento era ocupada por povos de várias etnias, como: Tupis, Pataxós, Maxacoli, Botocudos, Puris e Camacãs, além de outros.
Em síntese, assim é a Bahia. Dada a sua grandiosidade é deveras impossível descreve-la a altura, relatar sua expressiva diversidade litorânea e toda uma gama de possibilidades turísticas que oferece. Assim foi minha turnê que me permitiu dias maravilhosos e momentos inesquecíveis ao lado da família – esposa, filhos, genro, nora e netos.
A propósito ratifico o pensamento inicial: devemos conhecer primeiro o Brasil começando pela Bahia. Lá onde o viço da natureza feita sob medida mostra o toque Divino. É o começo da saga de um povo guerreiro, hospitaleiro e festeiro, afinal de contas ninguém é de ferro. È a confirmação de que a Bahia é realmente de todos os santos.
Portanto, se você ainda não foi à Bahia, então vá.
Pombal, 10 de março de 2010.
*Professor, ex-Diretor da Escola João da Mata e ex-Secretário de Administração Municipal.
BAHIA - O BRASIL COMEÇA AQUI. BAHIA - O BRASIL COMEÇA AQUI. Reviewed by Clemildo Brunet on 3/12/2010 10:49:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion