banner

CESSA LACERDA: ROSA DA ESTAÇÃO PRIMAVERA!

Clemildo Brunet (Foto)

CLEMILDO BRUNET*

Contaram-me um dia a história de uma linda rosa que nasceu no limiar da estação da primavera, numa época do ano, em que o sol brilha com mais intensidade e as flores abrem-se nos campos delineando a paisagem de um colorido sem igual. É a natureza nos brindando em todo seu esplendor com o espetáculo magnífico de sua exuberância.

Pois bem: A história que ouvi contar é dessa rosa da estação da primavera: MARIA DO BOM SUCESSO DE LACERDA FERNANDES, educadora, poetisa, artista plástica, escritora, madrinha dos comunicadores de Pombal e Presidenta da Academia de Letras de nossa cidade; pessoa humana com qualidades de primeira grandeza, encastoada em ouro no firmamento da constelação de amor a terra natal, em defesa de sua cultura. Com muita propriedade e conhecimento de causa, assim se expressou o nosso historiador Wilson da Nóbrega Seixas:

“A nossa poetisa Cessa já nasceu assim, porque trouxe nas veias, o sangue dos primitivos habitantes das Algarves, distrito e província de Portugal, que povoaram os sertões da Paraíba na segunda metade do século XVIII, em qualquer época teria naturalmente de manifestar a sua vocação poética e a sua inteligência privilegiada, como um fruto que já brotasse amadurecido, ou uma rosa que já surgisse aberta em pétalas’.

Para muitos este é simplesmente mais um dia, sem muitas novidades, mas para nós, integrantes da comunicação e outros espalhados por aí afora e em diversos lugares, 17 de setembro é um dia especial, pois, neste dia estamos comemorando o aniversário da nossa estimada madrinha dos comunicadores, Cessa Lacerda, título honorífico proposto pelo radialista Orácio Bandeira e aceito pela categoria.



Cessa de Lacerda Fernandes (Foto)

O QUE DISSERAM A SEU RESPEITO... 

“Grande mulher, mãe extremosa, escritora por excelência, poetisa por cultuar o belo, professora por vocação, tornando-se uma mestra, católica fervorosa, sempre espargindo atitudes magnânimas. A sua posição social é marcante, recheada com lances de fidalguia e uma elegância incomparável”

João Ferreira de Almeida – Administrador.

“Uma esmeralda simbólica de brilho irradiante, admirada pela sensibilidade e simpatia de sua essência. Filial e fraternalmente chamo-a de D. Cessa (Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes). Mulher, por mim, querida e respeitada. Estrela central aurifulgente da constelação do meu bem querer”

Luiz Antonio Soares - Romancista, Teatrólogo e Poeta.

“Cessa tem se destacado no papel fundamental, à frente da Academia de Poesia e a de Letras da cidade de Pombal, esta, sobretudo pela valorização dos literatos locais, contudo, pela visão cosmopolita, que tem da produção poética atual ou de cunho revisionista.
No seu trabalho transparecem o labor e a sensibilidade. Mulher forte, inteligente e determinada: Dá honra aos pombalenses, e por que não, a todos os paraibanos.
Sensível. “Cessa” enobrece nossos sentimentos mais profundos, com uma atuação fértil e qualitativa. Os vates de sua terra podem e devem se orgulhar. No mesmo solo onde ponteou o célebre Leandro Gomes de Barros e o seu patrono Professor Newton Pordeus Seixas na Academia Paraibana de Poesia.
Podemos dizer, que agora, os rumos da poesia em Pombal tem uma TIMONEIRA de valor e elevar o Barco ao Porto Seguro”

Maria Tavares do Rêgo Barros – Poetisa pombalense – João Pessoa PB.

Com a sabedoria que lhe é peculiar, Cessa Lacerda consta em seu currículo, trinta seis anos de atividades educacionais ininterruptas, todas elas exercidas com dedicação e amor, fato esse ainda reconhecido nos dias atuais, pois consegue arrancar aplausos e elogios de seus pupilos que a chamam de mestra do bem. É como disse um líder comunitário e nós concordamos plenamente: “É GUERREIRA DA PAZ E DA CULTURA”

No seu coração está o amor, pois ela mesma diz: “A minha vida consolida-se na maior oração: AMAR! "O amor para mim é o tribunal da paz, justiça e de felicidade”. Deste modo nossa poetisa e madrinha, se a linha ao sentimento de uma canção popular interpretada por uma cantora brasileira no estribilho:

Fui eu que a primavera só não viu as flores,
os sons, nas manhãs de setembro!
Eu quero falar, eu quero ensinar o vizinho a cantar,
nas manhãs de setembro,
nas manhãs de setembro! (bis).

Parabéns Cessa Lacerda, rosa da estação primavera!

Pombal, 17/09/10

*RADIALISTA


Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
CESSA LACERDA: ROSA DA ESTAÇÃO PRIMAVERA! CESSA LACERDA: ROSA DA ESTAÇÃO PRIMAVERA! Reviewed by Clemildo Brunet on 9/17/2010 12:32:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Em primeiro lugar quero agradecer ao meu SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO por ter tido a oportunidade de nascer em um lar cristão e ter sido gerado por um ser tão especial que é a minha mãe CESSA LACERDA; agradeço a CLEMILDO, a todos os amigos poetas, escritores e admiradores da minha mãe pelas palavras e os elogios a ela tecidos, mas eu tenho um agradecimento especial para ela em meu nome e dos meus irmãos:
"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.
Provérbios 14:1", Baseado neste verso da palavra de DEUS, eu acrescento que a minha mãe é uma mulher sábia e edificou sua casa com amor, justiça, dedicação, sabedoria e fez brotar de suas entranhas 5 seres humanos de grande valor que seguirm o seu exemplo e do patriarca da familia, trilhando todos por caminhos que é a pratica do bem, somos felizes por sermos seus filhos porque somos amados, acolhidos e protegidos pelas suas asas assim como faz o nosso DEUS com os teus, sabemos que somos a menina dos olhos dela e do SENHOR. AMEM
PARABÉNS MAINHA POR MAIS UM ANIVERSÁRIO NATALICIO E QUE O SENHOR TE PROPORCIONE MUITOS ANOS DE VIDA PARA QUE A SENHORA POSSA BRILHAR E EXALAR O PERFUME DE DEUS EM SEUS ATOS E CONTINUAR SENDO A ROSA DA ESTAÇÃO PRIMAVERA!.
"Romanos 8:17-Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de DEUS e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofrermos, também com ele seremos glorificados" Com este texto quero dizer que eu, meus irmãos, noras e netos, estaremos sempre juntos para sorrir, chorar em todo e qualquer acontecimento de nossas vidas, partilhando da união que DEUS celebrou conosco nos fazendo herdeiros de D. CESSA LACERDA E DO ANJO BIBIA. GRAÇA E PAZ, AMEM.

FRANCISCO FERNNDES DA SILVA JÚNIOR
JÚNIOR DA FARMACIA PATOS PB, 17.09.2010.

Recent Posts

Fashion