banner

PAULO PEREIRA: UM HOMEM QUE DEVOTOU SUA VIDA A POMBAL...

Maciel Gonzaga (Foto)
Por Maciel Gonzaga*

Paulo Pereira Vieira, nasceu no dia 29/06/1916 e faleceu em 08/03/1988. Foi o nono Prefeito Constitucional da cidade de Pombal - 1977 a 1982 (6 anos por contemplação de uma prorrogação de mandatos dos prefeitos por dois anos concedida pela Revolução Militar). Seu vice-prefeito foi Aureliano Ramalho Cavalcanti. Por ser mais administrador e de menos contato com o povo, Paulo Pereira quebrou vícios paternalistas, deu mais organização às finanças do município, fez uma administração marcada pela honestidade, inclusive, entregou ao seu sucessor, uma prefeitura sem dívidas e com saldo positivo em caixa. Construiu obras, fez doação de terras para construção de um bairro popular, esgotos sanitários e, até então, foi o prefeito que mais fez calçamentos de ruas na cidade de Pombal. Ainda fez uma concessão ao seu vice, Aureliano Ramalho, para assumir a Prefeitura Municipal por um período de sete meses, tendo este praticamente mantido o desenvolvimento dos trabalhos que o prefeito titular vinha realizando.

Industrial, grande proprietário de terras e imóveis, ex-vice-prefeito. Como industrial, Paulo Pereira foi um marco em Pombal. A sua usina de beneficiamento de algodão gerou muitos empregos na cidade e era a principal concorrente da Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro, também conhecida como SANBRA, que foi uma empresa exportadora de algodão do Nordeste, conhecida também por seus óleos alimentícios. Era casado com Nadir Monteiro Pereira, pais de: Paulo Pereira Vieira Filho, Hermínio Monteiro Neto, Maria Ângela, Maria Bethânia, Maria de Fátima e Rita de Cássia. Era irmão do ex-prefeito e deputado estadual, Francisco Pereira Vieira.

Paulo Pereira (Foto)
Paulo Pereira era único, inconfundível. Seu estilo sempre serviu de parâmetro na cidade. Era homem de sim, sim; não, não. Possuía um caráter impar. Além de suas qualidades como administrador, “Seu” Paulo sempre teve um amor especial pela cidade de Pombal, a ponto de sua família ir morar em João Pessoa e ele ficar morando sozinho em nossa cidade. À noite gostava de visitar residências de amigos na Rua do Rio. Não perdia o Jornal Nacional da Rede Globo. Era Maçom. Depois de utilizar por muitos anos um veículo (a famosa Baratinha, que chegou em Pombal nos anos 50 zero KM), foi o primeiro proprietário de uma caminhonete Chevrollet também zero KM a circular em Pombal. O Açude de Nova Vida, que fez parte da vida da cidade nos anos 50 e 60, pertencia às terras de Paulo Pereira. Ali, havia uma escola para crianças pobres. Eu mesmo estudei as primeiras letras da “Cartilha do ABC” nesta escola, que tinha à frente a professora Dona Almira. Paulo Pereira também foi padrinho de inúmeras crianças da cidade, entre elas o meu irmão Massilon Gonzaga.

Há muitas estórias sobre Paulo Pereira. Conta-me Clemildo Brunet de Sá que, no exercício da Prefeitura, certa ocasião, se aproximando uma campanha eleitoral estadual foi levado por Raimundo Freitas à presença de Paulo Pereira. O objetivo seria a contratação de Clemildo para ser locutor e coordenador de mídia da campanha de reeleição do deputado Chico Pereira. Na presença do prefeito, Clemildo é apresentado e faz a sua proposta financeira. O prefeito, em nome do Grupo Pereira, acha alta a proposta e pede um tempo para pensar. Tentando conseguir uma solução rápida para sua contratação, o jovem locutor questiona: “Seu Paulo, eu preciso de uma solução rápida, porque o outro lado - o outro partido, o MDB – também está me querendo”. Paulo Pereira reage incontinente: “Então, vá pra lá... Você não é  já de lá... Fique lá no seu canto”. A conversa encerrou ali, a pedido de Raimundo Freitas, pois não havia mais condições de se dialogar com o prefeito. Mas, apesar de tudo, “Seu” Paulo acabou contratando Clemildo para trabalhar na campanha e, a partir daí os dois – o prefeito e Clemildo – conseguiram se afinar politicamente e logo surge um convite feito para que “Brack” fosse coordenar a implantação da Rádio Maringá AM, que em breve chegaria a Pombal, pelas mãos do Grupo Pereira. Aliás, a Rádio Maringá, que tinha como sócios os deputados Adauto Pereira (federal) e Aércio Pereira (estadual), além do engenheiro eletrônico Paulo Pereira Filho, teve sua inauguração festiva no dia 03 de abril de 1982, na administração de Paulo Pereira Vieira com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Tarcisio de Miranda Burity; deputado federal e pré-candidato ao Governo, Wilson Braga; deputados Adauto Pereira, Chico Pereira e Aécio Pereira e muitas outras autoridades do Estado e do Município, além de grande número de pessoas. Na mesma data, o prefeito Paulo Pereira Vieira entregou ao povo de Pombal o Terminal Rodoviário “Hermínio Monteiro Neto”, obra de sua administração.

Independe de quais tenham sido as suas convicções partidárias, Paulo Pereira Vieira foi um homem de visão, empresário e político que devotou sua vida à cidade de Pombal. Não podemos esquecê-lo!

*Jornalista, Advogado e Professor. Natal RN.
PAULO PEREIRA: UM HOMEM QUE DEVOTOU SUA VIDA A POMBAL... PAULO PEREIRA: UM HOMEM QUE DEVOTOU SUA VIDA A POMBAL... Reviewed by Clemildo Brunet on 11/20/2010 07:05:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion