banner

JOSÉ WILLIAM GOMES: O PRESIDENTE DE CULTURA

 Paulo Abrantes*

Paulo Abrantes
O nosso Presidente José Willams Gomes já deu demonstração que é daquelas pessoas que defendem os aspectos culturais de sua terra a qualquer custo. Foi com essa visão holística e de coração aberto que abre mais uma vez as portas do Poder Legislativo Municipal, no Dia 30 de setembro, para inaugurar a Biblioteca Pública da Câmara, numa justa homenagem a Poetisa Maria do Bonsucesso de Lacerda Fernandes, que se hoje estivesse viva, comemoraríamos festivamente o seu aniversário.

Bem haja o povo que prestigia os seus poetas e escritores, porque deles é que nos advêm, através dos anos e dos séculos, o patrimônio indestrutível que se consubstancia nas suas obras e nas idéias que elas encerram.

A recíproca implicaria negação clamorosa de cultura e de progresso.

Onde quer que se erija uma estátua, um monumento ou se instituam prêmios, comendas e troféus àqueles que foram ou ainda são operários das letras e que, pelo talento e pela cultura do espírito se notabilizaram perante seus concidadãos, vencendo os óbices que isso acarreta pela indiferença do meio ambiente e, quase sempre, pela tortura de um destino adverso; onde quer que se cultue a figura de um escritor, de um poeta notável ou de um condutor de povos; aí estará, com certeza:

“A justiça de Deus na voz da história”.

Nutre-se a civilização desse culto à inteligência. E quanto mais requintado ele o for; quanto mais aceso mantivermos esse fogo sagrado nas aras da nossa admiração; mais evoluímos dentro de nós mesmos, como se esse gesto de nobreza e de carinho pelos que passaram e procuram passar pela vida deixando um sulco de beleza e genialidade, constituísse um dever fraternal perante esses artistas das letras pombalenses.

José William de Queiroga Gomes

Assim, a CÂMARA MUNICIPAL DE POMBAL, brilhantemente comandada pelo grande vereador JOSÉ WILLAMS GOMES, por bondade extrema dos demais vereadores, merece os nossos efusivos parabéns, porque é um Presidente de cultura!

• Paulo Abrantes é engenheiro civil e escritor pombalense.


JOSÉ WILLIAM GOMES: O PRESIDENTE DE CULTURA JOSÉ WILLIAM GOMES: O PRESIDENTE DE CULTURA Reviewed by Clemildo Brunet on 9/17/2011 10:01:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion