banner

MANIFESTAÇÃO HONROSA AO PROFESSOR PIRAGIBE MOTA ROMEU!

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

Dia 07 de setembro do corrente marca os 189 anos da Independência do Brasil e 33 anos da criação do “PELOTÃO ESPECIAL” da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Arruda Câmara” de Pombal, organizado pelo Professor PIRAGIBE MOTA ROMEU. Por iniciativa e deferência da Direção, Professores e Alunos, decidiram que o Desfile cívico do dia da Pátria do mencionado pelotão em sua trigésima terceira versão este ano, assinalasse uma homenagem ao patrono e criador do próprio Pelotão Especial; forma essa encontrada de manifestarem reconhecimento e gratidão aos relevantes serviços prestados pelo o Professor PIRAGIBE aos desfiles cívicos da escola nos 07 de setembro de tantos anos passados.

PIRAGIBE MOTA ROMEU, nasceu no dia 25 de novembro de 1949 na cidade de Pombal Estado Paraíba. Filho de Dorgival da Costa Romeu e Ceci Mota Romeu. Uma família constituída pelos os irmãos: Jairo Mota Romeu, Sonia Maria Mota Romeu, Maria do Socorro Mota Romeu, José Wiliam Mota Romeu e Djone Érison Mota Romeu. Casou-se com Estela Mares Silva de Assis Romeu e dessa união nasceram o casal de filhos, Cisia de Assis Romeu e Ciro Adriano de Assis Romeu.

Estudou pré-escolar e primário com as professoras Ermelinda Rocha, Marinheira, Ivonete Bezerra e Professor Guimarães. Começou seu Curso Ginasial - no antigo Ginásio Diocesano de Pombal, continuando seus estudos no Colégio Estadual da Prata em Campina Grande onde frequentou durante três anos. Concluiu o Científico na Escola Estadual Arruda da Câmara de Pombal. Licenciou-se em Geografia Plena pela FIP – Faculdades Integradas de Patos. Fez curso de coordenação e atualização de Educação Física em Sapé Paraíba, tendo participado como professor por diversas vezes de treinamentos de Coordenadores de área do Segundo Grau nas cidades de Sousa e Patos.

Desenvolveu suas atividades como Professor de Educação Física desde os idos de 1969 no antigo Ginásio Diocesano de Pombal, época em que o Professor Martinho Salgado era Diretor. Exerceu de igual modo a mesma atividade no antigo Colégio Josué Bezerra, onde também ocupou a função de Secretário, tendo respondido em várias ocasiões como Diretor do turno manhã do referido educandário. Aptidão, responsabilidade e dedicação ao trabalho o fizeram querido de todos, havendo conquistado deste modo a simpatia e total confiança da Direção do Colégio na pessoa do Pe. Solon Dantas de França (In Memoriam).

Em 1975 – O Professor Piragibe assumiu a disciplina de Educação Física da Escola Estadual Arruda Câmara de Pombal, mas, não demorou muito e em 1978 entendeu de dar maior brilhantismo aos desfiles cívicos das tardes quentes e ensolaradas dos 07 de setembro de Pombal. Criou por iniciativa própria, o “PELOTÃO ESPECIAL” da Escola Estadual Arruda Câmara. Para execução desse projeto selecionou alunos de ambos os sexos começando dos mais jovens até adultos. Requereu dos mesmos a galhardia de fazer a diferença, impondo ordem e respeito, para que os alunos perfilados, mantivessem o passo de acordo com a cadência da marcha.

A cada ano, o Pelotão Especial organizado pelo Professor Piragibe foi aperfeiçoando-se, sendo aplaudido entusiasticamente pelos que compareciam as nossas ruas para assistir ao desfile. A coreografia e o malabarismo exibidos pelos integrantes do Pelotão Especial atraiam os olhares dos circunstantes pelo belíssimo espetáculo que encantava a todos...

Seja pelos seus estandartes ou pelas indumentárias usadas para fins específicos, o Pelotão Especial, em sua simbologia de homenagear instituições ou pessoas, ao longo dos anos nos desfiles dos 07 de setembro de Pombal, levou ao público em suas apresentações honras a Seleção Brasileira, Campeonatos Mundiais, Imprensa Pombalense, personalidades da História do Brasil incluindo entre eles o escritor Jorge Amado. Também foram merecedores de atenção do Pelotão Especial: Professor Arlindo Ugulino, Pe. Solon Dantas de França, e ao completar 25 anos de atividades cívicas, em seu Jubileu de Prata fez uma justa homenagem ao Município de Pombal.

Em outras oportunidades também se apresentou, como as competições esportivas da 10ª Região de Ensino na cidade de Sousa e outras vezes representando as Escolas Estaduais (CEPES) de Pombal, o Pelotão Especial organizado pelo o Professor Piragibe foi marca registrada nos eventos festivos e competitivos dessa instituição, sob a jurisdição da qual estão ligadas as escolas do Estado das cidades pertencentes a essa região.

A Escola Estadual “Arruda Câmara” de Pombal neste dia 07 de setembro de 2011 fez jus ao trabalho dedicado com amor pelo Professor Piragibe, seu exímio mestre de Educação Física e maestro devotado ao treinamento e execução do PELOTÃO ESPECIAL. Na abertura do desfile apresentação do Estandarte com as fotos dos desfiles organizados por PIRAGIBE a cada ano, seguidos pelos estandartes criados por ele, onde se lê: “O nome da Escola e do Pelotão Especial”.
Como parte dessas homenagens ao Professor Piragibe em outra ala do desfile era carregado um estandarte com a seguinte frase: “SOMOS ETERNAMENTE RESPONSÁVEIS PELO QUE AMAMOS”. Significando dizer, o quanto Piragibe tinha de amor pela sua criatividade e doava-se de tal modo num esforço colossal para vê-la executada. Reconhecimento da Escola, dos seus colegas professores e de todos os alunos.
Prof° Piragibe ladeado por lindas garotas fardadas
Outra ala de destaque no desfile foi à formação de uma Companhia Militar representada por belas jovens fardadas com a indumentária do Exército Brasileiro conduzindo seus rifles e escoltando o homenageado - simbolizando o quanto o Professor Piragibe, era rígido no treinamento de seus alunos, requerendo dos mesmos, um desempenho militar nos desfiles cívicos em homenagem a Pátria e outras datas comemorativas.

Lindas Balizas abriram alas para o festivo pelotão das Bandeiras com as cores da Escola Estadual “Arruda Câmara”, além da Guarda de Honra.

Em sua vida de cidadão comum pertencente ao Município de Pombal, o Professor Piragibe Mota Romeu exerceu outras atividades tais como: Secretário das Paroquias Bom Sucesso e São Pedro em Pombal, São José em Paulista e Paróquia do município de Lagoa. Professor de Educação Física do Município de Pombal nas Escolas Decisão e Newton Seixas no período de 1998 a 2008. Exerceu também atividade de Juiz de Paz em nossa cidade durante 04 anos e 06 meses. É membro do Corpo de Jurados do Tribunal do Juri da Comarca de Pombal, tendo também exercido a função de auxiliar de escrita do Funrural de 1982 a 1986.
A homenagem prestada hoje ao Professor Piragibe Mota Romeu é mais que justa. Merece o aplauso de todos começando por seus discípulos, colegas professores, diretores de diversas épocas da Escola Estadual Arruda Câmara, de pais de alunos e do povo em geral.

PARABÉNS PROFESSOR PIRAGIBE! PARABÉNS PELOTÃO ESPECIAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ARRUDA CÂMARA DE POMBAL!

Pombal, 08 de setembro de 2011

*Radialista, Blogueiro e Colunista.


MANIFESTAÇÃO HONROSA AO PROFESSOR PIRAGIBE MOTA ROMEU! MANIFESTAÇÃO HONROSA AO PROFESSOR PIRAGIBE MOTA ROMEU! Reviewed by Clemildo Brunet on 9/08/2011 10:59:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion