banner

NA MIRA DA COPA - Final da primeira fase e o começo das verdadeiras emoções

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*


O final da primeira fase acabou nessa quinta-feira (26), para alegria estampada nos rostos de muitos atletas e turistas e um de tristeza e melancolia para outros tantos, 16 equipes vão votar aos seus países lamentando suas decepções num campeonato que para eles que retornaram acabou na primeira fase, e
continua para as outras 16 equipes para as novas fases do sistema conhecido como mata/mata.
      Depois de todos os transtornos que Recife/PE, e seu entorno, passaram com as águas que caíram na noite anterior e as dificuldades apresentadas na mobilidade da região, a Arena Pernambuco ficou pequena para receber o jogo entre EUA e Alemanha, quando muita gente desconfiou que fosse um encontro de compadres, antes do evento, pois, o empate seria o melhor resultado para as duas equipes. Ledo engano! Parecia um final de campeonato, um volume de jogo admirável, sem corpo mole ou bola recuada, é aquele jogo que normalmente chamamos de show de bola, pelo que os atletas se dignificaram a apresentar aos pernambucanos, turistas e telespectadores de diversos países.
     Vendo o espetáculo evoluir em campo lembrou-me quanto o futebol praticado pelos americanos cresceram depois dos anos 1970, com a ida do Pelé para jogar no New York Cosmos e o investimento feito em atletas em final de carreira, Johan Cruyff, Beckenbauer, Carlos Alberto Torres, Edu, Marinho Chagas, além de outros nomes não citados, tornaram a equipe viável. Fundada em 1971, depois da associação junto a North American Soccer League (NASL), com suas atividades encerradas em 1984 e retornando novamente a partir de 2000. Além de ter sido um grande sucesso enquanto esteve na ativa, ajudou o futebol ser difundido naquele país, inclusive, hoje competindo com um futebol de belíssimo desempenho apesar do vigor físico empregado. A Alemanha continua com a tradição dos seus bons jogadores, sempre com atacantes destacados, caso específico do Muller que vem valorizando, mais uma vez, o futebol alemão nesse campeonato.
     A vitória da Alemanha, por 1x0, sobre os EUA foi o resultado do esporte ético das duas equipes, muito embora se o placar fosse de empate seria até mais justo pelo que as equipes fizeram em campo. Com esse resultado a Alemanha segue no campeonato como líder do seu grupo e vai até Porto Alegre para jogar contra Argélia na segunda-feira (30), às 17h00min. Enquanto isso, os americanos foram beneficiados com a vitória de Portugal sobre Gana e, ficando em segundo do grupo, e vão jogar na Arena Fonte Nova, em Salvador/BA, contra a Bélgica, terça-feira (1), às 17h00min, pelas oitavas de final.
         No Estádio Mané Garrincha em Brasília/DF, no jogo entre Portugal e Gana, classificando quem não estava em campo, naquele jogo, o resultado de 2x1 para Portugal beneficiou a equipe norte americano, do grupo. O jogo foi o retrato do desencanto o do descaso, Portugal que vinha credenciado por ter em sua equipe o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, não justificou nem o credenciamento da equipe, como uma favorita ao título de campeã mundial, nem a fama de melhor jogador, quando o atleta esteve apagado nos três jogos que participou, fazendo apenas o gol contra Gana.
       A equipe de Gana teve um episódio triste nesse campeonato, foi lamentável o que ocorreu com a seleção desse país, exigindo e tendo o pagamento antecipado, pela participação apenas dos atletas na competição, se negando, inclusive, a não entrar em campo para jogar se o pagamento não fosse feito na concentração deles. Não conheço, não sei como é a ética do futebol nos países africanos, principalmente em Gana, apenas possa afirmar uma coisa, se esses fatos ocorressem em nosso país, duvido muito que ocorressem, os jogadores da seleção teriam suas carreiras comprometidas seriamente, além de não retornarem ao selecionado brasileiro, pelo comportamento vexatório, denegrindo a imagem de um país que deve ser respeitada, qualquer que seja a qualidade do futebol apresentado pela seleção da nação.
        Sabemos que hoje o dinheiro passou a ser o mais importante no Campeonato Mundial de Futebol FIFA, mas o que não sabíamos é que tinha chegado a tal desatino a falta de respeito com a pátria. O grande negócio que virou esse campeonato tem mostrado algumas facetas do mundo esportivo que não conhecíamos, nos levando ao total constrangimento, esse caso de Gana eu nunca tinha visto ou imaginado que um dia ia ver, mas como o Brasil tem sido palco de grandes falcatruas nos últimos anos, não podemos admirar que esse fato viesse ocorrer pela primeira vez aqui em nossa terra, lamentável!
        A grande surpresa que tivemos, na Arena da Baixada, Curitiba/PR, nessa tarde futebolística, já li essa frase, ou ouvi, em algum lugar, foi a classificação da Argélia em cima da Rússia, uma seleção que sempre impôs seu futebol, principalmente na época da União Soviética (URSS, USSR ou CCCP), com a queda das cortinas vermelhas caíram também o futebol por lá apresentados. A Argélia com muita dignidade, apesar do 1x1, nesse jogo, é o segundo país Africano a continuar no campeonato, nas oitavas de final. É bom lembrar, abrindo uma parêntese, que nós Americanos passamos 8 equipes para as oitavas de final, metade das seleções, os Europeus 6 equipes e os Africanos 2. Não vou ficar surpreso se tivermos um final Sul Americana.
       Completando a rodada a Bélgica derrota a Coreia do Sul, na Arena Corinthians, São Paulo/SP, por 1x0 e vai para as oitavas de final, tendo que enfrentar um jogo duro conta a Alemanha, no Estádio Beira-Rio, Porto Alegre/RS.
      Registrando nas nossas reminiscências o nascimento nessa data, 26 de junho de 1983 (31 anos), Felipe Melo de Carvalho (Pitbull), nascido em Volta Redonda/RJ, atuou por vários clubes no Brasil desde 2001, com 22 partidos na seleção brasileira em 2009. Hoje o atleta é volante do Galatasaray, Istambul/Turquia.
*Escritor e Poeta

NA MIRA DA COPA - Final da primeira fase e o começo das verdadeiras emoções NA MIRA DA COPA - Final da primeira fase e o começo das verdadeiras emoções Reviewed by Clemildo Brunet on 6/29/2014 11:56:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion