banner

NA MIRA DA COPA - Uruguai vence mas, Suarez envergonha futebol Sul Americano

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

       O Nordeste em festa, 24 de junho é uma das datas mais significativas para essa região cheia de alegria na musicalidade dos seus músicos compositores, e rimas e trovas dos seus inúmeros poetas. Campina Grande/PB e
Caruaru/PE, tão bem representam nessa época toda riqueza do folclore nordestino, consideradas as duas maiores Capitais do Forró, o ritmo mais nordestino de todos os ritmos ali consagrados.
    Nesse dia, no Estado vizinho, Rio grande do Norte, exatamente na sua bela Capital, Natal, o potiguar pode testemunhar um dos grandes jogos pelo Campeonato Mundial de Futebol FIFA, as seleções do Uruguai e Itália se enfrentaram, num jogo de muitas emoções e a tradição raça dos irmãos uruguaios, justificando a classificação para as oitavas de final. Uruguai, essa República Presidencialista, na América do Sul, com seus 3.5 mi de habitantes, aproximados, com metade vivendo na Capital, Montevidéu, já foi duas vezes campeã dessa competição, 1930/1950, em 1950 aprontou para nós brasileiros, sendo campeã dentro do nosso território, na primeira copa sediada em nosso país.
       O Uruguai manda de volta à Europa, os tradicionais italianos, com a fama de grandes jogadores, inclusive sendo atualmente tetracampeões, um grande feito para um país pequeno e modesto na sua participação na economia mundial, com PIB de 59.5 bi, estimativas para 2014, se constituindo num dos países menos violentos das Américas, e muito bem administrado por políticos voltados para a ética, com um presidente vivendo modestamente, dando exemplo para o povo uruguaio; um modelo que devia ser seguido pelos países bolivarianos, do nosso continente, incluindo-se o nosso próprio país, com um histórico de corrupção nada memorável.
          A Arena das Dunas foi palco do grande jogo, infelizmente nem tudo é perfeito, num lance pouco visto em nossos campos, o atleta uruguaio Suarez em disputa de bola aérea, com o atleta italiano Chiellini, aplica uma mordida no ombro, deixando 39.706 torcedores presentes, sem entender o que estava ocorrendo. Fato lamentável, considerando que essa não foi a primeira vez que o atleta uruguaio se comportou dessa forma. Se essa for uma atitude recorrente do atleta, dentro dos campos de futebol, para evitar prejuízo ao esporte, no seu conceito mais elementar de ética esportiva, a FIFA tem que barrar esse jogador, ou outro com esse tipo de comportamento, em competições dessa dimensão para que outros casos próximo à loucura, ou desvio de personalidade, não venha ocorrer em outros eventos.
       De volta ao jogo, com o placar de 1x0, o Uruguai vence a Itália e vai as oitavas de final, quando vai ter que jogar contra a Colômbia que derrotou o Japão, em jogo memorável para os colombianos, na Arena Pantanal em Cuiabá/MT.
       Os colombianos depois de golearem o japoneses, foi uma das surpresas do torneio, vencendo os três jogos da primeira fase, apresentando um atleta jovem, seu camisa 10, James, como uma grande revelação no futebol. Os colombianos ainda ajudaram a quebrar um recorde no futebol, o seu atleta Mondragón, veterano goleiro (43 anos) entrou em campo no segundo tempo e se tornou o atleta mais velho a participar de um competição do Campeonato Mundial de Futebol da FIFA.
Agora os colombianos vão jogar contra os uruguaios, sábado ( 28), no Maracanã, no Rio de Janeiro/RJ, as 17horas. Depois que o Brasil jogar contra o Chile, sábado (28), as 13h00min, no Mineirão, em Belo Horizonte/MG.
       No domingo (29), teremos a sequência com Holanda e México, no Castelão, as 13h00min, em Fortaleza/CE. E o último jogo do dia será em Recife/PE, Arena Pernambuco, as 17h00min, entre Costa Rica e Grécia. Faltando as outras definições para as oitavas de final.
      Essa composição de jogos ocorreu em decorrência da Costa Rica ter eliminado a Inglaterra, em Belo Horizonte, Mineirão com 0x0, num verdadeiro jogo de compadres. E a costa do Marfim ter sido eliminado pela Grécia, na Arena Castelão, em Fortaleza/CE.
     As nossas reminiscências não podia deixar registrado o falecimento, hoje (24) do ex-jogador e ex-técnico de futebol, Antonio Gilberto Maniaes (Giba). Nascido em Cordeirópolis (SP), em 07 de março de 1962,
    Jogou por clubes do interior de SP, Internacional de Limeira, União São João de Araras e guarani, depois vai para o Corinthians Paulista, sendo campeão brasileiro em 1990, pelo clube, sendo convocado nessa época para a seleção e seleção brasileira. Teve sua carreira encerrada em 1993, depois de uma cirurgia mal sucedida de menisco e receber passe livre do Corinthians.
       Iniciou sua carreira como técnico em 1995, em 1996 conquista a Copa São Paulo de Juniores pelo Lousano/Paulista de Jundiaí contra o Corinthians. Foi técnico em vários clubes pelo Brasil: Santos, São Caetano e Portuguesa (SP), Sport Recife e Santa Cruz (PE), Remo (PA) e CSA (AL), e outros clubes tão importantes quantos os enumerados. Saudades que ficam. Isso é um fato.








*Escritor e Poeta

NA MIRA DA COPA - Uruguai vence mas, Suarez envergonha futebol Sul Americano NA MIRA DA COPA - Uruguai vence mas, Suarez envergonha futebol Sul Americano Reviewed by Clemildo Brunet on 6/25/2014 10:23:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion