banner

AS DATAS HISTÓRICAS BÁSICAS NÃO MUDAM PERMANECE AS MESMAS

               A cidade Pombal comemora, desde 1962, o dia 21 de julho como sendo a data da sua elevação à cidade e,
consequentemente, a sua emancipação política o que: o que não é de tudo a verdade
            De fato, foi no dia 21 de julho de 1862 que Pombal foi elevada a categoria de cidade, porém, de forma “sui generis”, a terra que deu origem a lenda da cabocla Maringá teve sua emancipação política alcançada quando da sua elevação ao status de vila, instalando-se a Vila Nova de Pombal em 04 de maio de 1772, quando foram realizadas eleições livres para os cargos de oficiais da Câmara, elegendo-se também o Presidente e Juiz ordinário, sendo este o capitão mor Francisco de Arruda Câmara, pai do festejado internacionalmente, Manuel de Arruda Câmara.
            O que queremos, com esse debate aberto com o povo de Pombal, é restabelecer a verdade histórica. A nossa Câmara dos vereadores, por exemplo, completa 242 anos e não 152, isto 2014.
            Não se quer alterar data histórica alguma! Vai-se apenas alterar o dia de uma comemoração (ou, dito de outro modo, transferir uma comemoração de uma data para outra). As datas históricas básicas não mudam, permanece as mesmas, e são elas:
            * 22 de julho de 1766 = carta régia de dom José I autorizando a ereção de Vilas em Pernambuco, Parahyba, Rio Grande do Norte etc.
            * 4 de maio de 1772 = a povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó, na Ribeira do Piranhas, é erigida em Vila Nova de Pombal ou, simplesmente, Vila de Pombal (mas já com autonomia municipal ou emancipação política!) e é essa a verdadeira data da emancipação política de Pombal.
            * 21 de julho de 1862 = elevação da Vila de Pombal à condição de cidade (data erroneamente até agora comemorada como a da autonomia municipal ou emancipação política).
            Portanto, em 4 de maio de 2014, Pombal Deveria ter comemorado 242 anos de emancipação política ou de autonomia municipal (e não apenas 152 anos como se comemora com a data de 1862).
            A cidade que serviu de base para fundar as urbes sertanejas não pode ser mais nova do que estas.

Fonte: Jerdivan Nobrega Araujo
AS DATAS HISTÓRICAS BÁSICAS NÃO MUDAM PERMANECE AS MESMAS AS DATAS HISTÓRICAS BÁSICAS NÃO MUDAM PERMANECE AS MESMAS  Reviewed by Clemildo Brunet on 7/06/2014 06:26:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion