banner

A serpente pôs seus ovos

João Costa
João Costa*

Para sua consideração – Esse pedido de impeachment da Dilma Vana é um golpe paraguaio. Vem na sequência, uma semana depois, da exoneração do general José carlos de Nardi, vice-chefe  do estado maior-conjunto da forças armadas, por não aceitar um ministro da Defesa comunista, nem mudanças na força. Alegou discordância com o ingresso de estrangeiros sem vistos durante a Olimpíada. Uma serpente que precisa ser morta no ventre, antes que ponha seus ovos no Jornal Nacional.
Os argumentos jurídicos são tão fajutos quanto os juristas que urdiram a trama. O presidente da Câmara precisa ser tratado como ele é:
achacador. O Guia Eleitoral do Democratas demonstra que estão de caso pensado. Com 257 deputados em plenário, Dilma vai precisar de 171 votos. Golpistas vão tentar manobras para retardar ao máximo uma decisão, para que o golpe tome forma no JN da Globo.
Ao ministro da Defesa, Aldo Rebelo, com um passado limpo e honrado na presidência da UNE,  que permaneça atento. A propósito, o vice-chefe do estado maior conjunto da forças armadas, general José Carlos De Nardi, já foi exonerado.
A CNBB já identificou a cilada, juristas renomados idem. Hora da reação democrática, bem ao estilo da Ofensiva do Tet, ao modus operandi vietnamita – em todas as frentes. Ou chamem os Mariachi. Não se trata da defesa de Dilma, mas a defesa intransigente do estado de direito; da democracia.
O país tem uma presidenta de conduta limpa, sem mácula por conta de denúncias de corrupção, mas é atacada por todos os flancos, desde uma oposição que não aceita o resultado das eleições, e impede o governo de governar, prometendo, inclusive, se a presidenta cair, seguir com as medidas já adotadas por ela no combate a crise.
A crise ética não atinge só os políticos, aí incluídos os que estão presos e ainda os que estão em liberdade posando de impolutos - é da sociedade. Manobras fiscais viraram crime de lesa pátria para os golpistas. Mas o pano de fundo é a luta de classe, não se iludam, aqueles que se posicionam pelas liberdades e por uma sociedade mais justa.
Corrupção é crime; crimes são praticados por pessoas. A polícia e o MP investigam e prendem por ordem da Justiça. Isso está sendo feito e até quem tentou obstruir a aplicação da lei está na cadeia. Isso é fato e as instituições até o presente se mostraram fortes. Que continuem assim. O tempo passa rápido, que esperem 2018 para a disputa pelo voto. Se não, o confronto, a escalada também faz parte.

*João Costa é radialista, jornalista e diretor de teatro, além de estudioso de assuntos ligados à Geopolítica. Atualmente, é repórter de Política do Paraíba.com.br
A serpente pôs seus ovos A serpente pôs seus ovos Reviewed by Clemildo Brunet on 12/05/2015 06:17:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion