banner

Jornalista lança livro em solenidade da Associação Campinense de Imprensa

Gilson Souto Maior
(ASSESSORIA DE IMPRENSA)

O jornalista Gilson Souto Maior estará lançando no próximo dia 26, às 20 horas, em Campina Grande, mais um dos seus trabalhos de pesquisa, desta feita sobre a televisão. O lançamento será no Sítio São João, no Bairro do Catolé, integrando uma vasta programação da Associação Campinense de Imprensa – ACI – que constará de solenidade de posse dos novos dirigentes da entidade, além de uma sessão especial da Câmara Municipal, homenageando, antecipadamente, os jornalistas campinenses pela passagem do Dia da Imprensa, que ocorre no dia 1º de junho.
Até 1998, o Dia da Imprensa se comemorava no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, periódico da Corte. Em 1999 a comemoração do dia da Imprensa mudou de data. O Dia da Imprensa passou a ser comemorado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa. Isto ocorreu no mesmo ano da Gazeta do Rio de Janeiro, mas o Correio Braziliense, jornal clandestino, começou a circular cerca de três meses antes.
O livro de Souto Maior
O livro ‘História da Televisão na Paraíba’ demonstra a preocupação do conhecido nome do jornalismo paraibano no desenvolvimento de bibliografias da comunicação, que retratem a história dos meios de comunicação social e dos seus atores, de ontem e
de hoje. “Não podemos deixar de lado a história dos nossos veículos – Rádio, TV, Jornais – além dos nomes daqueles que contribuíram e dos que hoje contribuem para a existência das nossas mídias” – destaca Gilson.
Ele ressalta a pouca importância que é dada aos momentos históricos que marcaram o início dos meios de comunicação na Paraíba, com os nossos estudantes de jornalismo tendo pouco acesso às informações sobre esses veículos. “Recentemente, lançamos o livro ‘Rádio – História e Radiojornalismo’, dando continuidade ao trabalho do professor Moacir Barbosa de Sousa, que nos deu de presente, alguns anos atrás, um belo livro sobre a ‘Evolução do Rádio Paraibano’, editado pela Editora UFPB. Agora, ‘História da Televisão na Paraíba’ é mais um esforço que empreendemos no sentido de melhorar a bibliografia a ser colocada ao dispor dos historiadores e leitores paraibanos, especialmente, aos estudantes de Jornalismo/Comunicação Social” – ressalta o também professor Souto Maior.
O livro ‘História da Televisão na Paraíba’ - do jornalista Gilson Souto Maior – tem o prefácio do também jornalista, professor e historiador, José Octávio de Arruda Mello, que destaca a rica trajetória do autor no campo jornalístico paraibano. No livro, destaque para os comentários sobre o autor por parte dos conhecidos e destacados jornalistas Sílvio Osias e Nonato Nunes.
‘História da Televisão na Paraíba’, que também será lançado em João Pessoa, Patos, Cajazeiras e Guarabira, em datas a serem anunciadas, mostra o bonito trabalho de pesquisa de Souto Maior, em 344 páginas, ilustradas por mais de 700 fotos, capa e diagramação da jornalista, design e RP, Ilka Cristina, da Estampa/PB, com impressão da Editora A UNIÃO.
Sobre o autor
Foi subchefe e chefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade Regional do Nordeste – URNe, durante os reitorados dos professores José Cavalcanti de Figueiredo e Antônio Vital do Rêgo no período de 1979/1982.
É graduado e pós-graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo – pela Universidade Regional do Nordeste, hoje UEPB - Universidade Estadual da Paraíba. Foi professor especialista em Comunicação Social, concursado, lecionando as disciplinas: Radiojornalismo e Estágio Supervisionado de Rádio. Ministrou ao longo de sua atuação, como professor da UEPB, outras disciplinas como: Telejornalismo, História do Jornalismo no Brasil, Tópicos de Comunicação, Assessoria de Imprensa e Técnica de Entrevista e Reportagem.
Iniciou a sua vida como profissional na imprensa paraibana no ano de 1965, na Rádio Caturité de Campina Grande, onde exerceu diversas funções: redator, radioator, repórter, locutor apresentador, locutor-chefe, comentarista e locutor esportivo (1965/1970).
Passou pelos Diários Associados em Campina Grande – TV Borborema, Rádios Borborema e Cariri, como gerente de programação, e, Diário da Borborema, como redator e colunista, nos anos 70/82, escrevendo sobre música. Foi Assessor de Comunicação Social do Sistema FIEP/SESI SENAI (1979/1981). Intregrou, ainda, a Assessoria do então prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro (1981/82, quando transferiu-se para a capital do Estado.
Em João Pessoa, integrou a equipe de fundação e foi o primeiro apresentador do telejornal da TV O NORTE (1987/1988), hoje TV Clube. Foi Assessor de Comunicação Social da TELPA, Telecomunicações da Paraíba S/A, Empresa do SISTEMA TELEBRÁS (1982/1999). Presidiu a Rádio Tabajara da Paraíba, emissora oficial do governo do estado (1987/1989), durante o Governo Burity II.
No ano de 1975, atendendo a um convite do amigo Hilton Motta, um dos maiores dirigentes da área de comunicação na região, fez um hiato em sua passagem nos Diários Associados. Assumiu a direção de programação da Rádio Correio AM e atuou como redator do Jornal Correio da Paraíba, retornando no mesmo ano ao grupo Associado como apresentador da TV Borborema.
A passagem pelo Sistema Correio foi rápida, mas, o suficiente para fazer com que a Rádio Correio retomasse o primeiro lugar na preferência do público pessoense, saindo de um incômodo último lugar nas pesquisas.
No ano de 2003, ao retornar da França, onde residiu por um tempo, foi convidado para assumir o então Departamento de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, na administração do presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Deputado Rômulo Gouveia. Integrou, durante catorze anos a equipe da TV Assembleia, da qual, como um de seus fundadores, foi coordenador durante vários anos.
Imagens de Gilson na Editora A União, observando a conclusão dos últimos exemplares de seu livro. Ele foi recebido pelo amigo Junior, Gerente do Setor de Impressão e amigos da área de acabamento gráfico. Numa das fotos, ele aparece ladeado por Junior e Ilka Ctristina, ela, responsável pela diagramação do livro e criação da capa de mais um trabalho memorialístico do jornalista paraibano.
Jornalista lança livro em solenidade da Associação Campinense de Imprensa Jornalista lança livro em solenidade da Associação Campinense de Imprensa Reviewed by Clemildo Brunet on 5/24/2017 10:36:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion