banner

26 DE JULHO – DIA MUNDIAL DOS AVÓS





Francisco Vieira*
           
Hoje, 26 de julho, se comemora o Dia Mundial dos Avós, uma justa homenagem da Igreja Católica a São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus Cristo e padroeiros de todos os avós.

A propósito, lembro de meu pai acariciando nos braços meu filho primogênito e seu primeiro neto, enquanto um amigo afirmava ser o cheiro do neto mais perfumado que o do filho. Hoje, na condição de avô, asseguro ser um sentimento diferente.

Sobre a convivência entre avós e netos, em relação aos filhos, assim se comenta: que o bem pelo neto é maior, que pelos netos fazemos e toleramos mais, etc. A respeito, um padre assim definiu: avô é um cavalo bravo que o filho amansa para o neto montar.

O papel dos avós é de grande importância na vida dos netos. Segundo estudiosos a convivência é uma relação que faz bem as duas gerações, tornando vovô e vovó como referência familiar e fonte de sabedoria que contribuem para o desenvolvimento sócio e intelectual da criança.

Aos avós empenho minha reverência, que sendo pais outra vez, dispensam aos netos uma sequência inexplicável de sentimentos, sobretudo, amor. Tributo os louros aqueles que abraçam com afeto servindo o ombro como apoio e acolhe trazendo segurança e ensinamentos, requisitos que somente os mais velhos podem oferecer aos mais novos.

Ser avô é mostrar-se indiferente as frases célebres, mas não detém a emoção e o sorriso ante as palavras “vovô, eu te amo”, mesmo mal pronunciadas pelo netinho que começa a falar. Avô é aquele que recebe o neto como herança sem merecer, sem nada ter feito. É ser pai sem as dores do parto, um ato de Deus. Ser avô é ajudar na criação dos netos sem interferir na educação e autoridade dos pais biológicos.   

Avô é aquele que ensina e educa, repreende, pune e castiga, mas perdoa e quer bem. Tudo faz por amor.

Como ser avô é um presente do Senhor na velhice, asseguro: fui por Deus contemplado com meia dúzia de maravilhosos netos.
Obrigado Deus por ser avô.

Pombal, 26 de julho de 2019.

*Professor e Escritor
26 DE JULHO – DIA MUNDIAL DOS AVÓS 26 DE JULHO – DIA MUNDIAL DOS AVÓS Reviewed by Clemildo Brunet on 7/29/2019 05:09:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion