banner

CORAÇÃO DIVERSIFICADO!




Clemildo Brunet*


O dia 28 de setembro é o Dia Mundial do Coração.

Por que não festejar com alegria e paz este dia falando de, ou ao coração? Ouvimos sempre alguém dizer: Fulano não tem coração; referindo-se ao sentimento de maldade do sujeito, e no mesmo diapasão dizem: Quem vê cara não vê coração e por aí vai... São múltiplas e variadas as suas manifestações em cada individuo. Depende muito de reações a favor ou contrária ao nosso organismo. Muitas das vezes não entendemos o que se passa conosco. Por isso é comum se afirmar: “O coração tem razão que a própria razão desconhece”.

Na anatomia o coração é descrito desta maneira: Órgão muscular situado na cavidade torácica que, nos vertebrados superiores, é constituído de duas aurículas e dois ventrículos, e que recebe o sangue e o bombeia por meio de movimentos ritmados de diástoles (q.v.) e de sístoles (q.v.).

O coração humano é considerado como a sede dos sentimentos, das emoções, da consciência. A natureza ou a parte emocional do individuo (por oposição à natureza, ou à parte intelectual, à cabeça). O coração tem também o significado de caráter, índole, objeto do amor de alguém. (Aurélio).

Ao povo de Israel que praticava o monoteísmo, isto é, criam em um Deus único, foi determinado por Lei do próprio Deus: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda tua força” Dt. 6:5.

O coração da gente está sempre em constantes mutações, e em razão disso padecemos ou somos sublimados, dependendo da nossa escolha. Ora o mal que fazemos; ora o bem que praticamos. A Bíblia diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jr. 17:9.

Não sabemos como agir em determinadas ocasiões em que o nosso coração fica inseguro ou cheio de temor. Estamos chorando por dentro e rindo por fora. O sábio Salomão já dizia: “Até no riso tem dor o coração e o fim da alegria é tristeza” Pv. 14:13.

A ansiedade aquela sensação que se apodera de nós sem causa evidente entre o que se espera e o que está para acontecer, nos traz receio e apreensão. Diz ainda o sábio: “A ansiedade no coração do homem o abate” e diz também: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate. Pv. 12:25; 15:13.

Para os egípcios antigos, o coração, era designado por dois sinais hieroglíficos distintos, ora representando sua dimensão orgânica, ora sua dimensão moral e espiritual. Não se contrapõem, pelo contrário se complementa identificado como órgão único da vida material e também como centro da vida espiritual.

Já para os antigos semitas o coração não é somente o órgão indispensável para a vida do corpo, ele é também o centro de toda vida psicológica e moral, da vida interior. São inúmeras as passagens no texto bíblico em que o coração aparece não apenas como princípio da vida do corpo, mas também como o centro da vida espiritual.

A designação do coração na bíblia é a sede da sabedoria, da memória, da vontade, dos desejos, das paixões e sentimentos. No sentido místico e religioso é pelo coração que Deus forma, instrui e fala com cada homem. Como objeto do amor o que mais se fala é do coração.

Geralmente numa desilusão amorosa ouve-se dizer: “Meu coração está partido”. Muitas músicas falam do sentimento que o coração abriga; eu me sensibilizo com uma delas que foi trilha sonora da Novela “Barriga de Aluguel” exibida pela TV Globo em 1990. Foi uma das quinze músicas mais tocadas em todo Brasil naquele ano. Composição de Prentice/Paulo Sérgio Valle e Ed Wilson, interpretada por José Augusto, “Agüenta Coração” que no estribilho diz assim: "Agora aguenta coração, já que inventou essa paixão/ Eu te falei que eu tinha medo amar não é nenhum brinquedo... Agora aguenta coração, você não tem mais salvação/ Você apronta esquece que você sou eu..."

E haja CORAÇÃO!


Clemildo Brunet de Sá
*RADIALISTA
CORAÇÃO DIVERSIFICADO! CORAÇÃO DIVERSIFICADO! Reviewed by Unknown on 9/22/2008 07:42:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion