banner

PARA QUE NÃO ESQUEÇAS, TROFÉU IMPRENSA 2007 RADIALISTA CLEMILDO BRUNET...

UM ANO APÓS ESTE EVENTO, SÓ PARA LEMBRAR PUBLICAMOS A SEGUIR UMA MATÉRIA ESCRITA POR SÉRGIO KANTE, POMBALENSE QUE AMA ESTA TERRA E QUE FOI PRESTIGIADO RECEBENDO O TROFÉU IMPRENSA 2007. EIS NA ÍNTEGRA O RELATO DESTE ILUSTRE POMBALENSE QUE HOJE RESIDE EM SANTA CATARINA.

Pombal, um celeiro de talentos incrustada no sertão paraibano

Cidade situada ao lado direito do Rio Piancó tão verde e tão saudosa para os que partem dela, nasceu como Arraial de Piranhas (1696), depois denominada como povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso (1719), tornando-se Distrito em 1827, finalmente em 21 de julho de 1862 passa a ser conhecida como cidade de Pombal, em homenagem ao Marquês de Pombal ( Sebastião José de Carvalho e Melo ) então primeiro Ministro do rei de Portugal D.José l.

Nesse recanto de clima quente e povo hospitaleiro, de 31.000 habitantes e de forte vocação para a agricultura e pecuária, os números do IBGE reforçam essa tese, hoje administrada pelo Prefeito Ugo Ugulino. No dia 14 de novembro, próximo passado, foi realizado uma confraternização entre os profissionais da radiofonia pombalense quando houve um encontro entre as gerações dessa arte cujo resultado foi de uma sintonia perfeita. Encontro de velhos amigos e companheiros com a nova geração que ainda hoje faz do rádio o meio de comunicação mais simpático e atuante nesse nosso imenso Brasil.

Foi uma verdadeira festa, pois dia 07 de novembro comemoramos o Dia do Radialista, data que lembramos o aniversário de nascimento do talentoso músico, compositor e radialista Ary Barroso. Pombal na vanguarda radiofônica buscou em todo território nacional seus antigos colaboradores da radiofonia e fez uma homenagem que a cidade não vai esquecer tão fácil.

A tradicional Rádio Tabajara enviou para aquela terra seu ilustre narrador e ídolo, Adelton Alves que na companhia do Diretor de Operações daquela emissora, fizeram, diretamente dos studios da Rádio Maringá de Pombal, o programa ao vivo “Paraíba Notícia”, programa matutino e em cadeia com 40 emissoras coligadas, isso começando as 6h da manhã, a cidade já estava acordada para aquele dia especial.

Foi realizado um almoço com a presença dos convidados especiais para aquele dia, com a presença dos profissionais atuais e os integrantes da radiofonia do passado, entre eles estava presente o Jornalista e Advogado, ex-porta voz do Governo do Estado da Paraíba, Carlos Abrantes, os irmãos Costa, José e João Costa, esse último, um dos mais respeitados jornalista daquele Estado, todos eles antigos colaboradores da radiofonia pombalense.

Após o almoço foi realizada um sessão solene na Câmara Municipal de Pombal, para entrega da Medalha de “Honra ao Mérito”, Casa Avelino Queiroga Cavalcante, ao decano da radiofonia pombalense, Clemildo Brunet de Sá, radialista e professor das últimas gerações de locutores que fizeram e fazem a radiofonia pombalense, e entre os quais destacam-se vários profissionais no rádio, televisão, jornal e na internet, espalhados pelo Brasil.

A sessão foi presidida pelo jovem presidente do poder legislativo de Pombal, o vereador João de Sousa Leite Filho, que na oportunidade também agraciou com o título de cidadania o radialista Bertrand Chaves e seu irmão Coronel Kelson de Assis Chaves, Subcomandante da Polícia Militar da Paraíba, ambos nascidos na Rainha da Borborema

Prestigiando aquele encontro estava o Jornalista João Pinto, Presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), o Secretário de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa, Jornalista Nonato Bandeira, natural de Pombal.

Presença notada de outro Jornalista, Land Seixas, presidente do Sindicato de Jornalistas da Paraíba e representante da FENAJ ( Federação Nacional dos Jornalistas). Encontrava-se presente Eliezer Gomes do Portal: www.eliezergomes.com .

Os irmãos Costa, João e José Costa fizeram questão de levar um abraço ao Clemildo Brunet de Sá, naquela tarde noite tão representativa para a cidade. Outro destaque foi a presença do Desembargador Dr, Raphael Carneiro Arnaud, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba e o Jurista Janduhy Carneiro Sobrinho, filhos da terra.

Finalmente, o momento mais esperado pelos agraciados com o Troféu Imprensa 2007 Clemildo Brunete de Sá, solenidade realizada na sede social da Associação Atlética Banco do Brasil de Pombal.

As professoras Diana Oliveira e Sonia Maria Severo ladeavam o ilustre convidado de honra para aquele momento solene, Adelton Alves, e os premiados começaram a serem chamados para receberem seus respectivos prêmios. Momento de grande emoção foi quando a madrinha dos radialistas e Presidente da Academia de Letras de Pombal, Maria do Bom Sucesso Lacerda Fernandes (Dona Cessa), fez uma homenagem especial ao Clemildo Brunet de Sá.

Aquela noite foi de muita alegria, presença de políticos, presença marcante do Deputado Estadual Abmael Lacerda (Dr. Verissinho), gente da terra, e vários prefeitos das cidades circunvizinhas, comerciantes, jornalistas e tantos profissionais que foram levar um abraço à todos aqueles que mereceram a homenagem idealizada pelo professor Clemildo Brunet de Sá.

No dia seguinte, dia 15 de novembro, o churrasco de confraternização no recreio maçônico, à margem do Rio Piancó, uma das estruturas mais bonitas de lazer na cidade, fazendo inveja a grandes clubes de muitas cidades grandes, com a participação de muitos convidados, era o encerramento de um grande evento, um raro momento na vida de uma cidade que fez um belo trabalho pelos profissionais que ajudaram a realizar aquele festa para prestigiar seus filhos que tanto honram a terra saudosa de Maringá. Parabéns Dr. José Cesário de Almeida, certamente sem a participação efetiva desse ilustre batalhador o evento não teria o mesmo brilho, e sem a capacidade de realização do Clemildo Brunet de Sá, Pombal não estaria já se preparando para um novo evento no próximo ano, parabéns Pombal, parabéns Paraíba, um verdadeiro estado de espírito, sublime e humano.

Sergio Kante

www.kantepoemas.com.br

PARA QUE NÃO ESQUEÇAS, TROFÉU IMPRENSA 2007 RADIALISTA CLEMILDO BRUNET... PARA QUE NÃO ESQUEÇAS, TROFÉU IMPRENSA 2007 RADIALISTA CLEMILDO BRUNET... Reviewed by Unknown on 11/08/2008 03:37:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion