banner

ARLINDO UGULINO: EXPOENTE DO ENSINO, EDUCADOR EMÉRITO!

Clemildo Brunet (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
“... Ou o que ensina esmere-se no fazê-lo” (Paulo, Apóstolo)
Quem por ventura não obteve a felicidade de receber as instruções sábias de um mestre do quilate do Professor Arlindo Ugulino, jamais poderá avaliar o quanto foi importante para tantos filhos de Pombal o seu contributo como instrutor e educador. Instrutor, porque sua ação não se limitava apenas as sábias lições do currículo escolar; ele ia mais além, ensinando-nos a amar a Deus, ao próximo e a Pátria. Foi um tempo em que Pombal ouviu muitas vezes desse coração de mestre, o que significa ser patriota e honrar a terra de seu nascimento.
O nosso convívio com o Professor Arlindo durante tantos anos, fez com que descobríssemos nele, a pessoa amiga com facilidade fora do comum para abordar qualquer assunto: Seja na poesia, nas prosas que escreveu ou em suas crônicas sobre o sertão e as belezas da natureza.
Quem não se lembra do antigo Ginásio Diocesano quando funcionava no edifício onde hoje se encontra a Escola Estadual João da Mata, ali as tardes de sete de setembro, durante muitos anos eram preenchidas com gincanas e atividades esportivas, sob o comando do célebre professor. Passo a lembrar aqui algumas dessas competições entre os alunos: Subida no pau de Sebo, corrida do saco e da colher com ovos, futebol de salão etc. Que saudade! O dia da Independência do Brasil tinha o que comemorar em Pombal! Pela manhã o desfile cívico, à tarde as recreações. Toda cidade participava com sentimento de brasilidade e patriotismo.
Latinista fino, nosso emérito educador, estudou o idioma do orador romano Marco Túlio Cícero durante seis anos no Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição da Paraíba, em João Pessoa, onde permaneceu oito anos, até o Curso de Filosofias. Um verdadeiro conhecedor de causas que escreve com segurança quando se utiliza da língua portuguesa, sendo também fluente em Francês, Inglês e Grego.
Sou testemunha de seus feitos e o conheci de perto como professor, desde o Ginásio Diocesano, época em que o referido educandário era dirigido pelo Cônego Luiz Gualberto. Nesse tempo, eu já acompanhava as solenidades festivas do Ginásio com as antigas difusoras.
Havendo trancado por um tempo minha matrícula escolar, reencontrei o Professor Arlindo Ugulino, na fundação do Colégio Estadual de Pombal, agora, ele como meu Diretor e eu como aluno fundador da escola, oportunidade em que fui eleito primeiro presidente do Grêmio Livre. Daí em diante, tornamo-nos parceiros na área da comunicação; o Lord Amplificador, (Serviço de alto falantes) de minha propriedade, era a via de radiofonia útil ao Colégio nas coberturas de eventos cívicos e datas comemorativas.
Convém ressaltar que o homenageado da coluna de hoje, exerceu as atividades de Diretor da Escola Estadual “Arruda Câmara” durante dez anos seguidos. Aqui não quero de modo algum desmerecer os méritos dos que o sucederam; contudo, muitos hão de concordar comigo, esse período foi o melhor da história cívica estudantil de Pombal. Não é sem razão que se diz: “Professor Arlindo Ugulino é patrimônio histórico da nossa educação”.
Arlindo Ugulino, natural de Santa Luzia na Paraíba, mas, há muitos anos, foi adotado como filho de nossa terra, recebendo da Câmara Municipal o título de cidadão pombalense. Por não negar suas origens, é o primeiro, na ordem de nascimento, dos três filhos (Arlindo, Raimundo Nonato (em memória) e Antonio) da união em segundas núpcias, de Justo Ugulino da Costa e Maria Jandira Ugulino. Nasceu no dia 29 de abril de 1933. É descendente, em linha consangüínea bem próxima, do grande poeta paraibano, Ugulino Nunes da Costa, mais conhecido por Ugulino do Sabugi ou Ugulino do Teixeira, primeiro poeta repentista do Nordeste e contemporâneo de Romano da Mãe D’água, Germano da Lagoa, Inácio da Catingueira e de outros monstros da poesia nordestina.
Casado desde o dia 11 de maio de 1958 com a artista plástica Sonia de Medeiros Ugulino (cujo nome de registro é Célia), formando um perfeito casal cristão de vida regular, servindo de exemplo e espelho para os seus filhos e a sociedade. Uma família constituída de oito filhos: Quatro homens e quatro mulheres. Malba Delian, Arlindo Filho, Lúcio Flávio (em memória desde 30 de maio de 1982), Mª Jandira, Luis Augusto, Terezinha de Jesus, Paulo de Tarso e Fernanda de Lisiê. Professor Arlindo, é membro efetivo desde a fundação da Academia de Letras de Pombal, ocupando a cadeira cujo titular é o seu bisavô e primeiro repentista do Nordeste, Ugulino Nunes da Costa, mais conhecido por Ugulino do Sabugi.
Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de João Pessoa e começou a advogar em favor dos indefesos nas Comarcas tanto circunvizinhas como de Pombal. Em 1981 passou com sucesso no Concurso Público para exercer as funções de Promotor de Justiça substituto, conseguindo aprovação de imediato, foi nomeado para a Promotoria de Justiça de Pombal. Foi substituto nas Promotorias de Catolé do Rocha, Brejo do Cruz e São Bento, assumindo logo em seguida a promotoria de Justiça da Comarca de Sousa. Arlindo exerceu ainda as funções de Superintendente Regional de Polícia Civil do 8º Núcleo com sede em Catolé do Rocha.
Desfile Cívico do Ginásio Diocesano (Foto)
Os mais velhos devem lembrar muito bem os dias áureos de nossos Colégios: Diocesano e Josué Bezerra, com a presença marcante do Professor Arlindo no exercício do magistério por cerca de 30 anos. O nosso homenageado foi co-fundador do Ginásio Diocesano, juntamente com o saudoso educador Mons. Vicente Freitas, vice-diretor do mesmo educandário e professor, tendo lecionado também na antiga Escola Josué Bezerra. Quando deixou o magistério de 1° e 2° graus, ingressou no ensino do 3° grau como professor da Faculdade de Direito de Sousa – FADISA – em 1978, tornando-se funcionário público federal.
Galhardia, dedicação e amor patriótico - bandeiras defendidas por Arlindo Ugulino que ao longo de 44 anos de efetiva doação à causa do ensino destes sertões da Paraíba e em sua maior parte em Pombal, lhe assegura o direito de consciência tranqüila do dever cumprido, estando hoje no merecido repouso remunerado, dedicando-se à leitura, à poesia e à prosa.
Querido mestre: Por ocasião do seu natalício neste 29 de abril, aqui vai minha singela homenagem, suplicando ao Criador que lhe conceda muita saúde e muitos anos de vida, pois sua presença entre nós é sempre motivo de regozijo.
“... A QUEM HONRA, HONRA” Rm. 13:07.
A Arlindo Ugulino: Expoente do ensino, Educador emérito.
Parabéns, feliz aniversário!
*RADIALISTA
ARLINDO UGULINO: EXPOENTE DO ENSINO, EDUCADOR EMÉRITO! ARLINDO UGULINO: EXPOENTE DO ENSINO, EDUCADOR EMÉRITO! Reviewed by Clemildo Brunet on 4/29/2010 03:08:00 AM Rating: 5

2 comentários

Unknown disse...

Clemildo, recebi, comovido,a mensagem que você me prestou nesta data, 29 de abril, num trabalho escrito, que, aliás, além de lido por você através do telefone, acompanhado na internet, me deixou muito bastante feliz. Resta-me dizer, apenas, muito obrigado amigo velho,aluno e companheiro de trabalho há anos passados.

Arlindo Ugulino

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o professor Arlindo Ugulino é o mesmo que jogou bola com meu Pai José Ugulino sou José Ribamar Ugulino moro em Natal RN

Recent Posts

Fashion