banner

ANO NOVO

Clemildo (Foto)
CLEMILDO BRUNET*

“Acabam-se os nossos anos como um breve pensamento” (Moisés)


Todo começo de ano é ocasião de renovar as esperanças. Isso me faz lembrar um tempo em que as lojas que comercializavam seus produtos com a clientela, tinham o costume de colocar bem visível na porta do estabelecimento um cartaz - “fechado para balanço”. Reporto-me a uma dessas ocasiões em que participei de um balanço feito pelas Lojas Paulista na década de 60. Além dos funcionários da casa, eram convocadas outras pessoas para a tarefa de medir os metros de tecidos de saldos de estoque e ser feita uma avaliação da margem de lucro alcançada no ano anterior.

Para que o expediente aberto ao público não fosse prejudicado, o trabalho era iniciado no sábado à tarde indo até a uma hora da manhã do domingo com direito a um lanche reforçado por volta das 23 horas. No outro dia, 07 da manhã reiniciavam-se as tarefas encerrando-se ás 17 horas. Na segunda, com o expediente aberto ao público um cartaz anunciava saldo de balanço com preços baixos.

Assim é nossa vida: Costumamos dizer que no ano novo é tempo de fazer reavaliações das coisas que aconteceram conosco ou com pessoas que nos são caras. Chama-se ano novo porque estamos no início daquilo que é desconhecido e nesse meio termo é necessário uma paradinha para o balanço que o percurso da vida exige a fim de saber se houve lucros, perdas ou danos em nossas atitudes para com as pessoas que nos cercam. Isolamo-nos às vezes em nosso mundo, sem nos importar com o que acontece de mal ou pior ao nosso redor e com o nosso semelhante.

Bom seria que nesse tempo de reflexão e perspectiva, depois do encaminhamento e troca de mensagens alvissareiras que nos foram remetidas e que remetemos também, houvesse um momento, que por mais curto que fosse, colocássemos em nosso ser a expressão:“Fechados para balanço”.

Se nas coisas que dizemos que nos pertence ou que possuímos de modo transitório, sabemos lhes dar o devido valor, porque não valorizarmos também a dádiva do Criador, como algo precioso, nosso raciocínio, observarmos e aprendermos com seus ensinamentos? Diz o apóstolo Paulo na sua carta aos romanos:

“Rogo-vos, pois, irmãos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Rm. 12:1,2

No último dia do ano de 2010, em uma das redes sociais da web que eu participo, recebi de meu amigo Vandinho uma mensagem por demais interessante, a qual transcrevo na íntegra para conhecimento dos nossos leitores, a fim de que façamos uma reflexão e alcancemos de modo digno o que almejamos neste ano novo.

A MENSAGEM DE VANDINHO:

Vandinho (Foto)
É costume no final de ano desejar um Feliz Ano Novo, mas o que isto significa? Falamos a mesma frase desde há muito tempo, mas o mundo não parece estar mais feliz a cada ano que passa. Continuamos a ter milhões de pessoas morrendo de fome ou doentes pela falta de uma nutrição mínima adequada, milhares sem teto perambulando pelas ruas, drogados em todos os cantos do planeta, pilhas de mortos e mutilados pelas guerras, famílias desesperadas pelo fantasma do desemprego e falta de futuro digno, desastres ambientais criminosos ou naturais de todas as espécies e assim por diante. Alguns dirão: Foi sempre assim! Sim, mas está piorando a cada ano.

O que está errado? Todos desejam Feliz Ano Novo, mandam cartões, trocam presentes e o novo ano piora no aspecto global. Para muitos o ano melhora e tudo de bom acontece. O meu questionamento é em relação ao planeta como um todo, olhando para todas as regiões onde exista um ser humano profundamente necessitado. O que está errado? Será que desejamos um Feliz Ano Novo, mas não fazemos nada para que ele se transforme e simplesmente ficamos assistindo o mundo desmoronar? Desejamos um Feliz Ano Novo e continuamos a bater na mulher, filhos, e ser o mesmo “machão" estúpido de sempre? Desejamos um Feliz Ano Novo e continuamos roubando e fazendo acertos “por baixo dos panos" e prejudicando alguém como sempre? Desejamos um Feliz Ano Novo e continuamos comercializando drogas para um batalhão de viciados? Desejamos um Feliz Ano Novo e continuamos a ser o mesmo preconceituoso e intolerante de sempre? O que está errado?

Será que infelizmente este “Feliz Ano Novo" é somente uma frase pronta que repetimos da boca para fora, pois é de bom tom fazê-lo no final do ano? Faz parte da nossa cultura e tradição, ficar repetindo como papagaios e mandando cartões e mensagens das mais variadas formas? Será que é isto? Somos papagaios que repetem frases e na verdade nem sabemos seu significado? Para ser de verdade um ano novo feliz, precisamos uma coisa fundamental: mudarmos nós mesmos. Não nos preocuparmos em repetir frases prontas ou mandar e-mails bonitos e cheios de estrelinhas piscando ao redor de taças de champanhe e pacotes de presentes.

O Ano Novo ou Réveillon é a celebração do término de um ano e o início de outro. A palavra réveillon vem do francês réveiller que significa acordar, despertar. Vamos neste final de ano, despertar para esta triste realidade e mudar. Deixar de lado os preconceitos, as mesquinharias, o ódio, a ignorância, a maldade, a brutalidade, o desamor, o conceito de “levar vantagem" e a intolerância. Desta forma, quem sabe teremos um Feliz Ano Novo de verdade.

Feliz Despertar a todos!

Fraternalmente: Evandro Junqueira Filho"

Mestre Conselheiro eleito do Capitulo "Cavaleiros Templários de Pombal.

UM 2011 - FELIZ PARA TODOS!

Pombal, 06/01/2011
*RADIALISTA
Contato:brunetco@hotmail.com
Web.www.clemildo-brunet-blogspot.com
ANO NOVO ANO NOVO Reviewed by Clemildo Brunet on 1/06/2011 08:01:00 PM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

“ANO NOVO”
tudo recomeça, novos planos, outros sonhos, nova vontade de ser, de amar e sentir; mas quero falar de JESUS. Nós cristãos devemos não a cada ano, mas sim a cada dia, renovar nossos votos com o SENHOR, voltarmos sempre ao primeiro amor, não importa nossa condição de pecador, o importante é o renovo, a nova aliança, a nova entrega nos braços de JESUS, não deixe para amanha, faça agora, ele está todos os dias de braços abertos para recebe-lo, nunca sinta-se abandonado, perdido, saiba que ele o SENHOR sempre estará a tua espera para protegê-lo sob suas asas.
E, depois disto, Joás resolveu renovar a casa do SENHOR. 2 Crônicas 24:4

E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. Mateus 19:28

E vos renoveis no espírito da vossa mente; Efésios 4:23

Teme ao SENHOR, filho meu, e ao rei, e não te ponhas com os que buscam mudanças, Provérbios 24:21
Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus. Salmos 55:19

Júnior Bom Sucesso
Patos PB, 07.01.2011

Recent Posts

Fashion