banner

DR. ELISEU E O HOSPITAL REGIONAL "JANDUHY CARNEIRO" DE PATOS


CLEMILDO BRUNET*

Clemildo Brunet
O povo da cidade de Patos e região tem visto o desempenho da nova administração do Hospital Regional “Janduhy Carneiro”, tendo a frente o médico pombalense Eliseu José de Melo Neto, tratado carinhosamente por Dr. Eliseu.  Em 120 dias de atividades como Diretor do HRP, já é notável as mudanças ocorridas naquele hospital, pois tem recebido total apoio do Secretário Estadual de Saúde Waldson Dias de Sousa e do Governador Ricardo Coutinho.

Uma boa administração seja ela pública ou privada é alvo dos mais dignos elogios da crítica especializada e do povo.  Dr. Eliseu por experiência própria já havia demonstrado suas aptidões administrativas em empresas privadas e os resultados foram sempre promissores. Agora começa a gerir um órgão público ampliando em muito sua responsabilidade, o que significa lidar com finanças que não lhe diz respeito, oriundas do erário do Estado, arrecadado em impostos e que o contribuinte deseja vê-los bem aplicados em benefício da população. Disso ele é consciente.

Sábado passado (14) de maio, ouvi uma entrevista do Dr. Eliseu no Programa “A Voz dos Municípios” da Rádio Espinharas de Patos e pude perceber o seu entusiasmo ao fazer um balanço de sua administração como Diretor do HRP. Alguns ouvintes por telefone fizeram sugestões, insinuando sua candidatura a Prefeito da cidade de Patos. Peremptório na resposta disse o entrevistado:

“Não, calma, já fugi de outras candidaturas. Sou candidato a ser médico, foi pra isso que eu me formei. A gente vai ajudar a gestão, alguns amigos que pediram, mas não passa isso na nossa mente de maneira alguma, fique bem tranquilo. Eu quero ser médico em Patos essa terra escolhi para ficar e me identifico com o povo de Patos, acho que Patos tem tudo assim a crescer e a gente tá muito contente em está aqui e ajudar esse governo que quer organizar o hospital”. 
Dr. Eliseu Melo
Administrar a saúde em nosso país não é tarefa fácil, haja vista os parcos recursos que lhes são destinados para atender a grande demanda dos vários tipos de doenças acometida pela população. É preciso ter amor à causa que se abraça e tino administrativo. Dr. Eliseu tem revelado competência nessa área, pois ao tomar posse na direção do “Janduhy Carneiro”, num esforço concentrado de contenção de despesas do HRP e com a compreensão dos funcionários da casa, não contou conversa, foi logo pra ação, fazendo um levantamento das necessidades básicas do hospital Regional de Patos.

Zelando por prestar um atendimento humanizado aos pacientes, principalmente os que são assistidos pelo SUS, foram implantados no HRP, 28 novos leitos dando lugar a mais internamentos e maior comodidade para as famílias. As enfermarias em sua estrutura têm agora acessibilidade com rampas que substituíram antigos degraus, banheiros totalmente estilizados com total acesso para cadeirantes, novas macas, poltronas do papai para conforto dos acompanhantes, instalação de pias para evitar riscos de infecção hospitalar pelo contato das mãos não higienizada, além de mudanças na climatização em todos os setores de internação dos enfermos.

Mais de 75% do corpo funcional do Hospital Regional de Patos foram reciclados participando de cursos e treinamentos visando um caráter humanizado e comprometimento em atender melhor a clientela. São realizadas quinzenalmente reuniões administrativas para planejar atividades objetivando melhor qualidade de serviço. Parceria com grandes empresas de ensino continuado tem sido feita para uma total assistência no aprendizado de todos os funcionários da casa.

Nesses primeiros quatro meses de administração do Dr. Eliseu, foram dados cursos como Humanização em Saúde, Formação de Líderes, trabalho em equipe, Cozinha Brasil, Capacitação em Urgência e Emergência, treinamentos de Maqueiros, Recepcionistas e ainda convênio firmado com empresa privada para curso de Higienização Hospitalar dentre outros.

Na atual gestão do HRP toda frota de veículos passou por adequações com o fim de dar melhores condições possíveis sem causar transtorno a nenhum usuário. A nova administração conseguiu junto a Secretaria de Estado de saúde mais uma UTI Móvel e uma unidade de transporte básico com tudo o que há de mais moderno no atendimento emergencial de saúde. Além de todos os equipamentos de proteção individual necessário para o serviço, o corpo funcional do “Janduhy Carneiro” recebeu também seu fardamento.

No último sábado dia (14) quando esteve em Patos para participar da reunião do Orçamento democrático, o Governador Ricardo Coutinho, visitou as instalações do Hospital “Janduhy Carneiro” inaugurou a ampliação da “Área Amarela” e conheceu as ações implementadas este ano.  Reformas e aberturas de novas enfermarias, nova central de material esterilizado com capacidade para atender a demanda por trinta anos e a nova sala de endoscopia cumprindo todas as exigências dos órgãos de vigilância sanitária.
Governador Ricardo Coutinho e  Dr. Eliseu no HRP
Na ocasião, o Governador Ricardo Coutinho ouviu do Secretário de Saúde do estado Waldson de Sousa, propostas de investimentos na rede hospitalar de Patos tais como: Uma nova UTI com dez leitos, a ampliação da atual de seis para dez leitos; construção da DIC – Doenças Infectocontagiosas; Centro de Referência Oncológica de Patos, dentre outras.
 Dr. Eliseu considerou muito importante a visita do Governador Ricardo Coutinho ao Hospital “Janduhy Carneiro”, porque só assim, o Chefe do Executivo paraibano ficou inteirado das mudanças realizadas, como também tomou conhecimento do que é necessário para se oferecer uma saúde mais digna para a população.

PARABÉNS A CIDADE DE PATOS E AOS 55 MUNICÍPIOS DA REGIÃO, QUE TÊM COMO REFERÊNCIA O HOSPITAL REGIONAL “JANDUHY CARNEIRO”. PORQUE SAÚDE SE FAZ ASSIM!

Pombal, 18/05/2011
*RADIALISTA
Twiter.com/clemildobrunet
DR. ELISEU E O HOSPITAL REGIONAL "JANDUHY CARNEIRO" DE PATOS DR. ELISEU E O HOSPITAL REGIONAL "JANDUHY CARNEIRO" DE PATOS Reviewed by Clemildo Brunet on 5/19/2011 05:21:00 AM Rating: 5

Um comentário

Clodoaldo Brunet disse...

Mais um filho de pombal que se destaca. Parabéns terra de maringá.

Recent Posts

Fashion