banner

Deu rei na avenida!

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

Esse menino Baião continua um iluminado, um pé quente. Aliás, não foi à toa que no seu nascimento, Januário presenciou uma zelação cortando os céus do Exu e também a cigana não estava errada quando o colocou nos braços e disse: Esse menino pertence ao mundo.

Já amanhecia a terça-feira de carnaval, quando a Unidos da Tijuca, a penúltima Escola a desfilar no carnaval de 2012, lançou-se na Avenida Marquês de Sapucaí, com um espetáculo repleto de surpresas a Tijuca trouxe um brilho maior, o brilho de uma "Lua - Luiz" que no sertão é mais intenso. Contagiou o público. A Tijuca é uma das mais antigas Escolas de Samba do Rio de Janeiro, para se ter uma ideia, ela participou do primeiro desfile oficial no ano de 1932, mesmo assim, só havia sido bicampeã do carnaval carioca.

Foi com samba enredo focado na vida e obra de Luiz Gonzaga que o carnavalesco Paulo Barros levou para a avenida uma magia singular, a começar pela comissão de frente que trouxe como tema “O Rei mandou tocar o fole!". Os seus integrantes carregavam sanfonas que se abriam, ganhavam vidas, de repente delas emergiam um tubo sanfonado, escondendo os integrantes, que por suas vezes, dentro dos tubos, passaram a realizar movimentos belos e enigmáticos. Como se não bastasse, outra surpresa vinha logo em seguida, o surgimento de uma enorme mola colorida, representando a alma daquele instrumento e após movimentos espetaculares, de dentro dela saía Luiz Gonzaga.

Com o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o rei Luiz do Sertão", o carnavalesco desfilou suas alas e carros alegóricos, contou é claro com a bateria do mestre Casagrande, que misturando samba com baião, permitiu que a Tijuca levasse o público presente ao sambódromo, ao delírio, conquistando assim o tricampeonato. A família real estava lá, Rosinha Gonzaga e Daniel Gonzaga, filha e neto do Gonzaga.

O samba, inicialmente, foi criticado, inclusive por mim, pois outros que concorreram, e que perderam, contavam a trajetória do rei com mais detalhes. Hoje vejo que o samba levado à Avenida pela Tijuca nos mostrou um Luiz que não só pertence ao Nordeste, pois na verdade essa estrela chamada “Lua” brilha em todo o céu brasileiro.

*Pombalense e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa PB.
onaldoqueiroga@oi.com.br
Deu rei na avenida! Deu rei na avenida! Reviewed by Clemildo Brunet on 2/27/2012 04:38:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion