banner

VERDADES E MENTIRAS

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*
Platão (428-437 AC ) afirmou: “O preço a pagar pela tua não participação na política é ser governado por quem é inferior”. Nicolau Maquiavel (1469-1527), em seu livro O Príncipe, descreve a política como A Arte de Conquistar, manter e exercer o poder. O pensador Thomas Hobbes (1588-1679), afirmou: Política Consiste nos Meios Adequados à Obtenção de Qualquer Vantagem. Segundo Bertrand Arthur Willian Russel (1872-1972), Política é o Conjunto dos Meios que Permite Alcançar os Efeitos Desejados.

A política foi praticada e descrita por muitos pensadores e em várias épocas, desde os tempos mais remotos e com a participação do homem como sociedade, dentre eles podemos citar: Aristóteles, Adam Smith, Augusto Comte, Benjamin Constant, Charles de Montesquieu, Confúcio, Karl Marx, Leon Trotsky, Mao TSE Tung , Thomas More, Vladimir Lênin, Voltaire, e tantos outros.

No Brasil a política está no sangue dos brasileiros, com várias correntes ideológicas e um número enorme de partidos em atividade, total de 29 inscritos no TSE, 2 em processo final de registro, 6 em fase de tramitação no TSE e já registrado nos seus respectivos TREs, nos seus Estados de origem, e 32 partidos em processo de legalização mas, sem informações nos seus sites.

Com a aproximação das eleições municipais, é grande a movimentação dos partidos, principalmente os menores, em números de filiados apenas, mas, gigantes na sua luta pelas minorias, procurando se articular, formando blocos, com objetivo de procurar espaço nas suas bases, única forma de crescimento junto ao eleitorado. Articulando-se reuniões com seus presidentes municipais, com orientações dos seus presidentes estaduais, de esclarecimentos dos seus líderes, é o momento de mostrar força política na tentativa de fazer presença nas administrações regionais.

É nessa hora que as verdades e mentiras são expostas, os grandes líderes se apresentam, lutam pelo crescimento dos seus partidos, buscando o desenvolvimento coletivo, apresentando propostas coerentes, justas e honestas, para suas comunidades, não fazendo da filosofia de São Francisco “é dando que se recebe”, uma moeda de troca imoral usada pelos incompetentes que agem dentro da política apenas para tirar proveito da situação, esquecendo-se do principal motivo da existência da política que é o bem estar coletivo, da capacidade operacional das administrações municipais. Não sou contra que um partido aceite um cargo, ou mais de um, na administrativa, de um candidato que foi apoiado por um ou mais partidos, ou mesmo por um bloco de apoio, o que realmente é condenável é exatamente a participação na administração pública por integrantes de partidos políticos que não tenham nenhuma competência, ou mesmo méritos, para o exercício do cargo designado, apenas pela indicação, sem qualquer qualificação. Esse tipo de elemento, que busca o benefício próprio em detrimento do conjunto, tem que ser do meio, tornando os partidos políticos mais leves, soltos e livres para transformar a classe política observada com olhos de trabalho, responsabilidade e honestidade.

Não há espaço para a corrupção contínua existente em nosso país, é hora de mudanças, as principais lideranças partidárias precisam usar seus poderes, autoridade e competência dentro de cada agremiação partidária e banir de suas bases, esse tipo de figura indesejável, não dando chance para que eles participem de uma sociedade que deseja mudanças radicais. As mudanças começam pela base, para que amanhã tenha crédito, os partidos, para exigirem dos seus aliados, participação maior, não apenas para o apoio dado em determinado momento, na campanha eleitoral, mas pela qualidade do material humano que apresenta o seu quadro, pela valiosa participação e programa apresentado na conquista de um espaço municipal, de onde tudo parte e tudo é formado.

Vamos esperar que o eleitorado seja respeitado, nomes de qualidades e crédito sejam colocados para sufrágio das urnas que serão abertas no próximo pleito, e que o bom senso seja a unanimidade aplicada por aqueles que buscam as verdadeiras mudanças num país carente de formas urgentes, principalmente no uso do material humana tão desgastado junto à opinião pública.

*Escritor pombalense e empresário. Navegantes - SC.
VERDADES E MENTIRAS VERDADES E MENTIRAS Reviewed by Clemildo Brunet on 4/10/2012 05:11:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion