banner

Assim é a Democracia

Genival Torres Dantas*
Genival Torres Dantas


No último dia 07 Barack Hussein Obama é reeleito presidente dos EUA, ele que é o primeiro negro, afro-americano, a assumir a presidência daquele país, em 20 de janeiro de 2009. Foi reconduzido pelo povo estadunidense ao cargo maior, do seu país, depois de uma disputa bastante acirrada e com desfecho de muito alento para o mundo democrata que espera do vencedor nas urnas uma resposta aos problemas de ordem econômica que aflige aquela nação com reflexos direto à outros povos que procuram ter um estreito relacionamento comercial e
de apoio para superação dos problemas pertinentes a manutenção da paz no nosso planeta. Barack Obama, um humanista detentor do prêmio Nobel da Paz, em 2009, reeleito após vencer o republicano Mitt Romney, teve 332 votos de um total de 538, contra 206 do seu oponente. Afirma que para os Estados Unidos, "o melhor ainda está por vir", que ele volta à Casa Branca, mais determinado e inspirado para o segundo mandato. Ele tem noção dos grandes desafios pela frente, ganhou a chance de continuar implantando o programa de mundanças, tese de campanha do seu primeiro mandato, antes do enfrentamento pelo cumprimento das metas estabelecidas, a necessidade de reduzir o déficit, reformar o código tributário, aprovar a reforma da imigração e diminuir a dependência do país do petróleo estrangeiro, há uma questão de relevância que deve ser dado prioridade que é o núcleo da crise financeira, com ênfase no crescimento sustentável e equilíbrio das contas públicas, com conotação de austeridade e responsabilidade.

Essa questão não é só dos EUA, estamos todos envolvidos nessa atmosfera. O velho continente, a Europa, está pedindo clemência aos países emergentes para dar solução a crise do Euro que sufoca os 27 países envolvidos no drama daquela moeda. A viagem feita pela nossa presidente, Dilma Rousseff, àquele país, ficou bem evidenciado o grau de dificuldade que passa o continente europeu, nos sendo solicitados investimentos dos nossos empresários, e oportunidade de trabalho para mão de obra especializada para profissionais daquele país que acumula uma mão de obra ativa e ociosa na ordem de 25%. O que é mais gritante é o patamar de endividamento por parte dos espanhóis quando mais de 400 mil imóveis estão sendo devolvidos ao mercado financeiro por inadimplência e pela falta de pagamento das hipotecas imobiliárias, causando grande transtorno social naquele país. É de se acrescentar, ssim como a Espanha, outros paises estão vindo na esteira da bancarrota.
O Brasil por sua vez começa a entrar numa área de turbulência, não há como negar as dificuldades que insistem a se apresentarem, notadamente por alguns problemas isolados, que somados nos deixa preocupados.

A nossa logística está comprometida dificultando todas as atividades que dependem da nossa infraestrutura, desde os serviços rodoviários até os aeroportuários  com prejuízos acentuados aos seus usuários e o escoamento das nossas commodities, além da produção industrial nos seus diversos segmentos, tanto para o mercado interno como às exportações, com peso no fechamento das contas da balança comercial.

É sabido que estamos nos arrastando em termos econômicos, o nosso plano real já apresenta sinais de fadiga, ele foi importante na estabilidade da nossa moeda, num momento de profunda agonia que passava a nação, sem ele não teria sido possível a implantação das medidas sociais, tão importante para todos nós.

Hoje temos que procurar fazer ajustes para que os ganhos auferidos pela sociedade brasileira, com a implementação e execução de projetos que tanto beneficiou a classe trabalhadora não venham a ter uma sensação de falsos benefícios, principalmente, para a nova classe consumidora, que ver sendo corroído e desfeitos os sonhos realizados.

Não podemos apostar apenas na política do consumo. Trabalhar apenas pela elevação do PIB é temeroso. A sociedade já está no linear do seu endividamento  o limite ecológico ao consumo deve ser espeitado, antes que seja tarde. O governo apostou na desoneração dos impostos, leia-se IPI, para manutenção nos patamares das vendas da linha automobilística e a linha branca, com perdas substanciais, na ordem de 20 bi na arrecadação desse imposto. Como consequência tivemos o estrangulamento no trânsito das nossas ruas, dificuldades e maiores desgastes nas nossas rodovias, já tão desgastadas pela absoluta falta de manutenção preventiva e corretiva, acarretando acidentes fatais e longos congestionamentos nos entornos e acessos das grandes cidades.

Não adianta ficarmos segurando o índice inflacionário, sacrificando empresas como a Petrobrás, antes uma das mais eficientes e rentáveis das empresas estatais, hoje deficitária pela política de compra e venda, estamos comprando o petróleo no mercado internacional por um preço maior que o valor vendido no mercado interno. O setor Eletrobrás também está indo para o sacrifício, em janeiro próximo termos redução na conta da luz, em decorrência de estímulos e concessões para a produção, tanto para pessoa física como jurídica.

Precisamos reavaliar nossos conceitos, o Brasil como um país líder  principal produtor industrial da América do Sul, um dos maiores produtores de commodities do planeta terra, precisa aproveitar o momento histórico, repaginar sua história de comercio internacional, se impor e assumir definitivamente sua liderança nas Américas  fazendo uma reengenharia na sua cultura industrial, preservar tudo aquilo que já conseguimos em termos de conceito e lucro no que tange a potencialidade, para definitivamente segurarmos nossa posição no ranking mundial e mantermos nossos lucros sociais e ampliados dentro da medida do possível  e é possível  alargando o grau de felicidade para o brasileiro, com justiça, segurança e estabilidade emocional, assegurando a certeza que estamos em um novo tempo, que os velhos políticos demagogos  e corruptos não farão mais parte do poder de uma nação que quer ver assegurada a vitoria de um povo que sempre lutou pela sua liberdade e igualdade, dentro de uma democracia plena.

*Escritor e Poeta
Assim é a Democracia Assim é a Democracia Reviewed by Clemildo Brunet on 11/23/2012 10:53:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion