banner

Uma luz que nunca se apagará


Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

          Por mais que o homem fuja do eixo da sensibilidade ele jamais se afastará dos seus princípios fundamentais, aqueles que movem suas ações e sentimentos. Ele será sempre
Um ser voltado para o inicio da vida, por tudo aquilo que lhe completa. E o início da vida está diretamente vinculado ao berço, à pátria, a mãe.
            O berço é a noção do inicio, da infância indo até a juventude, fases da vida, muito embora com dependência total para nos mantermos, e
começar a ter noção exata dos porquês, das razões, a busca incessante pelas respostas, por que aqui estamos e de onde vimos, para onde vamos.
            Vamos sendo invadidos pelo sentimento mais nobre que é o patriótico, reconhecemos nossos limites e espaços no pedaço de terra onde nascemos e o chão mais próximo que nos acolheu, na forma bruta, aos poucos sendo lapidados, na tapera, no bangalô, ou até mesmo numa casa grande de muitos quartos e extensos quintais, com requintes, dependendo dos nossos familiares.
            Somos, no inicio, um produto direto das suas posses e economias, que acumularam em toda trajetória e formação, entretanto, o que vamos ser independe totalmente daquele ambiente inicial, nossa vida é una, e vai depender exclusivamente do que somos, e o que somos, já viemos moldados, simplesmente vamos nos fazendo, na lógica do princípio que não nascemos prontos.
           Nesses paradoxos surge a figura que reputo como a mais importante na nossa formação, a mãe. Muitas delas e por várias vezes, em decorrência da nossa cultura passada, sem nenhuma formação, não tiveram tempo de estudar, simplesmente são mães; mesmo com todas as carências que as dificuldades lhe impôs, elas conseguem executar a tarefa mais difícil para um ser humano que é formar outro ser humano, com a responsabilidade de não poder falhar naquela formação, ou formações, quantas são mães de gêmeos, trigêmeos, até quadrigêmeos! E esses seres humanos abençoados, sem poder recuar, vão em frente, leva sua missão até entregar à sociedade um ser formado para no futuro ir formando novas vidas, preferencialmente próxima à sua personalidade, dessa forma sequenciando novos valores.
            Dali alguns tempos se por acaso a vida não lhe foi tão sorridente, o filho, ou filha, por circunstancias outras, se sentem desamparado, sem perspectiva de tocar seu projeto, com a necessidade de fazer uma reengenharia para realinhar seu programa de vida, não tenha dúvida que o caminho mais curto e mais certo é o colo da mãe. É no seu colo, entre lágrimas e beijos você se reconfortará e carregará as baterias para novas guerras que a vida vai lhe exigir.
            Se por acaso esse colo não estiver mais aqui, seu fardo vai continuar pesado, você não terá o ombro dela para dividir o peso e lhe confortar na hora das quedas que por toda vida virão. Mas, basta uma oração para que a sua interseção seja efetiva, mesmo em outra dimensão, ela vai lhe enviar luzes para que seu caminho seja iluminado e você não se sinta abandonado.
           Acredito que o dia consagrado ao dia das mães devia ser todos os dias, por tudo que ela representa, mas devemos numa data única fazer, e assim fazemos nossa justa homenagem àquelas que nunca se afastaram de nossas vidas, nem mesmo nas suas maiores dificuldades, ou mesmo quando elas se foram, um dia todas irão, antes que isso ocorra, abra o seu coração e fale ternamente do seu amor por ela, da importância dela na sua vida. Lamento não ter dito tudo isso à minha mãe, quando ela podia ter ouvido, simplesmente não fui capaz, ou humilde o suficiente para tão simples gesto. Peço, aonde quer que ela esteja, ouça o meu lamento e me perdoe.
            Feliz dia das mães
*Escritor e Poeta

Uma luz que nunca se apagará Uma luz que nunca se apagará Reviewed by Clemildo Brunet on 5/08/2014 09:51:00 AM Rating: 5

Um comentário

Unknown disse...

Eu,que sou cinco vezes Mae,quero tambem fazer uma singela homenagem. A Mae das Maes e'Maria,que e'Mae de CRISTO e tambem de todos nois.Ser Mae e' dividir,compartilhar o nosso corpo,acomodar no nosso ventre aquele ser que amaremos,alimentaremos,educaremos e por ele daremos ate a propria vida.E nao podemos esquecer que esse amor e' tao grande que se estende aos filhos dos nossos filhos e fica ainda maior,porisso mesmo hoje e'muito comum netos que sao criados pelas avos que sao Maes duas vezes. Felicidades a' todas as Maes do mundo!

Recent Posts

Fashion