banner

NA MIRA DA COPA - O futebol de Messi cresce e Argentina volta a ser favorita

Genival Torres Dantas*
  Enquanto a Argentina entrava em campo, nessa quarta-feira (25), fazendo o último jogo da primeira fase do Campeonato Mundial de Futebol FIFA, na Arena Beira-Rio, em Porto Alegre/RS, os argentinos comemoravam seu 1º título como Campeão Mundial, no 11º torneio, realizado em território argentino, período de 1º a 25 de julho de 1978.

 Parece até que foi ontem, mas
já se passaram 36 anos, muita coisa já aconteceu no mundo do futebol, nesse espaço de tempo, apenas os nomes que administram esse esporte, não apenas no Brasil, são os mesmos, numa verdadeira forma de continuísmo, como se as eleições periódicas fossem apenas formalidades, de cartas marcadas, uma fórmula muito próxima da política bolivariana empregada na nossa América.
           Pela primeira vez, nesse torneio, a Argentina conseguiu apresentar seu verdadeiro futebol, assim como o Brasil, dependente de uma única estrela solitária, no Brasil dependência total do Neymar e a Argentina se escorando no futebol arte do Lionel Messi. Os dois gols feitos pelo Messi no jogo mostrou realmente a feitura de jogadas geniais que só os grandes mestres do esporte podem executar.
          Os dois artistas da bola são bem parecidos, jogam no mesmo time, Barcelona/Esp., e estão empatados na artilharia do campeonato com quatro gols cada, ambos objetivam o título do campeonato, a diferença é que cada qual procurando levar o título ao seu país. Eles correm o mesmo risco, são muito visados, não são poupados pelos adversários, numa contusão adeus possibilidade de conquista, espero que os departamentos técnicos dessas duas seleções estejam preparados para uma eventual fatalidade em uma das equipes. Torcemos muito para que nada aconteça com esses jovens atletas, para alegria desse esporte carente de valores tão raros nos nossos tempos. 
       O jogo que serviu para deleite de nossos vizinhos, com uma vitória com placar de 3x2, dois gols de Messi, e não fez mais por precaução do técnico argentino que retirou o atleta para evitar desgastes, pois, o próximo confronto não será fácil. A Nigéria, apesar da inferioridade técnica, foi uma equipe aguerrida, destacando-se a solidariedade de seus atletas e o conjunto preciso. Podemos afirmar, essa partida foi uma grande oportunidade para Argentina testar seu poder de fogo, com seu ataque, até então preocupante, pois, se mostrava desatento e dispersivo.
       Com esse resultado a seleção Argentina teve garantida a 1º posição no seu grupo (F), a Nigéria mesmo perdendo ficou em 2º lugar, graças à Bósnia que venceu a equipe do Irã, sendo beneficiada com o resultado. Brasil e Argentina só tem uma possibilidade de confronto direto se ambas as seleções chegarem a final do Campeonato, em 13 de julho, no Estádio do Maracanã, seria um grande clássico para o mundo assistir a força da escola Sul Americana de futebol.
        Nós Latinos Americanos, estamos bem representados para as próximas fases, temos um Brasil que pode deslanchar, acredito nessa possibilidade, temos obrigação de nos tornarmos fortes daqui para frente e procurarmos justificar a nossa credibilidade junto a torcida internacional que tanto admira o nosso futebol. A Argentina é sempre uma seleção credenciada para conquista de títulos, e a Colômbia vem apresentando um futebol alegre e compromissado com a vitória, além do Chile, esse nosso adversário no próximo sábado, com um futebol temido até mesmo pelo nosso técnico, Luiz Felipe Scolari; nesse mesmo conceito poderíamos citar o Uruguai, não fora a bobagem do seu atleta Suarez, acredito que ele sofrerá punição, pela bobagem feita, podendo sacrificar seu país e tirando qualquer possibilidade de sucesso sem a sua presença na equipe.
      No outro grande jogo do dia, o Equador não perdeu para a França, em jogo de muita raça e determinação pela equipe equatoriana que tiveram o atleta Antonio Valencia expulso, logo no início do segundo tempo, mesmo assim, resistiram e o placar ficou em 0x0. Infelizmente o Equador com esse resultado foi eliminado, se constituindo no único sul-americano a cair na primeira fase, até então.
     No jogo da Arena Amazônia, em Manaus, a Suíça venceu Honduras e se classifica para as oitavas de final, tendo a responsabilidade de vencer a forte Argentina, para continuar no campeonato, na Arena Corinthians, as 13:00, terça-feira (1), em São Paulo/SP.
*Escritor e Poeta


NA MIRA DA COPA - O futebol de Messi cresce e Argentina volta a ser favorita NA MIRA DA COPA - O futebol de Messi cresce e Argentina volta a ser favorita Reviewed by Clemildo Brunet on 6/27/2014 05:12:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion