banner

Águas de março

Onaldo Queiroga

Onaldo Queiroga*

Já cantava Tom Jobim: “...É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã / É um resto de mato na luz da manhã / São as águas de março fechando o verão / É a promessa de vida no teu coração...”
Esse mês é historicamente importante período no nosso calendário. Basta lembrarmos que foi no dia 1º de março de 1810 que nasceu Frederic Chopin, inesquecível músico polonês, como também em 1999, no dia 1º, o Papa João Paulo II abriu o processo de canonização de Madre Tereza de Calcutá.
Março é o mês da mulher, pois o dia 8 é internacionalmente dedicado a celebração de conquistas políticas, sociais, econômicas e tantas outras alcançadas pelas mulheres no decorrer da história humana. Março, é mês importante para a poesia da língua portuguesa, pois foi no dia 12 de março de 1572, que o grande poeta Luís de Camões publicou o poema épico “Os Lusíadas”. De outro lado, se em 14 de março de 1847 morria o escritor baiano Castro Alves, porém, no dia 14 de março do ano de 1879 nascia Albert Einstein.
Foi em 20 de março de 1941 que o grande escritor Monteiro Lobato foi preso por criticar as torturas perpetradas pelo Estado Novo. Já em Março de 1960, dia 21, nasceu o nosso Airton Senna. É mas março também é mês de nascimento de meu querido irmão Antonio Neto.
Em 2018 as águas de março mostram-se inquietas, com ressacas nunca vistas no litoral nordestino. Violentas, mas não tão hostil e brutal como a selvajaria do homem, que impõe insegurança jamais vista e que tenta impor medo e nos calar. Covardes trucidam Antonio, Zé, Maria e Marielle. O bem nunca será vencido. Com fé em Deus, lutemos por um mundo melhor!
*Escritor pombalense e Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa - PB
onaldorqueiroga@gmail.com
Águas de março Águas de março Reviewed by Clemildo Brunet on 3/26/2018 01:14:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion