A MEMÓRIA DE POMBAL É UM PATRIMÔNIO DO BRASIL
Praça Getúlio Vargas
IVONALDO PINHEIRO*
Muito louvável os relatos do texto do nobre Jerdivan Nóbrega. Como Pombalense, ao ler o texto sobre o tombamento de pontos históricos de Pombal aprovado em 2002, mesmo tendo saído da Cidade há 20 anos pude fazer uma viajem na minha memória e reviver a infância através das edificações históricas como o Colégio João da Mata onde estudei, a Sede Operária próximo de nossa residência e ainda a velha Coluna da Hora como marcos da nossa antiga Pombal na Praça Getúlio Vargas e o Cine Lux, locais de encontros e namoros na juventude.
Sob o olhar da Geografia, que também estuda o espaço urbano através dos resquícios da história do lugar e seus valores, tal como nos ensinou o catedrático geógrafo Milton Santos, que adotara um termo chamado de "Rugosidades" que consiste em resgatar a história do uso do solo nas urbes por meio de marcos de construções históricas e fatos e registros identificados na arquitetura e estilo dos edifícios e memoriais urbanos do lugar, vemos em Pombal a necessidade de resgate de seu legado na memória do contexto local e regional, em busca da preservação da herança e cultura de um povo, e nada caracteriza melhor uma cidade do que seus próprios estaduais e nacionais, monumentos históricos e religiosos.
Em função disso, Pombal por ser uma cidade tricentenária em um País de 500 anos, tem muita história a ser resgatada que reflete os tempos remotos do Brasil Colônia, passando pela Escravatura e o poder dos "coronéis sem patentes" até fatos que associam a cidade ao cenário político do País.
E graças a pessoas como Werneck, Zé Tavares e outros valorosos e memoriais pombalenses, um dia nossos filhos e netos poderão ouvir nossas histórias do passado ao mesmo tempo em que vislumbram a memória de pombal "in loco" através das "Rugosidades" preservadas e bem cuidadas. A Zé Tavares e Werneck Abrantes: Parabéns pela iniciativa e longa vida aos nobres pombalenses!
*Geografia - UFPB
COMENTÁRIO:
Oi, querido amigo Tavares, Como pombalense, fiquei muito feliz e orgulhoso com essa matéria que conta a luta do nosso conterrâneo Jerdivan para garantir o tombamento do centro histórico de Pombal. Todos esses prédios tombados são testemunhas vivas de nossas infâncias e adolescências, todos esses lugares nós conhecemos detalhamento! E, com esse tombamento fica garantido que nossos filhos, netos bisnetos... Poderão conhecer os principais lugares que garantem a eternidade da história de Pombal! Parabéns a Jerdivan e todos pombalenses que zelam por nossa maravilhosa terra!Parabéns a você também Tavares pelo fato de está sempre antenado com inúmeras publicações e informações de Pombal, sempre nos mantendo atualizados a respeito, continue assim. Ivonaldo Pinheiro é meu irmão dos mais novos e estudante de Geografia na UFPB, ficou também muito emocionado com a matéria e a notícia do tombamento.
Vécio
A MEMÓRIA DE POMBAL É UM PATRIMÔNIO DO BRASIL
Reviewed by Unknown
on
6/23/2008 08:39:00 AM
Rating:
Nenhum comentário
Postar um comentário