SEVERINO COELHO VIANA: O ILUMINADO!
Severino Coelho Viana (foto)
CLEMILDO BRUNET*
O que seria da sociedade se não existisse em seu seio pessoas que foram agraciadas por Deus com o dom da inspiração para escrever poesia, romance, histórias e fatos do passado; analisados a luz do presente e que trazem lições preciosas que edificam e ensinam para vida?
Dr. Severino Coelho Viana é uma dessas pessoas que desde logo cedo tendo alcançado a capacidade de ler, com avidez debruçou-se sobre livros buscando o conhecimento, para mais tarde não somente guardar para si, mas revelar em suas obras a verdadeira vocação de escritor.
Não é sem razão que o próprio Severino descreve tão bem o seu modo de ser quando assim se expressa: “A criação literária deduz o grau de percepção e dimensão do raciocínio de quem narra um fato, descreve um quadro e disserta um tema, sabendo-se que é tarefa árdua, e muito mais difícil, a luz da melhor razão, reside no fato de externar o que sente e agradar o sentimento dos outros”. (A vida do Cel. Arruda, Cangacerismo e Coluna prestes. Página 17)
Severino Coelho Viana, ou Dr. Severino Coelho Viana promotor de Justiça hoje militando na grande João Pessoa. A infância e parte da juventude foram vividas em Pombal e como menino desta terra, acostumou-se logo ao banho nas límpidas águas do rio Piancó e a se interessar pelo esporte preferido dos brasileiros, o futebol. È torcedor do Fluminense.
Começou seus estudos no Grupo Escolar José Avelino no bairro dos Pereiros, fez o ginásio e científico na Escola Estadual “Arruda Câmara de Pombal”. Em seguida foi morar na casa do estudante em João Pessoa onde se formou em direito pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Filho de Severino José Joaquim e Severina Coelho Viana, uma família constituída de 11 irmãos: Eudócia (saudosa memória), Eulália (Pereca), Geraldo (Chieta), Josefa (Nachite), Mª Alice, Mª Coelho Viana (Maú), Iris (Nenéa), João Coelho, José Coelho (Dudé) e Francisco de Assis (Forragaita).
Severino Coelho Viana é o mais novo dos homens e começou desde cedo a trabalhar, primeiro fabricando fogos com seu Inácio do caixão, depois, balconista da Mercearia de Antonio de Sousa, auxiliar de escritório na Coletoria Federal, caixa executivo do Banco do Estado da Paraíba – Paraiban fez carreira no banco chegando ao posto de Gerente.
Fechado o Paraiban, Severino foi convidado pelo Deputado Estadual Leví Olímpio (saudosa memória), para trabalhar em seu gabinete como assessor parlamentar na Assembléia Legislativa. Com a morte de Levi em 1995, Severino resolveu fazer concurso público para Promotor de Justiça, sendo um dos primeiros colocados.
Sábado passado dia 02 de agosto de 2008, no Pombal Ideal Club, houve o lançamento da sétima obra literária de Severino Coelho Viana. Poder da Cidadania. Podemos dizer que foi uma noite de cultura e arte, pois o evento não ficou limitado somente à apresentação do livro. Houve teatro, poesia, cânticos com exibição de coreografia, música ao vivo, autógrafos do autor e um lauto coquetel.
Uma noite de Glamour para um público seleto de autoridades do judiciário, professores, imprensa, representantes de classes, pessoas ligadas à cultura e família do anfitrião da festa.
Em seu discurso, Severino Coelho disse que começou escrevendo crônicas para serem lidas no Serviço de Alto Falantes “Lord Amplificador”, único meio de comunicação social na década de 70 em Pombal.
São de sua autoria os seguintes compêndios: Controvérsias Sociais, O Ser e o Tempo, A Vida do Cel. Arruda Cangaceirismo e Coluna Prestes, Castelo de Areia, Amor de Cangaceiro, Ambição sem limite e Poder da Cidadania. Este último tem até o alfabeto próprio da cidadania que começa com a letra A – Amor verdadeiro ao próximo e termina em Z – Zelo com a coisa pública.
Em determinado trecho da palavra do autor no livro Poder da Cidadania ele diz:
“A participação efetiva do cidadão na condução dos destinos da sociedade, como uma manifestação da cidadania, não se limita apenas à atividade política profissional ou ao exercício do direito do voto, mas revela-se fundamental para todo membro da sociedade, que não deve ser apenas sujeito passivo das resoluções governamentais, porém sujeito ativo que influi positivamente no processo de tomada de decisões sobre a implementação do bem- estar numa sociedade civilizada e democrática”
Severino Coelho Viana foi aguerrido lutador nas batalhas estudantis chegando a conquistar a presidência do grêmio livre do Colégio Josué Bezerra, onde desempenhou o seu papel de líder com autenticidade.
Organizou com outros estudantes de seu tempo, O Jovem Club de Pombal, formado por uma ala dissidente de jovens, sócios do Pombal Ideal Clube, na busca de um espaço para eles que almejavam ter o seu próprio lugar com repertório musical de sua preferência, momento em que no Brasil surgia o movimento das chamadas discotecas.
Este é o nosso Severino Coelho Viana, pois a despeito de toda sua intelectualidade, nunca esqueceu o seu torrão natal e todas as vezes que lança seus livros, a nossa cidade é prioridade para exposição de suas obras literárias. È a terra que o viu nascer. É a terra que ele ama e jamais nega a quem quer que seja que é filho de Pombal.
Receba Dr. Severino Coelho Viana, esta simples homenagem deste seu amigo e conterrâneo com meus votos de parabéns pelo lançamento de mais um livro. Termino dizendo que Concordo plenamente com as palavras de seu colega Dr. Fred Coutinho promotor de Justiça: “Severino Coelho Viana representa a essência do sertanejo sonhador. Um humanista vocacionado na arte de escrever”.
*RADIALISTA
WEB. http://clemildo-brunet.blogspot.com/
SEVERINO COELHO VIANA: O ILUMINADO!
Reviewed by Unknown
on
8/06/2008 09:03:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Postar um comentário