banner

BIBIA E CESSA: 47 ANOS, "UM CASAMENTO QUE DEU CERTO"

Bibia e Cessa - Dia do Casamento (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” Gn.2:24. A união existente entre um homem e uma mulher depende muito do entendimento mútuo de ambos desde o início do relacionamento, começando pelo namoro com um tempo considerável para que se conheçam bem. Logo a seguir o noivado, onde requer uma maior aproximação dos dois, projeções para o futuro lar e a relação de apreço entre as famílias envolvidas, em seguida o enlace matrimonial. Mas, nem sempre isso acontece. É justamente na primeira fase do conhecimento onde se põe os alicerces da construção do amor que deve perdurar – Até que a morte os separe. O que não parece tão comum nos dias atuais.
Geralmente ouve-se falar muito em casais que se separam e pouco se dar importância ao casal que continua unido pela força do amor, talvez quem sabe, por ser uma raridade nos nossos dias. Nos parâmetros dessa raridade, quero lhes falar de um casal, cuja união teve o seu começo bem próximo ao altar da Igreja Matriz do Bom Sucesso, pois lá, houve à troca de olhares de duas criaturas bem jovens ainda, que se sentindo atraídos, viram-se despertados para o amor e hoje casados, cumprem o que diz Cantares de Salomão: “As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios afogá-lo” Livro do Cântico 8:7ª.
Minha homenagem hoje nesta coluna é para o casal amigo e ilustre, respeitado por toda sociedade pombalense, Francisco Fernandes da Silva (Bibia) e Mª do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes (Cessa), que está completando 47 anos de feliz união conjugal neste dia 28 de maio de 2009.
Uma história de amor que teve início aos doze anos de idade, Bibia nesse tempo auxiliava o ofício da missa como coroinha, tímido como ainda aparenta, Cessa o procurou e declarou que estava gostando muito dele. Começou o namoro, isso às escondidas, por causa da família dela que a achavam nova demais para namorar. O point de encontro dos dois era a Igreja. Saiam da missa e iam namorar na Praça, isso em meio à apreensão de que alguém os visse juntos e delatasse a família.
Certo dia os dois estavam na praça e de repente Bibia a surpreendeu com um beijo, no momento, Cessa disse que aquilo era pecado. Lembrei-me então, que quando Bibia foi o entrevistado do quadro a música Preferida do meu Programa – Saudade Não Tem Idade, ele escolheu a melodia Argumento com Nelson Gonçalves. Aí me veio à lembrança que na última estrofe da letra da canção diz assim: “Se impetuoso fui sem compaixão e em nome do amor suplico o teu perdão/perdoa meu amor este pecado/sublime impulso de ti haver beijado”.
Um amor que brota de maneira espontânea é diferente de um que é cortejado por outros. E quando no começo a família quer dar combate, sai de baixo. Jamais vai impedir. O sábio Salomão expressa bem esta verdade quando diz: “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte” Livro de Cântico 8:6ª.
Seu Cícero Gregório, pai de Cessa, viu-se incomodado com as circunstâncias de saber que sua filha estava namorando na praça e ao tomar conhecimento de que o rapaz era de boa índole e de família exemplar, permitiu que Bibia fosse namorar sua filha em casa. Todas as noites, Bibia vinha ao encontro da amada com uma lanterna na mão, pois naquele tempo a luz da cidade era de motor e logo cedo se apagava.
Dez anos entre namoro e noivado, chega a hora decisiva para se pedir à mão da moça, Bibia cria coragem e enfrenta seu Cícero Gregório pedindo Cessa em casamento, nesse instante, o pai da moça lhe indaga se ele tem meio de vida para se casar; o pretendente responde que sim. No dia 28 de maio de 1962, o casamento é celebrado na residência do pai da noiva sendo oficiante o Cônego Luiz Gualberto de Andrade. Um dia de muita festa, alegria e regozijo para os nubentes, as famílias de ambos e os amigos.
É bom lembrar que este era um tempo em que a telinha da TV não perturbava os recém-casados. Se por acaso alguém os quisesse incomodar, eles tinham todo direito de parafrasear o rei Salomão quando disse: “Prometam, mulheres de Jerusalém, (Pombal*), que vocês não vão perturbar o nosso amor” Livro de Cântico 8:4 – (tradução da Bíblia na linguagem de hoje). (*grifo nosso)
Nove meses de casados vem o primogênito e no decorrer dos anos quando se dá conta, o casal tem sido premiado por Deus com cinco filhos: Francisco Fernandes da Silva Júnior (Júnior), Francimar de Lacerda Fernandes (Cimar), Antonio Soares da Silva Neto (Tim), Rômulo de Lacerda Fernandes (Rominho) e Cândida Florência de Lacerda Fernandes (Candinha).
Cessa uma mulher guerreira que depois do quarto filho, com 37 anos de vida, através de muito esforço conquistou a sua projeção cultural, após vencer no vestibular ingressou na Universidade de Ciências e Letras de Patos, transferindo-se depois, para a Universidade de Filosofia e Letras de Cajazeiras, concluindo dessa forma em 1980, o curso de licenciatura plena em Letras.
Bibia cidadão honrado e querido por todos. Para ele o valor do casamento está em cumprir fielmente o juramento feito diante de Deus e dos homens por ocasião do enlace matrimonial. Antes de se tornar funcionário público o seu labor foi trabalhar no comércio, passando por diversas lojas. Era prestativo demais no desempenho de seu trabalho como comerciário. Acompanhava no domingo seu patrão nas feiras em cidades circunvizinhas.
Ensejando meus votos de parabéns a Bibia e Cessa por tão significativa data de 47 anos de casados; ofereço aos dois, um trecho do poema de Amado Batista da música – Casal de Namorados -
Eu conheço um casal de namorados, Os namorados são casados, há mais de trinta anos. Que coisa linda é ver a convivência dos dois nesta falência Do tal de casamento.
Esse casal já tem filhos já tem netos, daqui a pouco até bisnetos E o amor deles continua. É benzinho praqui e benzinho pra lá. É de dar inveja em qualquer pessoa...
*RADIALISTA.
BIBIA E CESSA: 47 ANOS, "UM CASAMENTO QUE DEU CERTO" BIBIA E CESSA: 47 ANOS, "UM CASAMENTO QUE DEU CERTO" Reviewed by Clemildo Brunet on 5/28/2009 08:39:00 AM Rating: 5

3 comentários

Anônimo disse...

Parabéns casal abençoado, BIBIA E D. CESSA LACERDA (MEUS PAIS), pela passagem de 47 anos de união conjugal. Uma vida de luta, de renuncias, mas sempre trilhado na moral, caratér e ensinamentos cristãos. Feliz somos todos nós (filhos), Jr, Cimar, Tim, Rôminho e Candinha, por termos tido a oportunidade de nascer neste lar tão abençoado e de ter como genitores este casal. Que deus continue abençoando suas vidas, e lhes proporcione muitos anos de vida para poderem exalar a vossa união e o amor que os unem.Amem.
Francisco Fernandes da Silva Jr.
(primogênito) PATOS PB, 28/05/09

Anônimo disse...

PARABÉNS, nobre amigo Clemildo, por ter relatado a história da qual faço parte, sou o primogênito deste casal, com muita propriedade e zelo você descreveu a trajetoria de vida deles e o amor que sentem um pelo outro, o respeito mutuo e a cumplicidade deles em tudo que fazem. Muito obrigado pela atenção dispensada aos meus pais. Que deus te dê muitas bençãos, saúde e paz em sua vida. Amem.
Francisco Fernandes da Silva Júnior
Patos PB, 28/05/09

Unknown disse...

Cessa sua história de vida é muito bonita, é difícil, hoje um casal ter uma hostória tão bonita.
Parabéns, e que vcs. continuem sempre assim.

Recent Posts

Fashion