banner

"E AS PEDRAS...CLAMARÃO"!

CLEMILDO BRUNET*
Os acontecimentos sucessivos de escândalos entre aqueles que lidam com o dinheiro público neste país, são suficientes para não se calar mais. Já é hora do nosso povo despertar do sono letárgico e meter a boca no trombone. Parafraseando o que Jesus disse para os fariseus na sua entrada triunfal em Jerusalém: “Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão”. Lc.19:40.
Pedra - matéria mineral dura e sólida, da natureza das rochas como diz (Aurélio); objeto inanimado - na ação silenciosa, as mutações que estão ocorrendo com os elementos da terra em face do que a espécie humana tem feito, com o desmatamento de nossas matas virgens destruindo a fauna e a flora; o descaso para com o meio ambiente e todo sinistro provocado pelo homem contra as coisas da natureza. São mudanças repentinas que a meteorologia não sabe explicar. Chuvas provocando enchentes em regiões do semi-árido e seca em lugares onde nunca as águas deixaram de transbordar. Não seria por acaso a hora de se perguntar: As pedras estão começando a clamar? Por mais que se queira justificar esses fenômenos, o ser humano no final de tudo tem notado que são enigmas indecifráveis.
São numerosos os problemas enfrentados por milhões de brasileiros que defendem o seu sustento com salários insignificantes e para os aposentados proventos irrisórios, dinheiro que, não dar sequer para compra medicamentos. Enquanto isso, os homens públicos desta nação que auto se intitulam como representantes do povo gastam o dinheiro do contribuinte a seu bel prazer com familiares e amigos seus, utilizando-se de passagens aéreas para o exterior, pagas pelo Congresso Nacional.
A imprensa brasileira está mais do que certa em denunciar os abusos cometidos por políticos que fazem malversação do dinheiro público, pago com os nossos impostos como cidadãos no cumprimento do nosso dever. O que também por obrigação e dever de nossas autoridades governamentais deveria ser revertido em forma de benefícios necessários a saúde, que está sucateada, melhora das condições de nossas estradas que estão péssimas para o tráfego, e em salários dignos para os que ralam trabalhando com honradez.
É com indignação que vamos reproduzir aqui as manchetes e resumo do episódio conhecido como farra das passagens que envolveram tanto deputados como senadores. No registro feito no dia 20 de abril de 2009 do site “Congresso em Foco” nos deparamos com as seguintes informações: “Dezenove parlamentares e familiares fizeram pelo menos 20 viagens pagas pela Câmara para destinos como Paris, Milão e Nova York. Dagoberto Nogueira saiu 40 vezes do Brasil”. Outra notícia do mesmo boletim: “Uma única viagem para Europa custou R$ 50 mil para Câmara. Terceiros secretários distribuem passagens para deputados e também usam cota para transportar parentes”. Notícia ainda da mesma página do Site Congresso em Foco: “Metade dos 23 lideres partidários usou cota em viagens internacionais. Nova York, Paris e Miami são destinos mais comuns entre as 82 viagens”.
No dia 29 de abril de 2009, o mesmo site publicou que “Senadores gastam mais de 2,2 milhões em três meses”. Eles usaram verba indenizatória para despesas com transportes, alimentação, consultoria, aluguéis e divulgação. No mesmo item da notícia diz que “parlamentares pressionam para incorporar benefício ao Salário”.
Por outro lado, uma frente parlamentar está pressionando o Presidente da Câmara, Michel Temer, no sentido de que se tire da gaveta uma Campanha institucional de conscientização dos brasileiros “A corrupção deixa marcas” que há dois anos está guardada. O objetivo deste grupo de parlamentares é votar propostas de moralização no uso do dinheiro público. Essa campanha a custo zero foi desenvolvida pela Secretaria de Comunicação da Câmara, para promover uma mobilização nacional contra a prática de corrupção e envolveria os órgãos de comunicação da casa (Agencia Câmara, Rádio Câmara, TV Câmara) TVs das assembléias estaduais, TV Justiça, TV Sesc, TV Sindilegs e Sistema Radiobrás. Outros objetivos da campanha seria criar mecanismos de fiscalização e denúncia contra a corrupção mostrando os efeitos prejudiciais dessa prática no cotidiano e combater a visão de quem muitas das vezes faz com que essas irregularidades, sejam encaradas com naturalidade no dia-a-dia.
O interessante é que há muito tempo isso vinha ocorrendo e nós cidadãos deste país não sabíamos de nada. A nossa população tem que dar um basta. Você pode me perguntar de que modo? Precisamos antes de tudo averiguar o procedimento de quem hoje milita na política. Não é somente votar simplesmente porque fulano é meu amigo, ou então porque certa vez me trouxe um benefício. Sabemos que o nosso povo é bondoso demais em retribuir essas ações. Acontece que já pagamos esses favores.
Alguém acha que não tem mais jeito para o que rola no Congresso Nacional, eu não concordo. Tem jeito sim. Quem escolhe os candidatos que vão prá lá? Nós. Sim, somos responsáveis e temos que começar de baixo. Das nossas bases eleitorais. Se errarmos nas nossas escolhas, precisamos refletir onde erramos e consertar o erro, do contrário, seremos coniventes com eles (políticos corruptos), não temos de que reclamar e aí então, as pedras... clamarão.
*RADIALISTA.
"E AS PEDRAS...CLAMARÃO"! "E AS PEDRAS...CLAMARÃO"! Reviewed by Clemildo Brunet on 5/21/2009 08:07:00 AM Rating: 5

Um comentário

socorro pombal. PB disse...

E AS PEDRAS CLAMARÃO.


BRAVO! BRAVO! BRAVO!
É UMA VERGONHA, MAS É VERDADE
NÃO TENHO PALAVRAS PRA ACRESCENTAR, POIS TUDO JÁ FOI EXPOSTO.
UM ABRAÇO, MEU AMIGO DO CORAÇÃO.
sUA CONTERRÂNEA, QUE MUITO SE ORGULHA DO HOMEM QUE VC É.. fALANDO A VERDADE, SEM MÊDO DE ERRAR

SOCORRO DIAS

Recent Posts

Fashion