banner

"LORD AMPLIFICADOR: O SOM DIRECIONAL DA COMUNICAÇÃO"!

Clemildo, época do Lord (Foto)

CLEMILDO BRUNET*

Este ano em sua décima nona versão a festa do Encontro dos Filhos de Pombal, por ocasião da tradicional festa do Rosário, vai homenagear o Serviço de Alto Falantes “LORD AMPLIFICADOR” meio de comunicação de massa que prestou relevantes serviços a nossa urbe, entre as décadas de 60 e 80 do século passado.

Resgatar a história do LORD é nada mais do que um momento ímpar. Ainda mais que nesse encontro, aqueles que fizeram parte dessa organização e que residem fora, como também os de nossa cidade, serão alvos de homenagens da Comissão Organizadora do Evento.

O Lord Amplificador iniciou suas atividades em fevereiro de 1968 em pleno Carnaval, sua sede inicial foi em um pequeno quarto a Rua João Capuxú, onde hoje se acha instalada as Lojas Martins. Pouco tempo depois passou a funcionar no Box 48 no lado sul do mercado público de Pombal, local que anteriormente havia funcionado “A Voz da Cidade” em 1966.

Depois da Voz da Cidade, foram travadas muitas lutas para se conquistar uma emissora de rádio para Pombal, porém, não logrando êxito em seu intento, após a desativação da Voz da Cidade, seu proprietário, sentiu que a cidade não podia deixar de ter um meio de comunicação, surgiu então o Serviço de Alto Falantes “LORD AMPLIFICADOR” o som direcional da comunicação. (LORD designação em sentido figurado de “elegante” ou do inglês “senhor”).

Em pontos estratégicos da cidade foram localizados os projetores de som no formato de cornetas de 20 polegadas com alcance sonoro que atingia outras artérias próximas, dando pra atender boa parte da cidade com sua programação eclética.

LORD AMPLIFICADOR, o sistema sonoro que teve maior tempo de atividade e se destacou pela sua performance. Uma verdadeira oficina de rádio que serviu de base para seus locutores e controlistas obterem conhecimentos não somente teóricos e superficiais em termos técnicos, mais também na prática diária de como fazer reportagens, dar noticias e outras informações de interesse da sociedade. Foi no Lord Amplificador que se começou a fazer as primeiras transmissões externas ao vivo, em coberturas de eventos sociais, políticos e religiosos.
J. Ribeiro, studio do Lord (Foto)

Vejamos em síntese, a história do Lord Amplificador contadas por pombalenses, testemunhas vivas que foram da época do funcionamento do “Som Direcional da Comunicação” entre as décadas de 60 e 80.

MASSILON GONZAGA: alô Clemildo, fiquei muito satisfeito em saber do seu blog. Uma excelente oportunidade pra gente relembrar bons tempos. Todas as atividades por mim exercidas hoje tiveram os primeiros passos no Lord Amplificador. Em breve mandarei alguns detalhes desta maravilhosa experiência na nossa querida Pombal. Por enquanto envio o meu atestado de Pombalense com muito orgulho! Massilon Gonzaga Jornalista, professor universitário, cantor e compositor. Campina Grande - Paraiba.

CARLOS MEDEIROS: Prezado conterrâneo Clemildo Brunet! Acompanho seu trabalho de perto e há muitos anos. Lembrar que o Lord Amplificador situava-se defronte a Casa Borborema, que era vizinha as lojas de João Martins e Antonio Felinto. Pois bem, eu ficava horas, corujando o entre e sai de seus pupilos: Zé Costa meu colega de classe no Ginásio Diocesano, Genival Severo e outros. Quando eu ia pra casa, ainda arriscava dar uma olhada de perto vocês e o microfone. Carlos Medeiros

JERDIVAN NÓBREGA DE ARAÚJO: Quando eu era criança, meus 11 ou 12 anos, entre as muitas coisas que eu gostava de fazer, além do banho no rio , jogar bola, assistir for west no cine Lux, era ir aos estúdios do LORD AMPLIFICADOR DE POMBAL ver os radialistas trabalharem. Sou do tempo dos irmãos Evilásio e Evandro Junqueira. Rosil Bezerra e Genival Severo, todos coordenados pelo Clemildo Brunet. Não sei nem se as musicas que ofereci as minhas "namoradas" foram ouvidas por elas. Que importa isto agora? O importante é que, de alguma forma, fiz parte da história do LORD, nem que seja como um curioso por trás de uma portiola de vidro esperando a luz vermelha apagar, para poder conversar com os amigos que ali trabalhavam, a respeito dos novos LPs que acabara de chegar ao mercado. Jerdivan

JOÃO COSTA: No Lord, fui de controlista a apresentador, mas o que me marcou mesmo foram às reportagens policiais feitas na Cadeia Pública. Nessas reportagens ouvia todos os lados, polícia, acusado e vítimas, geralmente quengas do rói couro, onde acabei me familiarizando com elas, as quengas... Quando olho para o passado, e recordo que aprendi a ler jornal no Lord Amplificador, que me envolvi na luta pela liberdade e contra a ditadura lendo O Pasquim no Lord, um jornalzinho que chegava a Pombal uma vez por mês, isso quando estudantes universitários levavam de João Pessoa para organizar movimento estudantil no grêmio do Colégio Diocesano, que não existe mais, que considero um crime inominável da Igreja Católica, especialmente da Diocese de Cajazeiras. Este e outros crimes contra Pombal ficam por conta de historiadores, o que interessa aqui, é que foi o Lord do Brak – nome do cachorro do Clemildo – que me deu régua e compasso para atuar onde hoje atuo. João Costa – Jornalista, Teatrólogo e Colunista Político

MACIEL GONZAGA: A “Difusora do Brack” (LORD AMPLIFICADOR) de propriedade do intrépido Clemildo Brunet de Sá transmitia todo o evento. Em recente conversa com o meu irmão Massilon Gonzaga, chegamos à conclusão que Clemildo Brunet foi, talvez, o pioneiro no Nordeste em transmissão de vaquejadas. Maciel Gonzaga – Jornalista e Advogado

TARCÍSIO PEREIRA: A concepção de herói, para uma criança, geralmente está associada a um sonho. Por exemplo: Por algum tempo, na minha infância, o meu sonho era ser locutor do LORD AMPLIFICADOR. Eu gostava do LORD como simples ouvinte, escutando as difusoras na rua, mas o LORD se tornou um lugar mágico a partir do instante em que comecei a ter acesso ao seu Studio... Minha maior emoção foi no dia em que Evilásio ou Evandro não me lembra ao certo, permitiu que eu colocasse a agulha na faixa de um disco. Meu dedo tremia, enquanto arrastava o braço do pick-up. Era um disco de Roberto Carlos. Quando a música começou a tocar, me arrepiei com um sentimento de enorme poder. Que momento mágico: Porque eu sabia que, naquele instante, Pombal escutava uma música que eu tinha colocado! Tarcísio Pereira – Escritor e Teatrólogo

No próximo artigo sobre o Lord Amplificador, chamarei à baila, mais testemunhos dessas histórias do LORD, que conservo em meus arquivos.

Aproveito o ensejo para agradecer desde já a deferência da Comissão Organizadora da Festa do Encontro dos Filhos de Pombal, em ter escolhido este ano, o “LORD AMPLIFICADOR” e seus ex integrantes para tão honrosas homenagens. É fato notável que a Festa do Encontro dos Filhos de Pombal, vem contribuindo em muito, para o engrandecimento da tradicional Festa do Rosário de nossa cidade, ponto alto de confraternização entre pessoas amigas e conterrâneas, que amam este torrão de velhos costumes e tradições históricas; dentre elas: As reminiscências daquele que foi o mais perfeito Serviço de Alto Falantes de então, “LORD AMPLIFICADOR – O SOM DIRECIONAL DA COMUNICAÇÃO”!

Projetor de som do LORD  na Praça do Centenário (Foto)
Pombal, 10 de setembro de 2010

*RADIALISTA

Contato brunetco@hotmail.com

Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
"LORD AMPLIFICADOR: O SOM DIRECIONAL DA COMUNICAÇÃO"! "LORD AMPLIFICADOR: O SOM DIRECIONAL DA COMUNICAÇÃO"! Reviewed by Clemildo Brunet on 9/10/2010 05:11:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion