banner

"LORD AMPLIFICADOR: O SOM DIRECIONAL DA COMUNICAÇÂO"! PARTE II


Clemildo Brunet (época do Lord)
CLEMILDO BRUNET*

Como sucedâneo da “Voz da Cidade”, o Serviço de Alto Falantes “LORD AMPLIFICADOR” veio a ser também uma escola ou oficina de rádio agregando a rapaziada do meu tempo, envolvendo-os nesse processo de caráter indireto e imediato de comunicação, através de um sistema sonoro que era ouvido a certa distância, transmitida por cornetas (projetores de áudio), espalhada em pontos estratégicos da cidade.

Muito novo ainda, eu não sabia que estava sendo feito um aprendizado, pois no momento considerava tudo aquilo, como se fosse simplesmente um entretenimento; contudo, a vontade de fazer locução era mais forte, pois já havia exercido tal atividade nas difusoras de Raimundo Sacristão e das Lojas Paulista. Pouco a pouco, os voluntários da época, curiosos, adentravam o Studio do LORD AMPLIFICADOR e em pouco tempo, estavam, ou exercendo a função de sonoplasta ou de locutor.

Foi num tempo em que a cidade de Pombal havia se acostumada ao silêncio das antigas difusoras e quando surgiu o LORD, fomos vítimas da incompreensão de alguns que incomodados com o som direcional da comunicação, solicitaram da empresa fornecedora de energia Elétrica (SAELPA), a retirada das cornetas dos postes da cidade. A pressão foi tão grande que a Saelpa nos encaminhou um ofício, determinando que retirássemos nossos projetores de áudio.

Eu e os meus companheiros ficamos desolados, a cidade indiferente ao que se passava e as cornetas emborcadas dentro do Studio. Todos os dias questionávamos como encontrar uma solução para o problema. De repente, vem a minha procura o Dr. Francisco Nelson da Nóbrega (saudosa memória) Promotor de Justiça aposentado e Presidente do Rotary Clube de Pombal, solicitando a divulgação de uma nota daquele clube de serviço. Então, lhe dei ciência do que estava acontecendo.

Pombal tem muito a agradecer ao Dr. Francisco Nelson da Nóbrega, pois, diga-se de passagem, foi um lutador pelo desenvolvimento de nossa terra. Pois bem: Pegando-me pelo braço, Dr. Nelson levou-me a Prefeitura, para solicitar do Prefeito de então, Dr. Atencio Bezerra Wanderley, a imediata instalação das cornetas de som nos prédios públicos pertencentes ao município. Dessa forma, por determinação do executivo municipal, o LORD AMPLIFICADOR voltou a funcionar normalmente.

LORD AMPLIFICADOR - um marco na história da nossa radiofonia, merecendo destaque pelas seguintes razões: 01) Cobria os eventos da cidade com imparcialidade. 02) Foi o único Serviço de Alto Falante que transmitiu via rádio, a Copa do Mundo de 1970 no México. 03) As cinco da tarde, era lido para conhecimento da população as ocorrências policiais, boletim fornecido pela Delegacia de Policia de Pombal. 04) Informava diariamente os filmes que eram e que estavam para ser exibidos no Cine Lux. 05) A população tomava conhecimento da chegada dos pombalenses que residiam fora que vinham visitar seus familiares. 06) O serviço de som volante do LORD AMPLIFICADOR foi pioneiro na região a divulgar convites de missa e enterro pelas ruas da cidade. 07) De sua oficina de rádio muitos profissionais se viram aptos, para o exercício de seu labor diário. 08) Sua programação eclética tocava todos os gêneros musicais, pois tinha uma discoteca atualizada. 09} Rigoroso teste era feito acompanhado por uma comissão julgadora, para o ingresso de locutores em seus quadros. 10) Quando as reportagens externas eram impossibilitadas de serem feitas ao vivo, por não dispormos de dispositivos para isso, a cobertura era realizada com gravador e logo em seguida levada ao “AR”.

DESCRIÇÃO DE CONTEMPORÂNEOS DO LORD AMPLIFICADOR:

JOSÉ ROMERO CARDOSO: Em um passado recente, a velha e tradicional cidade de Pombal, localizado no sertão central do estado da Paraíba, contou com inesquecível experiência radiofônica personificada no saudoso Lord Amplificador, cujas difusoras, estrategicamente localizadas no centro da cidade, irradiavam à população resultados concretos da fluente inteligência de pioneiros das atuais ondas dos rádios existentes na cidade, concretizadas através das importantes emissoras que engrandecem e enriquecem a cultura e o patrimônio da velha terra de Maringá. Impossível esquecer o carinho e a devoção do grande radialista Clemildo Brunet quando da efetivação dos inúmeros programas transmitidos pelo Lord Amplificador, o qual se constituiu indubitavelmente em verdadeira escola para muitos profissionais que atuaram e ainda atuam no exercício digno de uma profissão merecedora de respeito e louvor...

Uma das escolas radiofônicas na qual militou o grande expoente da radiofonia pombalense, foi justamente o Lord Amplificador, inegavelmente um dos pontos de referência quando se trata da história do radialismo no sertão paraibano. Torna-se impossível esquecer o papel desempenhado pelo velho e saudoso Lord Amplificador quando das festas pombalenses, intercalando-se com as festividades em razão do uso profuso por parte da população incluindo concretizar informações, lazer e cultura em uma época em que a tecnologia ainda não tinha sido efetivada de forma proeminente na cidade de Pombal. Quando das festas do Rosário, boa parte da programação do Lord Amplificador estava articulada e direcionada aos encaminhamentos do evento religioso dos pombalenses.

MARIA DE LOURDES PEREIRA DE ARAÚJO:

Em mil novecentos e setenta,
Quando a Pombal retornei,
Vi que algo havia mudado E logo observei.
Um Lord Amplificador,

Na cidade eu encontrei
Um homem conceituado,
Atendendo todas as demandas,
Com uma simples difusora,
Fazia as propagandas Do comercio de Pombal,
Com capacidade tamanha!

Era você Clemildo Brunet.
Que eu ainda nem conhecia,
Mas sabia admirar,
Tudo que você fazia.

Com sua simplicidade
Conquistou a radiofonia.
E por ser um grande mestre,
Rico de experiência,
A outros radialistas,
Fez provar a eficiência.

Nos trabalhos realizados,
Com maior número de audiência.
Tendo Genival Severo, Dorival e Orácio Bandeira,
Naquele Lord Amplificador

GENIVAL TORRES DANTAS: Numa noite o próprio Massilon Gonzaga faltou e sem alternativa peguei o microfone e comecei a ler os textos, normalmente elaborados pelo Clemildo, que atento ao som do Lord Amplificador, veio ao estúdio saber o que estava acontecendo, ele conhecia bem a voz dos seus locutores, eu simplesmente era um intruso naquele instante. Mas o Clemildo não reclamou muito, apenas ficou atento por alguns minutos e foi embora, eu continuei na minha tarefa. No dia seguinte ele, o Clemildo, me procurou para conversar e me efetivou como locutor por um período mínimo e era reserva na ausência dos titulares. Assim comecei minha história na radiofonia pombalence, na seqüência tanto eu quanto o Massilon Gonzaga fazíamos as seleções musicais após o encerramento das transmissões.

ONALDO QUEIROGA: Por volta das quinze horas, instante do tradicional lanche da tarde, o Lord Amplificador reiniciava sua programação. O menino, agora, ouvia o forró pé-de-serra comandado pelo velho “Beim”, que contagiava o entardecer sertanejo, pois a mistura do som das sanfonas e crepúsculo bulia intensamente com o âmago de todos. Foram as difusoras do Lord Amplificador que apresentaram ao menino, a voz, a sanfona e a obra de Luiz Gonzaga.

SEVERINO COELHO VIANA: O Lord Amplificador foi o passo inicial, como você se expressou no artigo de sua autoria “No ano seguinte em 1968 instalamos o Serviço de Alto Falantes LORD AMPLIFICADOR, que teve o seu funcionamento até o ano de 1985, sendo desativado com ascensão das emissoras de rádios que chegaram a Pombal”.

PROF° FRANCISCO VIEIRA: Reconhecidamente, tudo começou com você - O PRECURSOR. Do Lord Amplificador até o portal, foi uma longa história na qual você está inserido como personagem principal. Honestamente, sem você, a história estaria incompleta; a radiofonia pombalense não seria mais que um sonho não concretizado.

JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO – CARLÃO: No meu caso minhas visitas eram sempre ao Lord Amplificador, o legítimo e autêntico meio de comunicação na época. Admirado com a destreza dos comunicadores Evilásio Junqueira, Evandro Junqueira, e o Saudoso Ernesto Junqueira todos esses irmãos e dotados com o dom da comunicação juntados a eles faziam parte do quadro de locutores Rosil Bezerra e Genival Severo o ultimo, comandando um forró no final das tardes. O diretor, ou seja, o dono daquela mine rádio podemos dizer assim, porque sonorizava todo o centro da cidade, era o professor e o capitão-mor da comunicação, Clemildo Brunet.

Finalmente, no Sábado da Festa do Rosário, por ocasião do Encontro dos Filhos de Pombal, o LORD AMPLIFICADOR, receberá suas homenagens. Uma difusora do século passado que fez história e continua na lembrança de todos. Por esta razão somos gratos pelo reconhecimento.

Corneta de Som
Pombal 23/09/10
*RADIALISTA


Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
"LORD AMPLIFICADOR: O SOM DIRECIONAL DA COMUNICAÇÂO"! PARTE II "LORD AMPLIFICADOR: O SOM DIRECIONAL DA COMUNICAÇÂO"! PARTE II Reviewed by Clemildo Brunet on 9/23/2010 10:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion