A BÍBLIA NA FAMÍLIA
“No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos” Pv. 14:26
O tema acima foi sugerido pela Sociedade Bíblica do Brasil e aceito pelas diversas denominações evangélicas do nosso país, para celebrar de modo festivo o Dia da Bíblia no segundo domingo do mês de dezembro. Por sinal, muito bem colocado este tema, haja visto que a família tem sofrido desgastes variado em todos os aspectos das relações humanas e perante a sociedade. Filhos contra pais, pais contra filhos, filhas contra mães, mães contra filhas, irmãos contra irmãos, sogra contra noras e vice versa e por vai...
Acontece que na luta do bem contra o mal há ocasiões em que o mal parece vencedor, só que essa vitória, não levará muito tempo. Um dia o bem sobrepujará o mal. Para isso, a família e a sociedade como um todo, devem compreender e atentar sobre o sentido da vida nos ensinamentos da palavra de Deus.
Nós somos culpados deste mundo em desacerto, há uma ganância na espécie humana que, quem tem menos quer ter mais e quem tem mais quer muito mais ainda! Jesus foi, é, e tem sido referencial de discussões, no entanto poucos dão ouvidos aos seus ensinamentos. O Natal está chegando e muitos sequer lembram a que Ele veio e qual foi sua missão neste mundo. ELE disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”... ”Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. Mt. 22:29 e Jo.5:39.
Segundo o dicionário da Bíblia de John D. Davis: Bíblia (em grego – Bíblia livros, no latim eclesiástico – Bíblia). Crê-se que a palavra grega bíblia, foi aplicada a princípio aos livros sagrados, por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla, entre 398 e 404 A. D. Etimologicamente considerada, a palavra Bíblia quer dizer “os livros”, e quando não for precedida por adjetivo, quer dizer que esses livros são tidos como um conjunto de escritos superiores a todos os outros produtos literários – são os livros por excelência. A mesma idéia se compreende na palavra Escritura e Escrituras.
A Bíblia – o livro mais lido, traduzido e distribuído do mundo – desde as suas origens, foi considerada sagrada e de grande importância. E, como tal, deveria ser conhecida e compreendida por toda a humanidade. A necessidade de difundir seus ensinamentos, através dos tempos e entre os mais variados povos, resultou em inúmeras traduções para os mais variados idiomas. Hoje é possível encontrar a Bíblia, completa ou em porções, em mais de 2.400 línguas diferentes.
Ainda hoje em muitos lares cristãos se pratica o culto doméstico é um momento no lar em que se reúne a família logo após o café, para meditar em textos da bíblia, cantar louvores a Deus e fazer oração. Por esta razão devemos lembrar aqui o cuidado que Paulo tinha com os efésios no exercício da palavra, orientando sempre sobre o comportamento cristão em relação aos casados, aos filhos, aos empregados, patrões e ao próximo.
O Dia da Bíblia teve sua origem na Grã-Bretanha em 1549, pelo Bispo Cranmer, incluindo a data no livro de orações do Rei Eduardo VI, com a finalidade de interceder em favor da leitura da Bíblia. Aqui no Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando da chegada dos primeiros missionários evangélicos da Europa e dos EUA. O segundo domingo de dezembro, Dia da Bíblia, passou a integrar o calendário oficial de nosso país, pela Lei Federal 10.335, de 19 de dezembro de 2001, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo território nacional.
A incentivadora para as comemorações do dia do livro sagrado em nossa nação tem sido a Sociedade Bíblica do Brasil, fundada em 10 de junho de 1948, no Rio de Janeiro, a partir daí, assumiu atividades tais como: Tradução, produção e distribuição da Bíblia em todo território brasileiro. SBB esta é sua sigla é uma entidade filantrópica, social e cultural amplamente reconhecida pelos órgãos oficiais brasileiros com os seguintes títulos e certificados:
1965 - Título de Utilidade Pública Federal
1966 - Título de Utilidade Pública do Estado do Rio de Janeiro
1967 - Registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)
1967 - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social
1998 - Título de Entidade de Utilidade Pública do Município de Barueri (SP)
1999 - Certificado de inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri (SP)
1999 - Título de Entidade de Utilidade Pública do Estado do Pará
2001 - Título de Utilidade Pública do Município de Belém (PA)
2001 - Certificado de inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de Recife (PE)
2002 - Ordem do Mérito Cultural
Além do trabalho na área de tradução e publicações de Bíblias, a SBB se destaca por sua atuação no campo da ação social. Desde 1962, quando inaugurou o barco Luz na Amazônia para prestar assistência espiritual e social aos ribeirinhos, a SBB tem desenvolvido inúmeros programas sociais que atendem a diferentes segmentos da população como estudantes, índios, presidiários, enfermos e deficientes visuais. http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=3
Durante muito tempo na história dos homens, os contrários a sã doutrina usaram e abusaram de todos os meios para impedir que a palavra de Deus chegasse ao conhecimento dos povos, mas o cumprimento do que nela está escrito, jamais a deixaria falhar. “Assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” Is. 55:11... “Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor” Am 8:11.
Salve o segundo domingo de dezembro: DIA DA BÍBLIA!
Pombal, 09/12/2010
Contato: brunetco@hotmail.com
A BÍBLIA NA FAMÍLIA
Reviewed by Clemildo Brunet
on
12/10/2010 07:15:00 AM
Rating:
Nenhum comentário
Postar um comentário