banner

ENVELHECIMENTO: NINGUÉM QUER, MAS ACEITA!



CLEMILDO BRUNET*

Ninguém envelhece porque quer e nem tão pouco pede para envelhecer. O envelhecimento é um processo natural que acontece na vida das pessoas. Uns envelhecem mais cedo, outros, porém tardam um pouco o envelhecimento, enquanto que alguns chegam ao envelhecimento sem dar a aparência de que são tão velhos assim. Na verdade ninguém deseja e quer envelhecer, porque isso implica em uma série de complicações na estrutura física e mental de quem pela lei natural do que se sucede, passa por mudanças, que embora pareça lenta e demorada logo deverá ser sentida ao compasso dos anos.

Hoje há uma preocupação quase que generalizada entre homens e mulheres à procura de um elixir da vida que possa pelo menos superficialmente evitar o envelhecimento e que outros não venham a notar em suas fisionomias que estão ficando velhos. Aliás, ninguém tolera ser chamado de velho, pois quando essa palavra é pronunciada, só vem no modo pejorativo, com desdém ou ironia.

Já deveríamos ir nos acostumando a ideia do envelhecimento. Diz o ditado popular “quem de moço não morre, de velho não escapa”! As estatísticas têm mostrado que os moços estão desaparecendo mais depressa dessa terra do que os velhos. Os velhos estão tendo o privilégio longevo, apesar dos problemas de saúde que enfrentam, vivem preservando a vontade de viver, buscando qualidade de vida em seus tratamentos clínicos e terapêuticos, sempre obedecendo à regra do jogo de como ter uma velhice saudável.

Lembre-se de que nossa composição molecular é feita de células que vão se deteriorando com o passar do tempo sem que seja recomposta ou substituída por outra. O cumprimento da sentença divina por causa do pecado veio sobre o homem, que paulatinamente sofre o desgaste físico e mental no labutar do seu dia a dia. Ninguém por mais que se esforce se livrará dessa contingência de vida. “... Maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida... No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”.Gn 3:17b e 19.

É fato, é real, se chegarmos lá temos de encarar a velhice como uma bênção e não como uma maldição. As Escrituras Sagradas registram como se deu a morte de alguns homens em plena velhice. Cito apenas dois exemplos para clarear a nossa mente: “Foram os dias da vida de Abraão cento e setenta e cinco anos. Expirou Abraão, morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo”. Gn.25:7 e 8. Já Isaque filho de Abraão tem o registro de sua morte da seguinte maneira: “Foram os dias de Isaque cento e oitenta anos. Velho e farto de dias, expirou Isaque e morreu, sendo recolhido ao seu povo; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram”. Gn.35:28,29.
Assim como em outras áreas, recentemente li uma reportagem em um site da internet com a seguinte manchete: “Cientista prevê a ‘cura’ do envelhecimento”. Os detalhes da notícia revela as declarações bombásticas de Aubrey de grey, biomédico gerontologista e cientista, chefe de uma fundação dedicada a pesquisas da longevidade, que os médicos poderão ter as mãos todas as ferramentas necessárias para “curar” o envelhecimento – extirpando as doenças decorrentes da idade e prolongando a vida indefinidamente.

"Eu diria que temos uma chance de 50 por cento de colocar o envelhecimento sob aquilo que eu chamaria de nível decisivo de controle médico dentro de mais ou menos 25 anos", disse De Grey numa entrevista antes de proferir uma palestra no Britain's Royal Institution, uma academia britânica de ciências.

Ele antevê uma época em que as pessoas deverão ir ao médico para uma manutenção regular e que seriam incluídas no tratamento terapias genéticas, terapias com células-tronco, estimulações imunológicas e várias outras técnicas avançadas. A descrição feita por Grey sobre o envelhecimento é que isso acontece devido o acúmulo de vários danos moleculares e celulares no organismo.

"A ideia é adotar o que se poderia chamar de geriatria preventiva, em que você vai regularmente reparar o danos molecular e celular antes que ele chegue ao nível de abundância que é patogênico", explicou o cientista, cofundador da Fundação Sens (sigla de "Estratégias para a Senilitude Programada Desprezível"), com sede na Califórnia.

Diante do exposto já é hora de despertarmos para a realidade do que estamos vivendo e o que ainda podemos alcançar em vida. Segundo o levantamento de indicadores sociodemográficos prospectivos para o Brasil 1991-2030, do IBGE em parceria com o Fundo de população das Nações Unidas (Pnud), em 1991 começou a transformação do padrão demográfico brasileiro. A tendência é de envelhecimento da população, com a combinação da queda de fecundidade e o aumento da longevidade, o Brasil haverá de se tornar um país de idosos nas próximas décadas.

O Brasil já foi considerado um país de jovens. Hoje a população brasileira está ficando cada vez mais velha. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025 será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas.
Nosso país está mudando em seus parâmetros tradicionais e se caracterizando como nação não mais subdesenvolvida nesse aspecto. Estamos nos igualando aos países de primeiro mundo com uma população mais idosa. O Governo precisa desenvolver uma política pública que venha atender a demanda, com vista a um novo planejamento de desenvolvimento e aperfeiçoamento fiscal, a fim de evitar uma catástrofe, sobretudo previdenciárias, no futuro.

Envelhecimento: Ninguém quer, mas aceita!

Pombal, 07/07/2011.

*RADIALISTA

Contato brunetco@hotmail.com    
ENVELHECIMENTO: NINGUÉM QUER, MAS ACEITA! ENVELHECIMENTO: NINGUÉM QUER, MAS ACEITA! Reviewed by Clemildo Brunet on 7/07/2011 05:52:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion