banner

NILTON CESAR E A VIGÉSIMA TERCEIRA VERSÃO DE A "REJEITADA"

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

A cada ano a Rejeitada - festa brega romântica, realizada quase sempre no último sábado do mês de setembro no Pombal Ideal Club, vem aumentando sua popularidade e soma pontos como um dos atrativos que dar incentivo ao público em geral, nos festejos da tradicional Festa do Rosário de Pombal.

Parece incrível que a Rejeitada há alguns anos atrás, tenha tido seu começo pelo ideal de quatro rapazes: Nestor Nunes, Pedro França, Paulo Sérgio e Galdino Mouta, que deram por falta do Serviço de alto Falantes do Parque Maia, aquele, que em tempos passados através de seu Serviço de Alto Falantes, alimentava as emoções de seus ouvintes com a música estilo brega românticas, canções essas que deixavam ultrapassar de forma transparente todo sentimento do âmago da alma humana.

Pois bem: Esses rapazes queriam tão somente em meio a festa do Rosário no centro da cidade, encontrar um lugar onde pudessem ouvir as músicas do seu gosto predileto, mas, foram repelidos e rejeitados peremptoriamente pela maioria das barracas instaladas na festa. Finalmente, para ouvirem a fita cassete, os rapazes encontraram guarida na barraca de Mariquinha de Jaca (saudosa memória), bem em frente ao Banco do Brasil, local distante do evento. Daí nasceu a REJEITADA!

Essa história despertou o interesse de muita gente pra saber que estilo musical era esse?

Era o estilo musical brega romântico que nasce com profundidade da nostalgia e tem suas raízes no coração de alguém onde muitas das vezes, não sabe compreender o que se passa consigo. Talvez, a falta de um companheiro ou companheira, de dar amor e não ser correspondido ou estando à procura incessante de um alguém para compartilhar sua vida e sua dor, envolvimento místico da canção melódica que encanta e embriaga.

A Rejeitada como Festa Brega teve o seu início na Festa do Rosário de 1988 e por alguns anos era realizada ao ar livre no largo da antiga Sorveteria Chick, passando depois a ter lugar no Pombal Ideal Club. Na galeria dos cantores do estilo romântico brega que já passaram por ela registre-se entre tantos outros, Ivan Peter, Roberto Muller, José Ribeiro, Carlos André, Natan Rossi, Bartô Galeno, Carlos Alexandre Júnior, Genival Santos e Lindomar Castilho.

Agora em sua Vigésima Terceira versão traz a nossa cidade pela primeira vez o Cantor Nilton Cesar.

NILTON CESAR – CANTOR E COMPOSITOR:

Seu nome de batismo é Nilton Guimarães adotou o nome artístico de “Nilton Cesar” para não confundir com o nome de Renato Guimarães cantor da época. Começou sua carreira nos anos 60 como calouro na Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Tendo apenas conseguido um segundo lugar no Programa de Airton Perlingero e sem muitas chances permaneceu ainda no Rio por um ano e meio onde fora estudar e dividir sua vida com o ideal de ser cantor.
Com Zeilto Trajano em Cajazeiras - Foto arquivo
“Professor Apaixonado”, música que levou o artista a se apresentar em todo o território nacional. "Professor Apaixonado" consta dentre as músicas mais tocadas do ano de 1965 e durante muito tempo, o cantor ficou conhecido como o "Professor Apaixonado".

Nilton César nasceu na cidade de Ituiutaba, em Minas Gerais, em 1940. Filho de fazendeiros e, como tal, se empenhou nos estudos para ser contador e assim administrar os negócios da família. Mas, ao fixar residência para estudar no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, mudou de ideia.

Transcorria o ano de 1960, quando Nilton César estava dando seus primeiros passos como calouro, apresentando-se em programas da TV-Rio, imitando o astro Orlando Dias. O desempenho do calouro despertou interesse dos telespectadores e dos produtores da tevê que lhe premiavam constantemente com abajur, canetas, ferro elétrico, torradeira etc.. Foram tantos os prêmios que Nilton César ganhou que precisou alugar carros por diversas vezes para transportá-los até sua casa, no Rio de Janeiro.

Atendendo convite de amigos resolveu ir pra São Paulo onde ingressaria no meio artístico por intermédio de um amigo, o acordeonista Carlinhos Mafazolli que o encaminhou com uma carta de apresentação ao maestro Pôtcho(Rubens Perez) um dos diretores da gravadora RGE.

A RGE estava precisando de um cantor para concorrer no mercado musical com Anísio Silva grande sucesso de vendagem na época e contratou Nilton Cesar. Gravou Seu Primeiro Disco 78 RPM pela RGE, com duas músicas: uma das quais se intitulava: "Amor da Minha Vida" (Murilo Caldas) irmão do Silvio Caldas

O Segundo 78 RPM com a música "Eu nasci para te amar” (Fernando Dias).Indo para Continental onde gravou seu 1º Compacto simples em 33 RPM, uma das músicas era a Guarânia "Eu choro por gostar de alguem"(Nilton Cesar-Fernando Dias),onde abriu as portas para o meio músical. Seu primeiro trabalho pela gravadora RGE abriu caminho para que o Cantor passasse por outras gravadoras tais como: Continental, RCA, Copacabana, Canadá e Atração.

Em 1969, começou uma nova etapa na carreira do cantor. As rádios tocavam incessantemente a canção “Férias na Índia”. A música foi sucesso total, vendeu mais de 500 mil cópias, e deu a Nilton César discos de ouro e outros prêmios, projetando o cantor, de vez, como intérprete romântico.
Era comum para Nilton César fazer aparições semanais na tevê, cantando suas músicas ou participando como celebridade. A boa imagem de galã arrebatava os corações das fãs. No ápice de sua carreira foi um dos poucos artistas da época que fizeram sucesso sem está ligado diretamente a Jovem Guarda e a vendagem de seus discos eram impressionantes, a ponto de ganhar quatro Troféus Chico Viola que até 1970 correspondiam a Discos de Ouro.

O cantor consagrado pelo sucesso da música "Férias na Índia", passou pela década de 70 desfilando com músicas que o Brasil cantava. Em 1973, a música “Amor... Amor... Amor...”, do LP (RCA) com o mesmo nome, fez muitos casais de namorados se casarem, para juntinhos ouvirem o LP do cantor com as músicas "Felicidade", "Topo Tudo", "Te Quero Neste Entardecer", "Esta É Primeira Vez", "Quem Ama Sabe", "Hoje Mais Que Ontem", "Muito Eu Chorei", dentre outras músicas.

Nilton Cesar gravou 32 Lps, sendo 6 deles em Espanhol, e até o ano de 2006 gravou mais 10 Cd´s, totalizando em sua carreira 12 discos de Ouro. Tem como destaque canções como: Professor Apaixonado, Casa Vazia, São tantas Coisas, Férias na Índia, Espere um pouco, Amor... Amor... Amor..., Felicidade, A namorada que Sonhei, entre outras. Seu sucesso ultrapassou as fronteiras do Brasil e chegou a países como Canadá, EUA, Portugal, África do Sul, Argentina, Colômbia.

Quando a poeira da fama abaixou, Nilton construiu sua família e montou um negócio. Nilton César é bem sucedido como empresário e mesmo viajando muito, divide com os dois filhos, a administração dos negócios.

Atualmente, Nilton César faz muitos shows no Brasil e exterior, apresentando-se para brasileiros que moram em outros países. E neste sábado dia 24 de setembro de 2011, estará na tradicional Festa Brega Romântica de Pombal a “REJEITADA”, marcando presença com seus sucessos no palco do Pombal Ideal Club, dividindo a noite de seu show com Domilson e Banda e Esquema Quatro.

Nilton César, um mineiro que nos anos 70/80 parecia estar em vários lugares ao mesmo tempo por conta de várias músicas que tomaram vez nas paradas de sucesso, entre elas

“A Namorada Que Sonhei”, “ Férias na Índia”, “ Amor..Amor..Amor “, entre outros.... Foram mais de 500 mil cópias vendidas, inúmeros discos de ouro e presença constante nos programas famosos de TV da época, e em todas as cidades brasileiras.

Hoje, após todo este sucesso, Nilton César é um empresário muito empreendedor, mas além de seus novos trabalhos, nunca, deixou de fazer shows, e mais adiante, ainda é muito solicitado até em paises como Portugal, e Angola.

E para mostrar esta vitalidade, disposição e muita tranquilidade, o cantor acabou de tirar do forno um “CD” com 13 faixas intitulado “Ontem e Hoje” com destaques para as Músicas “ Aposentado de Bem Com á Vida” ( Uma canção que irá elevar ainda mais a alto estima do público aposentado, e “Como Foi Bom Eu Sair De Casa”
Então para quem achava que Nilton César estava sumido, ai está o próprio e de “Bem Com a Vida”
Ass. Imprensa
Bolsa de Shows
(11) 7897 7146 - 93*13565 - 9742 4271 - 4518 124

LETRA DA MÚSICA - APOSENTADO DE BEM COM A VIDA
(Nilton César / Cleyton / Wilson Cordeiro )

DEPOIS DE TRABALHAR POR TANTOS ANOS
TRACEI OS MEUS PLANOS, HOJE ESTOU FOLGADO
PAGUEI AS CONTRIBUIÇÕES EM DIA
COM ALEGRIA ESTOU APOSENTADO.

ACORDO, MAS LEVANTO QUANDO EU QUERO
PRA TOMAR O MEU CAFÉ BRASILEIRO
E LEIO O MEU JORNAL, NOTÍCIAS DO BRASIL INTEIRO
E DEPOIS NÃO FAÇO MAIS NADA

DE BEM A VIDA, DANDO RISADA
EU LEVO VIDA IGUAL PEIXE, NADA!
DE BEM A VIDA, DANDO RISADA                           (REFRÃO)
EU LEVO VIDA IGUAL PEIXE, NADA!

AO MEIO DIA É HORA DE ALMOÇAR
VOU PREPARAR AS FRUTAS E LEGUMES
JÁ É DO MEU COSTUME ESSA ATITUDE
PARA NÃO ENGORDAR E TER SAÚDE

DEPOIS DO ALMOÇO PRA FAZER JUSTIÇA
VOU PRO SOFÁ, E ME ESTICO NA PREGUIÇA
LEVANTO E ÇALÇO O TENIS PRA FAZER A CAMINHADA
E DEPOIS NÃO FAÇO MAIS NADA

E NO FIM DE SEMANA QUE BELEZA
NA MESA UM JANTAR A LUZ DE VELAS
PARA ELA MINHA ETERNA NAMORADA
PRA SEMPRE SER A MINHA AMANTE AMADA

NÓS VAMOS AO TEATRO E AO CINEMA
NÃO TEM PROBLEMA DO GEITO QUE FOR
VOLTAMOS PARA CASA JÁ É TARDE, EU TO QUE TÔ
DEPOIS DO AMOR NÃO, FAÇO MAIS NADA

Fontes: Site Oficial Nilton César, Orbita Starmedia, Música Popular do Brasil.

Pombal, 22/09/2011
*RADIALISTA, BLOGUEIRO E COLUNISTA
NILTON CESAR E A VIGÉSIMA TERCEIRA VERSÃO DE A "REJEITADA" NILTON CESAR E A VIGÉSIMA TERCEIRA VERSÃO DE A "REJEITADA" Reviewed by Clemildo Brunet on 9/22/2011 06:06:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion