banner

AOS 85 ANOS, JOSÉ ARRUDA DOS SANTOS: "UM SÁBIO AMIGO"

Clemildo Brunet
Amigo do homenageado e amigo próximo de seu filho “Danilo Arruda” colocamos nossa coluna hoje 19 de junho de 2013, à disposição da família do cidadão JOSÉ ARRUDA DOS SANTOS, para as homenagens justas e merecidas pela passagem de seus bem vividos 85 anos. Ninguém melhor para descrever com tanta propriedade e precisão sobre o homenageado do que aqueles que convivem com o mesmo por tantos anos.


ME ASSOCIO AOS FAMILIARES E AMIGOS DE "Zé Arruda"

Um sábio amigo:



José Arruda dos Santos
“Ensina-nos a contar nossos dias de forma que alcanceis um coração sábio” Salmo - capítulo 90, versículo 3. Conforme o princípio bíblico, a sabedoria humana não reside tão somente nos conhecimentos intelectuais obtidos, mas na experiência vivida, de modo que essa experiência possa ser adquirida sob a direção de Deus, confirmando o que está escrito no livro de Provérbios capítulo 1, versículo 7 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Logo, compreende-se que de nada adianta tanto conhecimento senão formos tementes a Deus, a quem pertence o ouro e a prata, o dono de toda a verdadeira sabedoria.

É conhecendo e buscando a Deus que o homem consegue ser feliz ao passo de se tornar detentor de uma sabedoria. Pois o homem sábio é capaz de amar e também perdoar. No contexto familiar, sentimo-nos privilegiados porque ainda está conosco com 85 anos de idade, o sábio José Arruda dos Santos (Zé Arruda), o qual através de sua experiência revela a capacidade de alguém que sabe administrar um lar e instruir seus filhos com o discernimento daquilo que convém e daquilo que não convém para a formação da personalidade.


É para nós, filhos, familiares e amigos de Zé Arruda, motivo de gratidão a Deus porque permite-nos através da presença dele, um aprendizado construtivo no sentido de entendermos que a vida para ser bem vivida não 'depende de conquistas materiais e sim de espirituais. É dessa maneira que vimos o seu comportamento: rico em espírito, zelando pelos princípios religiosos, familiares, sabendo preservar as amizades, não deixando que as coisas pequenas venham destruí-las. Aos 19 de junho, corria o ano de 1928, num lugarejo denominado “São Joaquim”, município de Pombal: naquele momento, exaltava-se uma hilaridade no lar do Sr. Manoel Ferreira dos Santos (Manoel Cota) e da Sra. Severina Arruda Ferreira (Iaiá), nascia o nosso respeitável e amado José Arruda. Poucos anos depois, nascem as irmãs: Maria do Bom Sucesso, “Cecinha” e Maria Auxiliadora, “Mirinha”. Com o pensamento pueril, Zé Arruda percorria nos passos das descobertas, fazendo da imaginação uma ponte de realidade. Emergia naquele ser um sonho, transformando-o passivamente num adolescente apaixonado pela liberdade.

Em 1940, juntamente com Cecinha, Zé Arruda aprende as primeiras letras, com a mestra Lourdes Nóbrega. Quatro anos mais tarde, já desloca-se até a cidade de Patos para aperfeiçoar os estudos no Colégio Diocesano: Monsenhor Vieira, vindo a concluir o ginásio em 1948, na turma do jovem Wilson Leite Braga, que décadas depois se tomaria Governador da Paraíba. Em meados do ano de 1954, o jovem José Arruda, instalava em Pombal a farmácia “Drogaria Arruda”, que duraria cerca de três anos. Em 1958, passaria a dirigir um barracão, comercializando e vendendo produtos de gêneros alimentícios. Dois anos depois, começara a trabalhar na Agência da Receita Federal, por indicação do seu amigo, Deputado Janduhy Carneiro. Nesse mesmo ano, contraia núpcias pela primeira vez, com Elisabete Torres Morais, sua esposa e companheira por quase 25 anos.

Em 1961, nascia sua primeira filha, a meiga “Inalda Sheillah”. Um ano depois, seu 'segundo filho, José Arruda Filho “O Dudé”, e em 1967, nascera o seu terceiro filho, o caçula “Danilo”.

O nosso homenageado tem do seu lado até hoje, duas queridas irmãs: Cecinha Arruda, que teve inúmeros pretendentes e até pedidos de casamento e não se casou e Mirinha Arruda, a caçula, que descobriu o amor ao lado do jovem José Arruda Dantas “Zequinha”, tendo do seu enlace matrimonial quatro filhas: Heliandra, Alecsandra, Rissandra e Jussandra e 07 netos.

Em 1969, para não ser transferido de sua cidade natal, motivo que o distanciava de seus familiares e amigos de boêmia, aceitara ser candidato a Vereador, sendo eleito e participando ativamente de importantes Comissões na Câmara Municipal de Pombal, ajudando a base de sustentação política do seu amigo e então prefeito, Atêncio Bezerra Wanderley “In memorian”, terminando seu mandato em 1973.

Em 1980, casava sua filha lnalda com o jovem Abel Vieira, que lhes concedeu a primeira neta, “Yokoama Waleska”, consequentemente, ”Yanajara Wanessa” e “Álisson Wemer”.

Em 1983, chegara a vez da união conjugal de seu filho José Arruda Filho com Teresa Emília, nascendo mais quatro netos: “Hugo José”, “Hudson Igor”, “Hans Andersen” e “Hérika Andreza”, estes últimos, gêmeos.

Nesse mesmo ano, com o fechamento da Agência local da Receita Federal, José Arruda passaria sete anos morando e trabalhando na cidade de Patos, entretanto, não esquecia da terra de Maringá, retomando a Pombal nos finais de semana, onde sempre se reunia com familiares e amigos, como Reginaldo, Dr. Nicácio, (de saudosa memória) e Chagas Clemente, na sorveteria de Galdino Mouta ou no BNB Clube.

Em 1985, falecera a sua primeira companheira, Dona Betinha, como era carinhosamente conhecida e admirada por seus dotes artísticos. Anos mais tarde, conhecia e desposara “Maria do Céu Targino Arruda”, sua companheira e amiga de todas as horas, extremamente dedicada ao lar, ao bem estar e saúde do seu esposo e preocupada com os estudos dos netos e bisnetos de Zé Arruda e de seus sobrinhos. O casal completou no último dia 28 de maio 25 anos de união conjugal.

Foi graças ao empenho e dedicação ao trabalho, que José Arruda adquiriu ascensão de cargos, chegando ao ápice de sua carreira como servidor público federal: a Chefia da Receita Federal na cidade de Patos.

Em 1989, era a vez de seu filho Danilo, contrair núpcias com Maria José, nascendo dessa união, mais duas netas: “Maria Elisabete” e “Daniela Évilla”, sua neta mais nova.

Em 1990, aposentava-se deixando a lembrança da convivência com o amigo Geraldo Arnaud de Assis, “Corró”, que durava mais de vinte anos de lealdade e companheirismo. Da sua juventude e maturidade, guardamos muitas alegrias e recordações, de suas amizades, certamente os amigos não o esqueceram: Chietão, que reside em João Pessoa, Dr. Saraiva, Maurício Bandeira e Dr. Dário, in memorian, que juntos formavam a turma do caga-fogo, ou seja, do "Dominó" do Bar Centenário de Bernardo e Zé Gago, de saudosa memória; de Rapaizinho, Hildinho, Agamedes, Domingão, Tenente Raposo, Dr. Nicácio e Seu Bandeira (in memorian), Mauricinho, Zequinha Arruda, Dr. Carrinho e tantos outros que em meio a euforia e felicidade souberam conquistar a admiração do nosso herói.

Passou também por momentos difíceis, com a perda dos seus pais: Dona Iaiá (1966), e Seu Manoel Cota (1975), de sua primeira esposa “Betinha”, dos seus amigos: Totô Olímpio, Nicácio Coutinho e Arruda, dos seus tios: Eliseo, Ozias, Mirô, Juca, Montinha e Coronel Arruda (ex-prefeito e Deputado Estadual), dos compadres: Hamlet, Pedão, Epitácio Queiroga, Heron e Raminho Bezerra,e recentemente Dr. Saraiva, Marcilio Ugulino e Geraldo Arnaud, e entre outros tantos amigos e familiares que nos fogem à memória.

Em 2001, nascia a sua primeira bisneta “Sarah Elizabeth”, anos mais tarde, ”Maria Clara” e em seguida, a fofa “Tarsylla”. Em 2008, nascera o quarto bisneto de Zé Arruda, com o nome "Murilo".

Nos dias atuais, sempre de bom humor, explana um largo sorriso que denota otimismo. Seu hobby predileto continua sendo: ouvir as músicas de Nelson Gonçalves, Jogar biriba e pif-paf, animadamente com os amigos: Jaílson Assis “Meiota”, Salomão, Zito, Dr. André, Fan Arruda, Júnior, Ernane, Davi, Ronaldo, Roberto e Marcilio Ugulino (falecido precocemente no mês passado), seu cunhado Zequinha, seu genro Aberl, e com os filhos Dudé e  Danilo, na casa de sua irmã Cecinha, comendo aquele tira gosto, tomando umas caninhas de preferência matuta e algumas doses de whisky ou vinho nos finais de semana.

Ir à Fazenda São Joaquim, pelo menos uma vez por semana, com seu amigo Francisco Adelino “Xixi”, habitualmente, desde que seu pai falecera, cuidar do gado, de caprinos e dos serviços necessários ao bom andamento daquele lugar.

Zé Arruda costuma também, sempre que possível, ir a Granja Arruda, de sua propriedade, sonho antigo, concretizado a algum tempo, de ter pelo menos um pedaço de terra perto do Rio Piancó, com muitos cajueiros, mangueiras e coqueiros, e outras plantas. Um ambiente agradável e saudável para descansar, brincar e se divertir, como no período do carnaval, Semana Santa, São João e Natal, ao lado de sua esposa “Céu”, dos seus filhos, dos familiares, e dos amigos: Zequinha, Davi, Nicassinho, Zeca, Roberto, Jailson, Salomão, Dr. André, Tarcinho, Zito, Flávio, Aléssio, Luiz, Junior de Zé William, João (o caseiro) e etre outros.

Parabéns, que possamos render-lhe homenagens além dos 85 anos, mais outras décadas com muita saúde e disposição, muitas felicidades neste dia todo especial que dedicamos a você, como prova de nosso amor carinho por tudo que fez e faz por nossa família.

José Arruda dos Santos, um exemplo de pai, esposo, avô, bisavô e amigo, é sem duvida para todos nós uma lição de vida.

Dos seus filhos, esposa; genro, noras, irmãs, netos, bisnetos, sobrinhos e demais familiares, que Deus esteja sempre iluminando o seu caminho.

Parabéns!

Pombal, 19 de junho de 2013

*Radialista, blogueiro, Colunista
brunetco@hotmail.com 
Twiters @clemildobrunet e @brunetcomunica
AOS 85 ANOS, JOSÉ ARRUDA DOS SANTOS: "UM SÁBIO AMIGO" AOS 85 ANOS, JOSÉ ARRUDA DOS SANTOS: "UM SÁBIO AMIGO" Reviewed by Clemildo Brunet on 6/18/2013 08:25:00 PM Rating: 5

Um comentário

Clemildo Brunet disse...

José Arruda dos Santos faleceu na manhã do dia 19/03/2019 em sua rersidência no Bairro Santa Roza em Pombal. Seu sepultamento ocorreu na manhã da quarta feira 20/03/2019 no Cemitério São Francisco desta cidade.

Recent Posts

Fashion