banner

Desejo para o próximo ano

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

Sentimentos atávicos sejam bem vindos nesse momento de superação e estreitamento nas relações humanas, quando as etnias, preconceitos raciais, classes sociais e religiosas, buscam superar atitudes mesquinhas que o tempo trouxe até nossas gerações e que o próprio tempo e a sabedoria do ser humano se encarregarão de dar uma solução pacífica onde ainda existam diferenças a serem resolvidas, que tenhamos a capacidade de anteciparmos soluções por mais complexas que pareçam.

A sordidez da nossa destemperança vem de longa data, idade do princípio da luz e
da pedra lascada, sempre fomos movidos pela busca da superação do próximo, mesmo que ele não seja ou esteja tão próximo assim. O importante, para muitos, é se sentir superior, qualquer que seja seu plano ou objetivo. A igualdade e a similaridade parece ser algo pejorativo ou desconfortante para as pessoas que tendem a se sentirem superiores as demais, e que buscam um patamar mais alto mesmo que elas sejam absolutamente inferiores espiritualmente, o que mais importa no ser.

Dentro das colocações acima expostas e procurando esquecer e absorver até as falhas que todos nós temos, nesse momento de reflexões, procuro desejar o que é de mais importante para que sigamos na busca de uma vida mais equilibrada e consensual.

E assim sendo, desejo que no próximo ano cumpramos as metas pré-estabelecidas em nossas vidas, a começar pelo nosso comportamento como irmãos e parceiros na sobrevivência sobre a terra, no respeito à manutenção das suas riquezas naturais, no equilíbrio e sustentabilidade. Que as nossas palavras sejam cumpridas e merecidas de respeito sem a necessidade de documentos comprobatórios, a afiança-las junto à opinião pública, sem os quais não tem nenhum valor legal.

Desejo que nossas escolas voltem a ser ambiente de ensino, voltadas aos jovens sedentos de saber, nunca local de badernas e descumprimentos de normas e procedimentos, onde impera a desarmonia, a violência e a falta de respeito para com os mestres merecedores dos nossos carinhos pela atividade tão digna que exercem na nossa sociedade. Que as escolas sejam igualitárias, não descriminando o preto e o branco, o pobre e o rico, a mesma qualidade de ensino seja distribuída entre todas as classes, com a mesma possibilidade de crescimento, que o ensino seja federalizado, de forma que todos, professores e alunos, possam participar do mesmo ambiente, com a mesma chance de desenvolvimento para o futuro.

Contrapondo o tratamento dado à juventude, na outra ponta, que o fator previdenciário seja definitivamente excluído da vida dos aposentados, um mal colocado na vida deles pelo simples fato de terem contribuído a vida inteira para um órgão administrado com incompetência, e para não falir tiveram que sacar das suas aposentadorias um percentual que representa muitas vezes parte da alimentação para a sobrevivência dos que nada fizeram para serem sangrados pelo próprio Estado, aquele que devia ampará-los na sua velhice.

Desejo que os hospitais voltem a ser locais onde os doentes sejam efetivamente tratados das suas enfermidades com humanidade, dado a eles o respeito devido, não lhes faltando com a dignidade que todo ser humano merece, principalmente aos mais carentes de recursos que hoje são tratados como animais, atirados nos corredores onde ficam a mendigar o tratamento negado e que lhes são de direito.

Que as grandes cidades sejam supridas de uma mobilidade urbana de qualidade e eficiência, ajudando na locomoção dos trabalhadores urbanos e estudantes, nas suas idas e vindas em suas atividades diárias, com o conforto e rapidez que o transporte exige.

Desejo que a malha viária seja reposta e ampliada de tal forma que a nossa produção seja escoada sem prejuízo, ajudando na produção das nossas commodities e industrial, minimizando custeios, tornando o custo Brasil mais competitivo e viável, no atendimento ao mercado internacional e acessível aos nossos padrões internos, beneficiando a todos que dela se servem.

Que os cidadãos andem nas suas cidades sem o medo de uma bala perdida, sem o receio da agressão dos bandidos que perambulam pelas ruas a busca de uma presa fácil para assaltar e fazer frente aos custos das drogas das quais, na grande maioria, são viciados, e por elas praticam qualquer crime. Que esses elementos sejam convencidos a se tratarem em clínicas específicas e sejam reintegrados a sociedade.

Desejo que os brasileiros tenham uma visão mais ampla do futuro, não pensem apenas na copa do mundo de futebol, no próximo ano, reflita mais sobre o ano que também terá eleições em nosso país, momento em que o Brasil terá oportunidade de mudanças radicais se quisermos e assim fizermos, votando naqueles que possam trabalhar com seriedade e dignidade para o nosso país.

Que os políticos eleitos apresentem um projeto eficiente e eficaz, não fiquem apenas com paliativos, sem planos e sem direção efetiva, levando o país conforme o momento exija, apenas para agradar as vozes vindas das ruas, de forma absolutamente eleitoreira e demagógica.

Assim tenhamos um feliz 2014, pelo menos com possibilidades para 2015.
*Escritor e Poeta

Desejo para o próximo ano Desejo para o próximo ano Reviewed by Clemildo Brunet on 12/28/2013 06:22:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion